Menu
Brasília

Seis profissionais da saúde já foram vacinados no DF

A primeira foi a enfermeira Lídia Rodrigues Marques, 31 anos. Capital deu início à imunização na manhã desta terça-feira (19)

Willian Matos

19/01/2021 10h35

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Distrito Federal, enfim, deu início à vacinação contra covid-19 nesta terça-feira (10). Seis profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus foram vacinados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) por volta de 10h.

A enfermeira Lídia Rodrigues Marques, 31 anos, que trabalha no box de emergência do pronto-socorro do Hran, foi a primeira cidadã do DF a receber o imunizante.

Além de Lídia, outros cinco profissionais foram vacinados. São eles:

  • Carina de Jesus Silva, técnica de enfermagem;
  • Ana Paula Barbosa Pereira, fisioterapeuta;
  • Juliana Bento da Cunha, médica;
  • Narcisa Trajano de Araújo, auxiliar de limpeza;
  • Pedro Teodoro, vigilante.

Profissionais vacinados nesta terça (19). Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A vacina utilizada pelo Distrito Federal neste primeiro momento é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan-SP em parceria com a chinesa Sinovac Biotech. Na segunda (18), chegaram à capital cerca de 106 mil doses do imunizante. Eles foram armazenados e, nesta manhã, sob escolta da Polícia Militar (PMDF), foram levados para algumas unidades de saúde.

Excepcionalmente nesta terça (19), a vacinação começará às 10h. A partir de quarta (20), as doses serão aplicadas de 8h às 18h.

Governador Ibaneis Rocha esteve presente no início da vacinação. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Como ressaltou o subsecretário de Atenção Integral a Saúde, Alexandre Garcia, em coletiva, apenas o primeiro dos quatro grupos prioritários será vacinado já nesta terça. Ou seja, somente profissionais de saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos, serão imunizados a partir de hoje. Quem não se encaixa no grupo não deve ir aos hospitais neste primeiro momento.

A Secretaria de Saúde teve de retirar desta fase inicial os idosos com idade superior a 75 anos. Isso porque as cerca de 106 mil doses da Coronavac seriam insuficientes para vacinar a todos. Desta forma, quem tem mais de 75 anos será vacinado no segundo grupo, junto às pessoas de 60 a 74 anos. A data ainda não está definida.

Ressalta-se ainda que a vacinação se dá por meio de duas doses. Isto é, quem receber a primeira dose, será orientado pelos profissionais de saúde a retornar na unidade para a segunda dose após 14 dias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado