Menu
Brasília

Servidora que estaria vendendo cirurgias no HRT é exonerada

Ato foi anunciado após denúncias apontarem o envolvimento de Ruby Lopes em esquema irregular. Caso foi exposto com exclusividade pelo Jornal de Brasília, nesta segunda-feira (27)

Arquivo Geral

27/05/2019 18h36

Atualizada 28/05/2019 18h47

Foto: Agência Brasília

Ana Karolline Rodrigues
[email protected]

O governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto (Avante), assinou, nesta segunda-feira (27), a exoneração da servidora pública Ruby Lopes, que atua como supervisora de emergências do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O ato foi anunciado após a Secretaria de Saúde do DF instaurar um processo administrativo contra a servidora, que estaria vendendo cirurgias no HRT. O esquema irregular foi exposto com exclusividade pelo Jornal de Brasília, nesta segunda. A exoneração deve ser publicada ainda hoje, em edição extra no Diário Oficial do DF (DODF).

Como Ruby é uma mulher trans, sua nomeação para o cargo que ocupava no HRT, publicada no dia 6 de fevereiro de 2019, aparece no DODF como Edson dos Santos, seu nome de registro. Segundo o Governo no Distrito Federal (GDF), ela será substituída agora, na Supervisão de Emergência do HRT, pelo servidor Luiz Ricardo Mota do Nascimento.

Outras exonerações

Ao Jornal de Brasília, uma fonte sigilosa informou que Ruby já foi exonerada do HRT pelo menos três vezes. Procurada pela reportagem e questionada quanto a estas exonerações, ela inicialmente negou. Durante a entrevista, porém, disse que trabalhava como servidora pública no local há dez anos e que “sempre que muda de deputado, ele exonera todo mundo do cargo, porque é cargo comissionado”.

Ainda segundo a mesma, os motivos das exonerações passadas decorreram de “fofoca” e da tentativa de alguns servidores que estariam querendo derrubá-la. “Fui exonerada, mas não foi sobre isso [vendas de cirurgias], foi fofoca, o povo com inveja fica fazendo fofoca”, afirmou. “Eu conheço muita gente que quer me derrubar”, completou.

Outra servidora da Saúde exonerada

Ainda nesta segunda, o governador em exercício do DF assinou também a exoneração de outra servidora da Saúde, a subsecretária de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Elaine Faria Morelo. Segundo o GDF, o novo titular da Subsecretaria de Vigilância à Saúde será Divino Valero Martins.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado