Menu
Brasília

Sem comida, sem assistência e sem condições adequadas para sobreviver

Assim viviam três idosos reféns de um familiar de 53 anos. O acusado foi preso hoje pela Decrin.  

Redação Jornal de Brasília

30/05/2019 16h30

Atualizada 31/05/2019 2h02

Paula Beatriz
[email protected]

Nesta quinta-feira a Delegacia especial de repressão aos crimes por discriminação racial, religiosa ou por orientação sexual ou contra a pessoa idosa ou com deficiência (Decrin) prendeu o homem que mantia três familiares em situação de vulnerabilidade.  

De acordo com a Delegada da Decrin, Ângela Maria dos Santos, a delegacia foi procurada pelo Ministério Público que recebeu uma denuncia com um relatório do SAMU informando que três idosos estavam em situação de extrema vulnerabilidade, maus tratos, abandono e situação desumana.

Com agressividade o homem recebeu agentes da delegacia na casa onde os maus tratos aconteciam. Ele vivia na casa com conforto enquanto os idosos, a mãe de 89 anos com alzheimer, o irmão de 62 anos esquizofrênico e uma ajudante de 77 anos surda e muda, viviam nos fundos da casa dentro de um quarto apertado.

O SAMU foi chamado para socorrer o idoso esquizofrênico que teve um surto. Após o atendimento emergencial constatou-se todas as condições precárias.

 

A Decrin já havia recebido denúncias de vizinhos da antiga quitinete que os idosos moravam, mas não sabiam onde eles estavam porque tinham mudado. Na época da denúncia os vizinhos falaram que o idoso esquizofrênico era obeso e quando a delegacia o encontrou ele já estava magro, o que indica que nem a alimentação era adequada.

“Ontem os idosos estavam no quarto pequeno. As necessidades fisiológicas eram feitas em baldes, até tinha banheiro, mas sem chuveiro. Os idosos não se lembram da ultima vez que tomaram banho. Quando chegamos eles estavam sem comida então nossos policiais compraram alimentos para eles, que disseram que não tinham acesso a casa e às vezes quando o agressor ele pegavam comida escondida” disse a Delegada.  

O autor do crime foi preso em flagrante por maus tratos, abandono, apropriação indébita de benefícios social. Ele foi recolhido para carceragem e o juiz concedeu liberdade pra ele mediante acompanhamento psicossocial tanto pra ele como para os idosos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado