Menu
Brasília

Situação de rua: acolhimento com carinho e sem julgamentos é o segredo

Baixa evasão em abrigos do governo chama a atenção de pesquisadores

Redação Jornal de Brasília

31/07/2020 9h59

Para o psicólogo sanitarista Marcelo Pedra, do Núcleo de Pesquisa sobre População em Situação de Rua da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os alojamentos do Distrito Federal chamam a atenção por conta da baixa evasão. O que explica isso é cuidado e acolhimento, na visão de Pedra.

“Há uma taxa de evasão baixíssima nos alojamentos, porque as pessoas são extremamente bem cuidadas, acolhidas. São cinco refeições por dia”, afirmou o psicólogo, em entrevista ao programa Boletim Corona, do Canal Saúde Oficial.

Pedra usa de exemplo os dois alojamentos provisórios instalados em Ceilândia e no Autódromo Nelson Piquet. Ambos foram implementados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para abrigar cidadãos em situação de rua durante os meses da pandemia de covid-19.

Na visão do psicólogo, é fundamental oferecer uma estadia mais acolhedora, sem julgamentos, ao morador em situação de rua. Isso muda a forma como essa população enxerga o abrigo e é decisivo para o sucesso de qualquer estratégia.

“Os espaços de abrigamento que têm sido, neste momento, mais acolhedores, produzem  um bom efeito. Mostra que, quanto mais próximo estiver das necessidades da população, ela fica”, ressaltou.

Alojamentos citados pelo pesquisador têm 200 vagas e oferecem camas, armários, banheiros, refeitórios, espaços de lazer e oficinas de profissionalização. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Canal Saúde Oficial

O programa Boletim Corona é transmitido de segunda a sexta-feira, às 15h, pelo Youtube do Canal Saúde Oficial, emissora de televisão do Sistema Único de Saúde (SUS), criada e gerida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O canal está no ar diariamente, em âmbito nacional, das 7h à meia-noite, com produções próprias e de parceiros.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado