Menu
Brasília

Sem incentivo nacional, Renzo Agresta se prepara na Itália

Arquivo Geral

29/05/2008 0h00

O esgrimista Renzo Agresta, que será um dos dois representantes brasileiros na modalidade nos Jogos Olímpicos ao lado de João Souza, escolheu morar na Itália com o objetivo de se preparar melhor para seu grande objetivo: o pódio olímpico. Para alcançar sua meta, o atleta, que não tem patrocínio, conta com a ajuda de sua família e da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) para se manter na Europa.

Há dois anos e meio morando em Roma, Agresta preferiu deixar o Brasil, país em que a esgrima ainda não é vista como um esporte profissional, para treinar ao lado dos melhores esgrimistas do mundo. Esta atitude do jovem de 22 anos é fruto de muita vontade de obter sucesso em um esporte pouco conhecido no País.

“Sempre quis ir para a Itália desde que comecei a obter melhores resultados aqui no Brasil. Lá, minha vida mudou para melhor, aprendi a morar sozinho”, falou Agresta, em coletiva de imprensa na cidade de São Paulo, nesta quinta-feira.

Embora sem incentivo nacional, o paulista não pensa em desistir de se dedicar ao esporte. “Com o Pan do Rio-2007, aumentou um pouco o prestígio da esgrima no Brasil, mas ainda é um esporte amador, movido pela vontade dos técnicos e dos atletas. Não penso em desistir, tenho objetivos a longo prazo, como as próximas duas Olimpíadas”, confessou o atleta.

Após o período em solo italiano, o esgrimista garante que evoluiu tecnicamente na prática da modalidade. “As principais competições de esgrima são na Europa e, treinando e competindo ao lado de pessoas de nível superior que o seu, a tendência é você evoluir”, explicou.

Após não ter conseguido resultado expressivo em Atenas-2004, Agresta acredita que está mais preparado para disputar sua segunda Olimpíada. “Hoje, estou mais experiente. Tenho mais vontade de participar do que ansiedade”, garantiu o sabrista.

Confiante em sua preparação italiana para os Jogos, o atleta ainda participará de mais uma competição antes do maior evento esportivo do mundo. Entre 8 e 12 de julho, Agresta participará do Pan-americano da modalidade, a ser disputado na cidade mexicana de Querétaro. O evento servirá para que ele conquiste mais pontos no ranking mundial e, assim, possa disputar em uma chave mais fácil nos Jogos, tendo a sorte de enfrentar os adversários mais difíceis em uma fase mais adiantada.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado