Menu
Brasília

Serviço de mensagens para avisar familiares de presos contaminados é implementado

Hoje existe 23 presos infectados pela covid-19. Nenhum deles até agora precisou de internação

Catarina Lima

14/04/2020 19h13

Atualizada 15/04/2020 6h14

Foto: Myke Sena/CEDOC/Jornal de Brasília.

O subsecretário do Sistema Prisional do Distrito Federal, Adval Cardoso de Matos, anunciou que já está em funcionamento o sistema de envio de mensagens por celular para informar aos parentes dos presos que contraírem o coronavírus o estado de saúde do detento. Segundo ele, esta é uma medida que visa tranquilizar os familiares. Hoje existe 23 presos infectados pela covid-19. Nenhum deles até agora precisou de internação. Esse número representa menos de 1% do total de 17 mil internos da penitenciária.

Adval disse que nos próximos dias deverá ser iniciada a construção de um hospital de campanha com 50 leitos na penitenciária da Papuda. “Estamos apenas a espera de que o projeto fique pronto para que as obras sejam iniciadas”.

A subsecretaria do Sistema Prisional criou um protocolo específico para impedir que presos com idade superior a 60 anos contraiam o coronavírus. Estamos tendo todo cuidado para evitar contágio dos mais vulneráveis. “Onde ele ficam só entra quem tiver usandod Equipamentos Individuais de Proteção (EPI). As celas deles ficam abertas durante todo o dia para que sejam ventiladas”, explicou Adval Cardoso.

Além dos presos, 20 agentes penais testaram positivo para o coronavírus. Destes seis são do Centro de Detenção Provisória, 11 do Centro de Internação e Reeducação e três do Presídio do Distrito Federal II.

Sistema socioeducativo

No Sistema Socioeducativo que tem 970 menores internos. Até o momento não há nenhum caso de coronavírus. De acordo com o protocolo criado, o menor apreendido precisa cumprir quarentena de 14 dias antes de ser colocado em contato com os demais nas oito unidades de internação existentes do Distrito Federal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado