Menu
Brasília

Sinpol contesta dados de criminalidade divulgados pelo GDF

Arquivo Geral

20/07/2017 11h48

André Gustavo Stumpf/Agência Brasília

Dados divulgados pelo Governo do Distrito Federal chamaram a atenção para a queda dos índices de criminalidade no DF. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, ao longo do fim de semana, não houve nenhum caso de latrocínio, homicídio e lesão corporal seguida de morte, fato que não ocorre desde 2007, segundo a pasta. O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), no entanto, diz que o GDF maquiou as informações.

O Sindicato afirma que, no mesmo período, foram registradas nove ocorrências de tentativas de homicídio, três tentativas de latrocínio e três estupros consumados, além de uma tentativa de estupro. “Portando, segundo os números, houve uma média de quatro atentados contra a vida por dia nas ruas da capital federal”, pontuou o Sinpol.

Ainda segundo a entidade, os casos de estupros foram registrados no Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia e Lago Sul. As vítimas foram mulheres com idades entre 21 anos e 61 anos. Já os nove casos de tentativa de homicídio envolveram 15 vítimas, todos homens. Em sete situações foram utilizadas armas de fogo. Nas outras duas, o meio empregado foi faca.

“O Governo de Brasília tenta passar uma imagem de que a violência não existe ou diminuiu, o que não é verdade. A população precisa saber a real situação da criminalidade. Não concordamos com a manipulação da informação. Maquiar os dados faz com que o Governo deixe de investir recursos em segurança pública. E nada disso podemos admitir”, concluiu o Sindicato.

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social reforçou que divulga os dados relativos a ocorrências com transparência e integralmente baseados nos registros feitos nas Delegacias de Polícia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado