Menu
Brasília

Servidores do DER culpam novo diretor por desabamento

Arquivo Geral

08/02/2018 12h59

João Stangherling

Em protesto contra a demissão de Henrique Luduvice como diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), servidores da autarquia se dizem indignados com a culpabilização do órgão. De acordo com entidades representativas, manutenção é responsabilidade da Novacap, que manteve parado pelo menos dois processos no último biênio na diretoria de Edificações então comandada por Márcio Buzar. Desde ontem, ele ocupa o cargo máximo do departamento.

Os servidores acusam dois processos do projeto de restauração e de execução da obra ficaram presos na Novacap. Um, número 0112-003632/2012, ficou parado por 826 dias. Depois de quase dois anos estagnado, o arquivo foi movimentado às 10h13 desta quinta-feira (8). Outro, referente à licitação da execução da restauração, foi arquivado em 22 de maio de 2017 (nº 0112-002415/2014). Procurada, a Novacap não esclareceu sobre as movimentações até a última atualização desta matéria.

Leia mais: Servidores do DER protestam contra exoneração de Henrique Luduvice

“Estão colocando um diretor que negou a restauração do viaduto. Os servidores do DER não tiveram culpa. Queremos que tirem essa culpa do DER e que haja apuração dos responsáveis que certamente não é só desse governo. São várias pessoas responsáveis pela situação do dia”, reclama Antônio Marcos Morais, diretor da associação de engenheiros do DER.

O ato dos trabalhadores do DER é comandado pelo Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicase Sociedades de Economia Mista do DF (Sindser). A diretora Sandra Calaça diz que a reivindicação é pela restituição de Luduvice no cargo.

“O governo pega o responsável que sentou em cima do processo e quer nomeá-lo como diretor do DER. É ato de politicagem do governo irresponsável”, acusa. De acordo com ela, a autarquia é responsável apenas por pavimentação e fiscalização do eixo rodoviário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado