Menu
Brasília

Senado aprova recomposição salarial para categorias de segurança do DF

Com a aprovação da medida no Senado, o texto segue, agora, para promulgação do presidente da Congresso Nacional, Davi Alcolumbre

Redação Jornal de Brasília

22/09/2020 17h17

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado Federal acabou de aprovar, nesta terça-feira (22), a Medida Provisória nº 971/2020, responsável por garantir a recomposição salarial para a policiais militares, policiais civis e bombeiros militares do Distrito Federal, Roraima, Rondônia e Amapá.

Os parlamentares se mostraram favoráveis ao relatório elaborado pelo senador Izalci Lucas, relator do projeto no Senado e, com a decisão, os servidores têm a recomposição sem precisar devolver nenhuma das partes das verbas que estão recebendo desde janeiro deste ano.  O senador Jorginho Mello foi o único a votar contra a medida.

A partir da aprovação do Senado, o texto segue para a promulgação do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre. Todas as emendas apresentadas na Casa foram rejeitadas pelo relator, para evitar o retorno da matéria para a Câmara dos Deputados.

Essa foi a primeira votação no plenário do Senado desde o final de março, quando foram iniciadas as sessões remotas. Parte dos senadores votou no plenário, e outros fizeram uso de totens instalados do lado de fora. Ao todo, 50 congressistas confirmaram presença na Casa. Os demais participaram da votação de forma remota.

A edição da MP fez parte de uma estratégia do governo para beneficiar a categoria antes da trava a reajustes salariais de servidores. Em vigor desde maio, o texto concedeu aumento de 8% para os policiais civis, militares e bombeiros do DF.

A MP foi publicada antes da sanção do projeto de socorro aos estados, que vedou reajustes aos servidores públicos até o fim de 2021. Dessa forma, o aumento não seria atingido pela proibição.

No Senado, a medida foi relatada pelo vice-líder do governo, Izalci Lucas (PSDB-DF). Ele rejeitou todas as emendas apresentadas. A MP precisava ser votada até esta terça, sob pena de perder a validade.

O relator levou menos de cinco minutos para ler o parecer. De acordo com o relator, as carreiras ligadas ao Fundo Constitucional do DF não têm reajustes desde 1º de março de 2015.

Desde então até 31 de dezembro de 2019, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi de 27,88%.

O líder do PSL, Major Olímpio (SP), defendeu o reajuste como necessário para a categoria. “É uma medida de justiça com os policiais que estão há tanto tempo sem reajuste.”

De acordo com a medida, a revisão salarial não impactaria as contas públicas por não criar novas despesas e por ser custeado pelo fundo.

O fundo, instituído por uma lei de 2002, tem como objetivo fornecer os recursos para organizar e manter a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. O fundo também tem como finalidade prestar assistência financeira para serviços de saúde e educação.

O Congresso já havia permitido o aumento à categoria em um projeto de lei votado em 13 de maio. A proposta alterou a lei orçamentária de 2020, prevendo o pagamento aos profissionais retroativo a janeiro deste ano.

A previsão feita no período de votação do projeto era de um impacto de quase R$ 505 milhões.

Quando a MP foi assinada por Bolsonaro, em 26 de maio, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto (Avante), evitou chamar a MP de reajuste e disse que se trata, na verdade, de uma recomposição. “Não estamos falando de um reajuste, estamos falando de uma recomposição de anos atrás.”

Com informações da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado