Menu
Brasília

Somente no fim de semana, 10 armas de fogo são apreendidas no DF

Arquivo Geral

14/01/2019 20h05

Atualizada 15/01/2019 11h34

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasilia

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

Em quatro dias, dez armas de fogo foram apreendidas no Distrito Federal. As apreensões ocorreram em diversas regiões e foram realizadas pela Polícia Militar do DF (PMDF). Somente em Ceilândia e na Estrutural foram localizadas quatro armas, sendo duas em cada região.

Para o porta-voz Corporação, major Michello Bueno, realizar as apreensões significa contribuir para a redução do índice de criminalidade na Capital e reforça o foco da Corporação, que é atuar na retirada de armamento das mãos de criminosos.

“Quando fazemos a apreensão, ele (o bandido) perde um dos seus “poderes” e precisa fabricar seu próprio objeto para tentar cometer crimes, principalmente homicídios, ou utilizar as facas – chamadas de arma branca”, explica.

O militar reforça que não existe uma área específica para atuação da Corporação e que, atualmente, os bandidos tem acesso à todas as áreas independente de serem consideradas “periferias”.

“O serviço de inteligência da PMDF faz um mapeamento e identifica os locais, chamados de manchas criminais, com maior necessidade de atuação. Com esses dados em mãos, as esquipes saem às ruas.”, afirma.

 

Neste fim de semana, as apreensões se iniciaram na sexta-feira (11) e seguiram até esta segunda-feira (14). A primeira e a última apreensão ocorreram em Ceilândia. Por volta das 23h21 do dia 11, um homem foi detido com um revólver calibre .38, com 4 munições intactas e a numeração suprimida. O caso ocorreu no conjunto L, da QNN 7, em Ceilândia Norte. A ocorrência foi registrada na 15ª Delegacia de Polícia.

O segundo caso foi registrado na madrugada desta segunda, na Qd 05 dos Pinheiros II, no Sol Nascente. Três pessoas, entre eles dois menores, foram vistos em atitude suspeita em um carro. Na abordagem foi localizada uma espingarda calibre .22 de fabricação caseira. Eles foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente II (Taguatinga).

Gama

Na madrugada do sábado (12), dois homens foram detidos com uma carabina calibre .22 e cinco munições. O caso ocorreu por volta das 1h, na DF-475 próximo ao cemitério da cidade.

Areal

Na tarde de sábado, a PMDF localizou um revólver calibre .38, com seis munições intactas, na QS 08 Rua 210, do Areal. A apreensão ocorreu por volta das 16h e a ocorrência registrada na 21ª DP (Taguatinga Sul).

Samambaia Sul

Ainda na noite do dia 12, um homem foi preso com um revólver calibre .38 e seis munições intactas. O caso ocorreu por volta das 18h30, na DF-180, Km 23. O suspeito foi encaminhado para a 32ª DP (Samambaia Sul).

Taguatinga Norte

Em Taguatinga Norte, no fim da noite de sábado (12), um homem foi localizado com um revólver calibre .45 e numeração suprimida,  na ruas da QNM 42, Área Especial 03. Ele foi conduzido para a 12ª DP (Taguatinga Norte).

Recanto das Emas

Por volta das 00h30, do dia 13, dois homens foram presos com uma espingarda, no Recanto das Emas. Eles estavam em alta velocidade quando foram abordados por uma viatura da polícia. Um dos suspeitos chegou a jogar a arma para fora do carro e tentou fugir. No momento da abordagem, uma mulher compareceu ao local e afirmou ser ex-namorada de um dos suspeitos. Ela ainda relatou aos militares que teria sido ameaçada de morte pelo homem. Eles foram levados para a 27ª DP (Recanto das Emas).

Estrutural

Na cidade Estrutural, uma pistola 9 milímetros, com 17 munições foi apreendida por volta de 1h, do dia 13. Um homem foi preso e conduzido à delegacia.

Ainda na região, por volta de 1h do dia 14, um homem foi abordado em atitude suspeita dentro de um carro, na Qd 04, do Setor Leste. Com ele foi localizado um revólver calibre .38, com 6 munições intactas e numeração raspada. O suspeito foi  encaminhado para a 1ª DP (Asa Sul).

Planaltina

Por volta das 23h30 do dia 13 , dois homens foram detidos e um revólver calibre .38 e com cinco munições. A apreensão ocorreu no módulo 14 da Estância Mestre D’Armas. A ocorrência foi registrada na 16ª DP (Planaltina).

População pode ajudar

De acordo com a polícia, a população tem contribuído significativamente com o número de apreensões de arma de fogo nas cidades. Para Michello Bueno, essa aproximação dificulta a atuação dos criminosos e fortalece o poder de atuação da Corporação.

“A população sabe melhor do que ninguém onde acontecem os erros. Por este motivo eles devem procurar os canais disponíveis para informar a PMDF onde é necessário um reforço. Essas denúncias não precisam de identificação e podem serem feitas pelo 190, o número do telefone do batalhão da cidade, um vizinho ou amigo policial e ainda para as viaturas que fazem rondas nas ruas.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado