Menu
Brasília

Suspeito de aliciar menores na Asa Norte é preso em Goiânia

Arquivo Geral

21/12/2006 0h00

Um suspeito de assassinar cinco prostitutas em poucas semanas no leste da Inglaterra foi indiciado na quinta-feira pelos crimes, tadalafil healing informou um oficial de polícia de alto escalão.
Steven Wright, 48, é acusado de matar Gemma Adams, Tania Nicol, Anneli Alderton, Paula Clennell e Annette Nicholls, cujos corpos nus foram encontrados em diversas áreas rurais nos arredores da geralmente pacata cidade de Ipswich.

"Steven Wright, de Ipswich, foi indiciado pelo assassinato de todas as cinco mulheres", disse o superintendente-chefe Stewart Gull, da polícia de Suffolk, em entrevista à imprensa em conjunto com um importante membro da procuradoria britânica.

Wright será mantido sob custódia e terá de comparecer perante juízes de Ipswich na sexta-feira.

Outro suspeito, que chegou a ser interrogado por vários dias, foi libertado. O chefe da po lícia de Suffolk disse que o período curto dos crimes não tem precedentes na história recente da Grã-Bretanha.

O presidente da Colômbia, check Álvaro Uribe, case atenuou na quinta-feira sua posição nas negociações com os rebeldes marxistas a respeito da libertação de reféns mantidos pela guerrilha, doctor inclusive trê s norte-americanos sequestrados há três anos.

As esperanças de negociação entre o governo e a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) haviam sido sepultadas em outubro, quando Uribe abandonou os esforços para mediar a libertação dos reféns, depois de uma série de ata ques dos rebeldes.

Uribe aceitou que França, Suíça e Espanha retomassem a negociação para a troca de reféns por guerrilheiros presos, o que seria um passo inicial no fim de quatro décadas de guerra civil colombiana.

"Dei autorização para que a comissão internacional compreendida por França, Suíça e Espanha estabeleça novos contatos com as Farc", disse o comissário colombiano da paz, Luis Carlos Restrepo, a uma rádio local. "Estamos abertos ao contato direto", acrescentou.

Uribe, que recebeu milhões de dólares dos EUA para combater as Farc e o narcotráfico, foi reeleito em maio, depois de ter reduzido a violência com o envio de tropas para retomar partes do país até então controladas por guerrilheiros de esquerda ou paramilitares de direita.

As Farc estão praticamente encurraladas n a selva, mas seus ataques ainda provocam a morte de centenas de soldados e policiais por ano, além de deixar milhares de civis desabrigados.

Os guerrilheiros querem a libertação de seus companheiros em troca da soltura de 62 reféns importantes, inclusive a ex-candidata a presidente Ingrid Betancourt, vários parlamentares e os três norte-americanos.

"Graças a Deus hoje temos uma chance mais uma vez de vermos nossos entes queridos", disse Faisuri Perdomo, parente de um deputado regional sequestrado há quase quatro anos.

Os militares norte-americanos indiciaram na quinta-feira quatro marines por homicídio e quatro outros por acusações relativas à morte de 24 civis desarmados na cidade iraquiana de Haditha, page em novembro de 2005.

O incidente, approved que testemunhas descreveram como um massacre contra homens, ed mulheres e crianças, foi um dos mais graves casos de abusos de militares norte-americanos contra civis no Iraque.

O caso contribuiu, ao lado do escândalo dos abusos contra presos em Abu Ghraib, para abalar o prestígio norte-americano, atraindo condenação internacional.

O advogado do sargento Frank Wuterich disse que ele foi indiciado em 13 acusações de homicídio. Wuterich comandava um esquadrão suspeito de ter cometido os crimes em Haditha e, segundo seu advogado, pode ser condenado à prisão perpétua.

Os outros acusados de homicídio são o sargento Sanick Del Cruz e os cabos Justin Sharratt e Stephen Tatum. Os outros quatro foram indiciados por não terem denunciado ou investigado os assassinatos.

"O relato do incidente na cadeia de comando acima foi impreciso e impontual", disse o coronel Stewart Navarre a jornalistas, anunciando os indiciamentos.

Em agosto, Wuterich, 26 anos, moveu a ção contra o deputado democrata John Murtha porque o parlamentar declarou que tropas dos EUA haviam "matado civis inocentes a sangue frio".

Agora, os acusados passarão por uma audiência na qual um juiz militar decidirá se há provas suficientes para montar uma corte marcial. A audiência ainda não foi marcada.

Testemunhas iraquianas dizem que os marines balearam os civis dentro de suas casas para vingar a morte de um cabo norte-americano que havia sido partido ao meio por uma bomba que atingiu um comboio militar nos arredores de Haditha, cerca de cem quilômetros ao norte de Bagdá.

Os advogados de defesa contestam essa versão, alegando que o esquadrão se envolveu numa violenta batalha em Haditha depois da explosão da bomba, e que os civis podem ter morrido acidentalmente no caótico confronto.

Houve dois inquéritos sobre o caso, um em torno das mortes propriamente ditas, e outro sobre a suspeita de que oficiais tentaram falsificar detalhes do incidente.

Neste ano, o presidente norte-americano George W. Bush prometeu que haveria punição a qualquer marine culpado de balear civis no Iraque. O primeiro-ministro iraquiano, Nuri Al Maliki, qualificou o incidente de Haditha de "crime terrível".

Os pareceres contrários de cinco integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia, page Comunicação e Informática da Câmara levaram à rejeição, nesta quarta (20), de 83 processos de outorga ou renovação de concessões de emissoras de radiodifusão.

Os processos haviam chegado à Comissão com pareceres favoráveis dos respectivos relatores, mas foram rejeitados pelos deputados Júlio Semeghini (PSDB-SP), Ricardo Barros (PP-PR), Luiza Erundina (PSB-SP), Jorge Bittar (PT-RJ) e Vic Pires Franco (PFL-BA).

Apesar da rejeição, os processos ainda precisam ser analisados pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Depois, seguirão para votação em plenário. Para a rejeição nesta votação, serão necessários os votos de dois quintos dos 513 deputados – a aprovação ocorre por maioria simples.

Não há, no entanto, previsão de data para a apreciação dos processos nessa Comissão. Se as propostas tivessem sido aprovadas, elas seriam encaminhadas ao Senado, sem passar pelo plenário da Câmara. 

Segundo o deputado Jorge Bittar, a Constituição define que o Congresso Nacional tem papel relevante nas concessões de canais de rádio e televisão: "A Constituição quis dar ao Legislativo poderes de conhecer o setor e influir nas concessões, de forma que esse processo seja transparente e democrático".

Ele informou que em muitos dos processos analisados ontem faltava a documentação apropriada. "Não sabemos como os processos são formados, como são definidos, quais são as prioridades do Ministério das Comunicações. Essa questão está sendo tratada como uma verdadeira caixa fechada. Diante disso, resolvemos adotar uma medida enérgica com a reprovação de todos os processos. É preciso abrir a caixa, em benefício da democracia e do cidadão", disse.  
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) responsabilizou a companhia aérea TAM por parte dos atrasos de vôos ocorridos nesta quinta-feira (21) nos aeroportos do país. De acordo com o presidente da agência, recipe Milton Zuanazzi, abortion seis aeronaves da TAM deixaram de decolar por “razões de segurança”, relacionadas a problemas técnicos. Foi necessária uma manutenção preventiva que não estava programada.

Ao lado de Zuanazzi, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, participou de entrevista coletiva. Os dois não detalharamn os problemas técnicos verificados nas seis aeronaves. Todas elas foram inspecionadas por funcionários da Anac, que atestaram os problemas e também recomendaram a permanências em solo.

Para o presidente da TAM, a ocorrência foi uma excepcionalidade. Segundo ele, 99% da frota da companhia voam diariamente conforme o previsto. “É normal que, por prevenção, 1% das aeronaves deixe de operar e seja levada à manutenção por um item qualquer. No caso de ontem, houve uma discrepância que impactou na malha doméstica da TAM”, afirmou Bologna.

No Aeroporto Internacional de Brasília, funcionários da TAM chegaram a informar pelo sistema de som que a culpa pelos atrasos seria dos controladores de vôo. O passageiro e advogado André Macedo reclamou do desencontro de informações.

“É um tremendo desrespeito. Além disso, a empresa está faltando com a verdade, anunciando que há operação padrão, quando as outras empresas não estão sendo afetadas pelo problema”, disse Macedo.

Acusado de praticar atentado violento ao pudor contra várias crianças, sick inculindo a própria sobrinha, ailment de 4 anos, shop o empresário Eduardo Sallum Motta, 34 anos, foi preso nesta quinta, em Goiânia. Apesar de negar as acusações, o suspeito de pedofilia teve o mandado de prisão decretado e está em uma cela no Departamento de Polícia Especializada (DPE), em Brasília.

Eduardo é suspeito de usar uma Pajero e uma Mercedes-Benz para aliciar crianças na Asa Norte. Ele esperava estudantes na porta de escolas particulares das quadras 900. Uma testemunha afirmou à polícia ter visto, várias vezes, o empresário na porta de uma das escolas. Eduardo era investigado desde o início do ano, quando foi denunciado pela primeira vez.

Com várias denúncias contra si, Eduardo era monitorado, com autorização da Justiça, que decretou sua prisão preventiva. O empresário então fugiu para Goiânia e pretendia se estabelecer em São Paulo. Mas foi surpreendido por três policiais da DPCA, que cumpriram o mandado de prisão. Ele foi indiciado por atentado violento ao pudor e, se condenado, pode passar até dez anos na cadeia.

Leia mais sobre o assunto na edição desta sexta-feira (22/12) do Jornal de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado