Menu
Brasília

SLU: Acordo define regras para destinação de pneus armazenados

A acordo firmado tem objetivo de remover pneus armazenados em depósitos do SLU. A medida viabiliza o uso da logística reversa

Redação Jornal de Brasília

19/02/2020 16h57

SLU

A acordo firmado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) e a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), tem objetivo de remover pneus armazenados em depósitos do SLU. A medida viabiliza o uso da logística reversa para a destinação certa desses materiais. Como fiscal da lei o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participou do processo. 

Pelo acordo, os representantes da indústria ficam obrigados a recolher os pneus usados que ocupam os depósitos do SLU. Cooperativas de catadores de recicláveis também participarão da iniciativa. O objetivo é retirar do SLU a responsabilidade de coletar e acondicionar o material, que, por lei, deve retornar ao fabricante para reaproveitamento ou descarte adequado, de forma independente do serviço público de limpeza urbana.

Desde a celebração do acordo, em dezembro de 2019, mais de 14 mil pneus foram recolhidos. As partes reconheceram a urgência da definição de regras para a coleta e a destinação dos pneus usados. O armazenamento inadequado desse tipo de material tem consequências negativas para o meio ambiente e aumenta o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Logística reversa

O acordo ocorreu em ação ajuizada pelo SLU contra as associações da indústria de pneus. O objetivo é obrigá-las a cumprir o que prevê a Lei n. 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Pela norma, a logística reversa deve “viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Com informações do MPDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado