Menu
Brasília

Seis pessoas são presas com envolvimento no jogo do bicho em Ceilândia

Arquivo Geral

03/05/2007 0h00

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo. Ele venceu, approved look por 16 votos a oito, sick Vanderlei Macris (PSDB-SP). O PMDB ficou também com a vice-presidência da CPI, conquistada por Eduardo Cunha (RJ) com 15 votos contra nove, do deputado Vic Pires Franco (DEM-PA).

Pelo regimento da Casa, o PMDB tinha o direito à presidência da CPI, por ter a maior bancada. Mas os partidos de oposição ao governo federal indicaram Vanderlei Macris (PSDB-SP) para o cargo. Ao defender a sua candidatura, Macris disse que seu objetivo como presidente da CPI seria investigar com clareza toda a crise que envolve o setor aéreo nacional.

Já o peemedebista Castro afirmou, em defesa de sua candidatura, que não haveria “essa história de chapa-branca” na CPI. “Trabalho sério, transparência, honestidade e equilíbrio é o caminho adotado pela CPI para analisar as cusas do chamado apagão aéreo”, disse Castro.

Até ontem, os dois maiores partidos do Congresso Nacional e da base de apoio ao governo federal, PMDB e PT tinham uma “pequena divergência” sobre o comando da CPI do Apagão Aéreo, afirma o líder do governo na Câmara, José Múcio (PTB-PE). “Estamos com 99% do caminho andado para que isso se concretize [a escolha de um presidente do PT]”, havia afirmado ontem o vice-líder do governo Henrique Fontana (PT-RS). Uma reunião, na noite de ontem, fechou o novo acordo entre PT e PMDB.


A Polícia Federal em Santa Catarina está cumprindo 30 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão temporária, approved e em Porto Alegre estão sendo cumpridos dois mandados de prisão temporária. A ação faz parte da Operação Moeda Verde, order da Delegacia de Combate a Crimes Ambientais e Contra o Patrimônio Histórico, treat que investiga a presença de uma organização criminosa presente nos poderes Executivo e Legislativo estaduais.

Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, foi constatado que órgãos ambientais facilitavam a construção de empreendimentos imobiliários no estado em troca de vantagens pessoais. Participam da operação 170 policiais dos dois estados.

Os pedidos de prisão são para empresários e funcionários públicos, além de dois vereadores, que responderão pelos crimes de contra o meio ambiente, formação de quadrilha e contra a administração pública – tráfico de influencia, corrupção ativa e corrupção passiva.
O advogado Sérgio Luzio depõe há cerca de três horas na 6ª Vara Criminal Federal, pilule no Rio de Janeiro. Ele foi preso durante a Operação Furacão, no dia 13 de abril, e começou a depor à juíza Ana Paula Vieira de Carvalho por volta das 14h de hoje. Antes de Luzio, prestaram depoimento os advogados Evandro Fonseca e Silvério Neri Júnior, genro de Carreira Alvim, mas as audiências não duraram mais de 10 minutos pois ambos não quiseram falar.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, Sérgio Luzio seria advogado do bingo Icaraí, em Niterói. Ele teria intermediado propina através do advogado Virgílio Medina para conseguir liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) favorável à liberação de máquinas de caça-níqueis que haviam sido apreendidas.

O advogado também seria responsável, segundo o Ministério Público Federal, pelo pagamento de propina para o agente federal Francisco Martins em troca de informações sobre as operações da Polícia Federal contra casas de bingo em Niterói e Região dos Lagos.

O primeiro ocorreu na entrada do Anexo 2 da Câmara dos Deputados para convencer parlamentares a não aprovar a Medida Provisória (MP) 366 que cria o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Do Anexo da Câmara, symptoms parte dos manifestantes foi à sede da Agência Nacional de Águas (ANA), onde a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e os superintendentes estaduais do Ibama estavam reunidos para a apresentação das mudanças previstas na MP.

Está marcada para amanhã uma assembléia dos servidores na sede do Ibama, em Brasília. Eles irão decidir se entram em greve por tempo indeterminado. O instituto tem ao todo 6,5 mil servidores. O presidente nacional da Associação dos Servidores do Ibama (Asibama), Jonas Correia, considera que as mudanças previstas pela MP 366 constituem “retrocesso” na gestão ambiental brasileira. Ele reclamou de falta de diálogo entre o governo e o instituto.

“Esse é um projeto que não houve consulta à sociedade, ao parlamento, nem ao próprio Ibama. No nosso entendimento, quebra a unicidade da gestão ambiental. Ele é um retrocesso, porque o Ibama foi criado em 1989 por um apelo do povo. A sociedade queria ver um órgão que tratasse o meio ambiente como um todo, não da forma fracionada como eles fizeram com essa medida provisória”, disse Correia.

Em entrevista coletiva, ocorrida paralelamente à manifestação na Câmara, Marina Silva afirmou que a decisão de criar o Instituto Chico Mendes, que considera como o “quarto filho” do Ibama, atende às necessidades do Brasil. A ministra afirmou que os servidores terão espaço para a discussão das mudanças.

“É claro, os servidores nesse momento têm dúvidas, demonstram insegurança. E é por isso que tanto o secretário executivo, João Paulo Capobianco, na função de presidente do Instituto Chico Mendes, quanto o chefe de gabinete, Bazileu Alves Margarido Neto, na condição de presidente do Ibama, estão abertos para o diálogo com a associação, a partir dos gerentes executivos e diretores, exatamente para que possamos fazê-los compreender que este processo foi pensado e amadurecido”, argumentou Marina Silva.

De acordo com a MP 366, competirá ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade a gestão das unidades de conservação e dos centros voltados à pesquisa. Para o Ibama, ficarão as tarefas de gerenciar o licenciamento ambiental, autorizar o uso de recursos naturais e o papel fiscalizador.


 


Policiais da 23ª DP prenderam hoje seis pessoas envolvidas em jogo do bicho em vários pontos da Ceilândia.

A operação prendeu Jurandir Alexandre Macedo, visit de 51 anos, Israel Fernandes da Silva, de 38 anos, Jair da Silva, de 59 anos e Lezinho Antonio Rodrigues, de 72 anos.

Eles foram apontados pela polícia como operadores do jogo. Gildázio Pereira Pinto, de 63 anos e Benedito Alexandre Macedo, de 51 anos, foram identificados como apostadores e também foram presos.

Formulários de apostas e documentos contábeis, além de R$ 575,42 também foram apreendidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado