Menu
Brasília

Sem iluminação, Noroeste é sinônimo de perigo após as 18h

Arquivo Geral

13/09/2018 7h00

Falta de iluminação publica na via w9 do Noroeste. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

João Paulo Mariano
[email protected]

A construção dos prédios do Setor Noroeste, uma espécie de “cidade-parque” na capital do País, começou há cerca de dez anos e, até hoje, parte da infraestrutura não foi concluída. Uma das principais vias da região, a W9, está praticamente no escuro: só tem iluminação pública na altura de três quadras.

Para piorar a situação, segundo a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), a instalação das lâmpadas não deve ocorrer este ano, já que o processo de licitação ainda está em andamento. O jeito é evitar a via depois das 18h, porque a única iluminação possível é a da lua ou do farol dos carros que por ali passam.

Situação atual

A W9 corta todo o Noroeste na altura das 500. Das quadras 502 a 506, ela está asfaltada e com postes de energia, porém completamente no escuro. Já da 507 até a 508, ela está interrompida devido à presença de parte de um terreno onde moram integrantes de diferentes etnias indígenas. O local, mais conhecido como Santuário dos Pajés, foi motivo de constantes brigas judiciais, até que, em junho deste ano, houve um acordo entre Terracap e a comunidade para que ocorra uma desapropriação de parte desse espaço. Assim, tanto a W9 como a W10, ao lado, poderão ser finalizadas.

O processo deve ocorrer nos próximas meses, segundo precisão inicial do governo. O restante da pista – da quadra 509 a 511 – tem iluminação e toda a infraestrutura necessária. Essa é a parte que fica mais próxima ao Hospital da Criança.

Moradores reclamam da insegurança

O presidente da Associação de Moradores do Noroeste (Amonor), Antônio Custódio Neto, relata que, devido à escuridão, a via precisa ser evitada pelos que habitam na redondeza. “A associação recomenda que ninguém passe por lá depois das 18h. É melhor utilizar as pistas que ficam próximas, como a W7, para evitar qualquer tipo de problema”, afirma.

Além disso, ele lembra que há áreas desabitadas e com mato, deixado o espaço ainda mais vulnerável. O receio é que a falta de iluminação facilite os assaltos. Antônio Custódio garantiu que faz pedidos, há anos, para o governo, mas nada foi feito. Sempre houve promessa, mas até agora nada.

As desculpas recebidas pela Amonor para explicar o porquê de a via não ter sido concluída até hoje foram o baixo movimento e o imbróglio com os povos indígenas do Santuário dos Pajés. Porém, Antônio assegura que o tráfego por ali mudou muito com o tempo e, atualmente, é uma via que faz falta para dar mais movimentação ao setor.

Versão Oficial

Em nota, a Terracap informou que o sistema de iluminação pública da via W9 do Setor Noroeste — entre a quadra CRNW 707, lote D e a quadra CRNW 703, lote A — encontra-se em fase interna de elaboração de licitação. O valor do investimento seria sigiloso, segundo a nova Lei das Estatais, cujo prazo de adaptação foi encerrado em 1º de julho de 2018. O prazo para conclusão da obra, após a contratação, é de 8 meses.

Saiba Mais

Os problemas no setor Noroeste são antigos. Em janeiro de 2016, o Jornal de Brasília mostrou que o Tribunal de Contas da União (TCDF) deu 30 dias para que o GDF respondesse sobre o porquê da falta de infraestrutura no local.

Havia falhas na iluminação pública, sinalização das vias, qualidade do asfalto e transporte público.

Na época, a Procuradoria-Geral do DF alegou que todas as respostas seriam enviadas à Corte. De lá para cá, houve consertos em algumas situações, e em outras não.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado