Menu
Brasília

Temperaturas do DF chegam à 35,9ºC e o final de semana promete continuar quente 

A umidade chegou a ficar nos 10% em determinadas regiões

Redação Jornal de Brasília

20/09/2019 16h39

Foto: Vitor Mendonça

Paula Beatriz
[email protected]

Nesta sexta-feira (20) as temperaturas do DF chegaram à 35,9ºC, batendo um novo recorde em 2019. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros registraram, por volta das 15h, 35,9ºC no Gama. A umidade relativa do ar ficou em 10% na mesma região. Ainda segundo o Instituto o grau de severidade da umidade é grave e exige cuidados maiores. 

Os percentuais significam a manutenção do estado de emergência decretado pela Defesa Civil. Já são 109 dias sem chuva e o DF está coberto por névoa seca.

As previsões são de que o calor e a seca se mantenham pelo menos até a quarta-feira (25). Nesta data, segundo o Inmet, devem ocorrer as primeiras chuvas pós-estiagem.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil havia suspendido o estado de emergência na segunda-feira (16), após dois dias com umidade relativa do ar acima de 12%. Mas, após o índice baixar para 10% por 48 horas seguidas, o órgão retomou o alerta vermelho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é acima dos 60%. Segundo o Inmet os brasilienses devem tomar os seguintes cuidados:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).

Dê uma olhada nas orientações da Defesa Civil:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado