Menu
Brasília

Suspeito de matar adolescente no Céu Azul tem 14 anos

Colaborador JBr

23/08/2016 18h04

Divulgação/PCGO

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

Menos de 24 horas após o crime que tirou a vida de Nathan Damasceno Gonçalves, de 17 anos, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) localizou o suspeito de cometer a barbárie.

Na manha desta terça-feira (23), o Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) apreendeu H.R.D., de 14 anos. O adolescente foi encontrado por volta das 10 horas da manhã, na casa do avô, no condomínio Porto Rico, em Santa Maria/DF.

Segundo o delegado-chefe, Rafael Abrão, em conversa informal o menor confessou o crime e contou em detalhes como tudo ocorreu: “Ele disse que tinha a intenção de roubar a bicicleta mas, por conta da reação da vítima, que se negou a entregar o pertence, acabou se assuntando e atirou”.

Crime

De acordo com as investigações da polícia, Nathan estava na companhia de um amigo na hora do crime. Eles foram liberados mais cedo da escola e retornavam para casa. “Eles caminhavam pela rua, empurrando a bicicleta quando foram abordados”, informou Rafael.

Após cometer o crime, o menor fugiu de ônibus para a casa do parente. Ali, ele trocou a roupa que utilizava no momento – uma blusa cinza e uma bermuda estampada em vermelho – e permaneceu até ser localizado hoje pela manhã. A policia afirmou que o relato de uma testemunha chave foi crucial para chegar até o menor. “Com os depoimentos colhidos, tínhamos um indício de quem poderia ter sido, então fizemos a apreensão e a testemunha fez o reconhecimento”, ressaltou o delegado.

Miguel Angelo

Miguel Angelo

A arma e as roupas utilizadas no crime também foram localizadas. É um revolver antigo, calibre 22. De acordo com Rafael Abrão, o menor tentou esconder os objetos com a ajuda de terceiros. “Inicialmente, ele disse que tinha descartado a arma próximo a um matagal onde ocorreu o crime. Como não localizamos, ele indicou onde estavam as vestes e confessou que, assim que chegou em Santa Maria, repassou essa arma para um primo, também menor de idade, que entregou o objeto para uma terceira pessoa”, disse. Esse ultimo é Dair Alves da Rocha Júnior, de 20 anos. Ele é morador de Santa Maria e vai responder por posse ilegal de arma de fogo, com pena de 2 a 4 anos de prisão.

O adolescente tem passagem registrada no DF pelo ato análogo ao crime de roubo. Ele agora reponderá por ato análogo ao crime de latrocínio e será apresentado ao Ministério Público.

Com o depoimento do jovem, a polícia confirma o latrocínio – roubo seguido de morte. Por conta de não ter sido levado nenhum bem da vítima, a corporação cogitou se tratar de homicídio, mas a hipótese foi descartada. “As investigações continuam para apontar se existiu participação de outra pessoa, porém, com as informações obtidas e apreensão e prisão realizadas, consideramos o caso parcialmente elucidado”, completou Rafael Abrão.

Relembre o caso

Nathan foi assassinado com um tiro no peito por volta do meio dia dessa segunda-feira (22), no módulo 5, do Residencial Santa Maria, localizado no Céu Azul, bairro do Novo Gama, Região Metropolitana do Distrito Federal. O menino retornava da escola e perdeu a vida após se recusar a entregar a bicicleta ao criminoso.

O adolescente era considerado um menino tímido, caseiro e tranquilo. Para a mãe, o filho era motivo de orgulho. “Ele era um menino que toda mãe gostaria de ter. Sempre zeloso e cuidadoso dentro de casa, ia na igreja e não tinha muitas amizades. Nem sei como vou tocar minha vida sem meu menino”, disse emocionada à equipe do JBr.

Saiba Mais

De acordo com o delegado Rafael Abrão, após ser apresentado ao Ministério Público, o adolescente suspeito de cometer o crime poderá ficar recluso no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), pelo prazo máximo de cinco dias enquanto aguarda por uma vaga nas unidades de internação de Goiânia ou Formosa (GO). Caso não seja disponibilizada a vaga, o menor será liberado.

O enterro de Nathan Damasceno Gonçalves ocorreu na tarde desta terça-feira (23), no cemitério Campo da Esperança do Gama/DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado