Menu
Brasília

Sua vida tem valor!

Organizações brasileiras se reúnem durante o Setembro Amarelo para lutar pela vida

Redação Jornal de Brasília

03/09/2019 18h35

Foto: Ueslei Novaes

Foto: Ueslei Novaes

Paula Beatriz
[email protected]

Todos os anos, no dia 10 de setembro acontece a ação do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.  A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como co-patrocinadora. O objetivo da ação é conscientizar as pessoas ao redor do mundo de que o suicídio pode ser evitado.

Em virtude dessa data, desde 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram o Setembro Amarelo. Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

Eventos 

Para contribuir com a causa, brasileiros se reúnem com diversas ações e projetos para lutar pela vida. Em Brasília, no dia 10 de setembro os brasilienses plantarão mudas de árvores no Parque da Cidade em homenagem às vítimas de suicídio.

No dia 15 de setembro vai acontecer o Pedal pela Vida onde ciclistas se reunirão no Eixo Monumental e ao final do evento 920 balões serão soltos. O número representa a quantidade de vidas que se perdem mensalmente. 

A VIII Jornada de Prevenção ao Suicídio no DF acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório do BSGI Associação Brasil, no Setor de Grandes Áreas Sul 608, das 8h às 18h. 

Nas redes sociais 

Empresário Michael Anselmo – Foto: Arquivo Pessoal

Outro grupo apoiador da causa se destacou nas redes sociais, o perfil do Instagram @cristãoscriativos, é administrado pelo empresário Michael de Sousa Anselmo Ferreira de 27 anos. O perfil surgiu com a ideia de integrar jovens de todo mundo através da criatividade e semelhanças de crenças e conta com grupos no aplicativo de mensagens Whatsapp também. 

Toda semana o grupo conta com desafios que estimulem a criatividade e os seguidores que participarem do desafio devem postar os produtos com as hashtags #CristaosCriativos e #DesafioCristaosCriativos.

https://www.instagram.com/p/B17LPoxHvAI/?utm_source=ig_web_copy_link

O desafio da primeira semana de setembro tem o tema: Setembro Amarelo. Michael Anselmo conta que o objetivo do desafio dessa semana é combater o suicídio de uma forma diferente.

“O objetivo é combater o suicídio através da arte, levar esperança e vida para outras pessoas que estão precisando, exercer a nossa criatividade de maneira prática e influenciar outros criativos para a causa”, explicou. 

Até a hora da publicação desta reportagem, aproximadamente 9 mil usuários únicos do Instagram já tinham sido alcançados pelo desafio Setembro Amarelo e 18 já tinham postado os resultados em menos de 24h.  

Veja o depoimento de uma das participantes:

https://www.instagram.com/p/B17x47inOmU/?utm_source=ig_web_copy_link

GDF

O Governo do Distrito Federal não ficou de fora, a campanha “Setembro Amarelo – Vamos dar as Mãos?” foi lançada nesta terça-feira e contará com várias atividades durante todo o mês. Serão realizadas ações em escolas públicas e particulares, abrigos, unidades de internação socioeducativas e em espaços públicos.

Dados 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 32 pessoas se matam por dia. 

De janeiro até 1º de agosto a Secretaria de Saúde registrou 78 mortes por suicídio no DF, sendo 57 homens e 21 mulheres. Em 2018 ocorreram 183 suicídios. 

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e voluntária. Os atendimentos podem ser feitos por telefone ou pela internet, 24 horas por dia.

  • Telefone 188
  • Site do CVV via chat

O CVV explica que todas as ligações ou conversas por chat são sigilosas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado