Menu
Brasília

Servidor do DER supostamente envolvido em esquema de corrupção é preso

Operação investiga grupo suspeito de cobrar propina a motoristas infratores para devolver CNH e impedir que infrações fossem lançadas no sistema. Três pessoas já haviam sido presas anteriormente

Willian Matos

23/09/2019 8h01

Sala de Monitoramento do DER-DF, Brasília, DF, Brasil 17/7/2017 Foto: Tony Winston/Agência Brasília. O monitoramento das câmeras ocorre em quatro monitores de 55 polegadas, na sede do DER-DF. O monitoramento é das 6h30 às 20h30, quando o fluxo de veículos é mais intenso.

Willian Matos
[email protected]

Foi deflagrada nesta segunda-feira (23) a terceira fase da operação Trânsito Livre. Ela investiga um esquema de corrupção entre servidores do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF). Um servidor do órgão foi preso preventivamente, por tempo indeterminado.

O homem preso nesta segunda (23) é suspeito de integrar um grupo que agia da seguinte forma: eles procuravam motoristas com infrações e que estavam com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida; em seguida, um membro ligava para o dono da CNH e dizia que caso ele quisesse ter o documento de volta, além de não ter a multa lançada no sistema do DER, era só pagar R$ 1,5 mil ao grupo — metade da multa cobrada pelo departamento.

Três pessoas já haviam sido presas na primeira fase da operação. Na segunda, o Ministério Público do DF  e Territórios (MPDFT) realizou buscas e apreensões na casa de uma motorista suspeita de pagar a propina para o grupo.

O homem preso na terceira fase é acusado de fornecer a 1ª via dos autos da infração aos demais integrantes do grupo, para que eles pudessem ligar aos motoristas infratores e oferecer a proposta criminosa.

As investigações seguem em busca de outros servidores possivelmente envolvidos no esquema, bem como à procura de mais motoristas que tenham aceitado pagar a propina.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado