Menu
Brasília

Segurança do final do ano garantida

SSP preparou um pacote de ações para garantir uma temporada tranquila a toda a população do DF

Redação Jornal de Brasília

04/12/2019 17h02

Da Redação
[email protected]

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), em conjunto com os órgãos de segurança do DF, preparou uma série de ações para proporcionar ao brasiliense um final de ano mais seguro. Blitze educativas de trânsito, reforço do policiamento em áreas de maior circulação de pessoas, fiscalização de enfeites natalinos em shoppings e áreas comerciais e ações integradas fazem parte do pacote de ações preparadas para este mês.

“É importante continuarmos atentos neste período, quando há uma grande circulação de dinheiro e muita gente nas ruas fazendo compras”, destaca o secretário de Segurança, delegado Anderson Torres. “Vamos reforçar ainda mais nossas ações preventivas, nossas operações integradas, que surtiram efeitos tão positivos neste ano.”

Torres lembrou a importância das ações para que a criminalidade permaneça em queda. “Os índices alcançados são o reflexo do trabalho realizado ao longo deste ano”, pontua. “Estamos trabalhando juntos com um único objetivo, pelo mesmo desafio, que é reduzir os índices criminais e ampliar cada vez mais a presença da segurança pública em todo o DF. Nossa proposta foi entendida pelos chefes das forças de segurança, que desempenharam tão bem seus papéis, e, desde o início, apoiada pelo governador Ibaneis Rocha, a quem agradeço a confiança”.

PMDF – Policiamento intensivo de Natal

Nesta quinta-feira (5), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o lançamento oficial do Policiamento de Intensificação de Natal (PIN), operação que teve início na segunda-feira (2). A solenidade ocorrerá às 13h30, no Setor Policial Sul, em frente ao Quartel do Comando Geral (QCG).
O objetivo do PIN é coibir a prática de crimes contra a pessoa e o patrimônio, aumentando a sensação de segurança, principalmente nos centros comerciais das regiões administrativas. A previsão é que a operação termine em 10 de janeiro de 2020.

O policiamento será distribuído de acordo com as manchas criminais monitoradas pela SSP. De acordo com o comandante-geral da PMDF, coronel Julian Pontes, policiais que trabalham no setor administrativo da corporação serão remanejados para auxiliar a segurança nas ruas. O planejamento do PIN inclui a previsão de aumento da circulação de pessoas no comércio, durante o período das férias escolares. A meta é atuar de forma que o policiamento esteja mais visível e mais próximo da população.

Detran-DF – Operação Boas Festas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) iniciou, no último domingo (1º), a Operação Boas Festas. A ação consiste na atuação das equipes de fiscalização em dias, locais e horários estrategicamente mapeados pela Unidade de Inteligência do Detran (Unint) para efetuar flagrantes de alcoolemia. O objetivo é retirar esses condutores de circulação e evitar que eles provoquem acidentes de trânsito. A ação seguirá até 1º de janeiro de 2020.

Ao todo, serão realizadas 540 ações nas vias urbanas das regiões administrativas do DF, num pacote que que inclui blitze, patrulhamento ostensivo e viaturas posicionadas em pontos estratégicos.

Para dar suporte à ação, foi feito o mapeamento das áreas e estabelecimentos onde há maior consumo de bebida alcoólica por condutores, considerando que, no mês de dezembro, há o aumento significativo de eventos festivos e confraternizações. As equipes contarão com o apoio de guinchos, motocicletas, empilhadeiras e também da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) atuando em aeronave e drones do Detran.

O coordenador de Policiamento e Fiscalização da Região Metropolitana, Wesley Cavalcante, orienta os condutores a não dirigir após consumir bebida alcoólica. “O Detran estará atento a esta demanda de final de ano”, alerta. “O ideal seria que o condutor não dirigisse sob efeito de álcool, mas, para aqueles que apostam na impunidade, estaremos agindo.”

Balanço

No primeiro dia de operação, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito trabalhou em blitze na Asa Sul, Asa Norte e Grande Colorado. Nas 185 abordagens realizadas, 23 condutores estavam dirigindo sob efeito de álcool. Dois deles foram levados para a delegacia por apresentar índice de alcoolemia considerado crime. Outros 17 eram inabilitados, seis estavam com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH ) vencida e um com o direito de dirigir suspenso. Ao todo, 48 veículos foram removidos para os depósitos do Detran.

PCDF – Operação Natal Seguro

Por intermédio do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciou, no último dia 21 de novembro, a operação Natal Seguro. O objetivo é reprimir a criminalidade em todas as regiões do DF, principalmente onde há maior circulação de pessoas, valores e mercadorias, o que pode ocasionar o aumento de delitos, principalmente patrimoniais.

A operação é realizada aos fins de semana, entre sexta e domingo, das 20h até a madrugada, e conta com a participação de 270 policiais civis. As equipes são coordenadas por delegados de polícia das unidades circunscricionais. Em cada dia do trabalho, são mobilizados cerca de 90 policiais de diferentes departamentos da PCDF, que estarão nas ruas até o Natal.

“Por ser um mês em que circula mais dinheiro por conta do pagamento de gratificações natalinas e 13º salário, as possibilidades de crimes aumentam”, reforça o diretor-geral da PCDF, delegado Robson Cândido da Silva. “Assim, queremos que a população esteja mais segura, com equipes de policiais civis atuando em diversas áreas do DF até a véspera do Natal, para que todos possam aproveitar com tranquilidade esse período de festas e comemorações.”

Somente no primeiro dia da operação, foram realizadas pelo menos 400 abordagens de suspeitos em Ceilândia.

Bombeiros

Com o aumento das chuvas, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deu início, em novembro, à operação Período Chuvoso, para atuar de forma preventiva na identificação e monitoramento das áreas de risco.

Três equipes especializadas – Grupamento de Busca e Salvamento, Grupamento de Proteção Ambiental e 12º Grupamento de Bombeiro Militar de Samambaia – atuarão com cinco viaturas e 45 militares por dia, exclusivamente por conta da operação. Além disso, todo o efetivo operacional do CBMDF estará de prontidão para demandas solicitadas.

Defesa Civil

Com objetivo de vistoriar instalações elétricas de enfeites natalinos em shoppings, quadras comerciais e áreas externas de prédios residenciais, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil inicia, nesta quarta-feira (4), a operação São Nicolau.  A operação, que tem caráter orientativo, ajuda o órgão a reduzir riscos, como choques e incêndios. Inicialmente, 36 locais serão fiscalizados até o dia 13 deste mês.

Segundo o coordenador de operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes, as equipes deverão vistoriar, fiscalizar as condições estruturais e de segurança das instalações. “Vamos orientar e monitorar os proprietários quanto às normas de segurança, o uso correto dos equipamentos e identificação de vulnerabilidades e ameaças a integridade das pessoas e do patrimônio nos locais”, adianta.

Os agentes da Defesa Civil vão verificar fixação de elementos decorativos, sinais ou fatores de risco, tipo de iluminação (para ambiente interno/externo) e local de instalação, fiação (se é protegida e está de acordo com as normas) e se o profissional que realizou o serviço é habilitado, com responsabilidade junto ao órgão regulador.

Caso as equipes identifiquem alguma ameaça ou vulnerabilidade na montagem, o responsável pelo estabelecimento será notificado, devendo a correção ser feita imediatamente.

Em casos de acidentes, orienta Lopes, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado imediatamente, pelo telefone 193. “Nesses casos, é importante deixar o local isolado para que ninguém mais tenha acesso, não retirar objetos do local e aguardar ajuda especializada”, orienta.

Montagens residenciais

Para quem montar árvores e decorações natalinas residenciais, a Defesa Civil lista uma série de orientações, que devem ser seguidas para evitar acidentes. Confira abaixo:

* Fazer uma revisão nos fios elétricos decorativos antes de colocá-los na árvore. Emendas realizadas de maneira incorreta ocasionam sobrecarga e aquecimento da fiação podendo iniciar um incêndio;

* Somente colocar a fiação na árvore desligada, para evitar o risco de choque;

* No caso de instalação de enfeites de fachada de prédio, presépios, luzes decorativas e árvores de Natal ao ar livre, procurar um eletricista qualificado, para evitar fiações defeituosas e sobrecarga;

* Cuidado com as crianças. Elas geralmente se sentem atraídas pelos enfeites e pisca-piscas e podem levar choque ao tocar de maneira indevida;

* Não deixar a árvore de Natal próxima à cortina, ao sofá ou ao guarda-roupa, pois são materiais de fácil combustão;

* Desligar o pisca-pisca quando sair de casa ou dormir. Antes de instalar o equipamento, verificar se as peças apresentam boas condições e se não há fios desencapados;

* Dar preferência às lâmpadas que não esquentam;

* Verificar se o produto é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Saidão

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) preparou um esquema especial de segurança nas imediações dos presídios durante a saída temporária de Natal, prevista para ocorrer entre os dias 23 e 26 deste mês.  O benefício da saída temporária é concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) aos presidiários que estejam no regime semiaberto, com benefício de saída temporária e não tenham cometido nenhuma falta interna seis meses antes da liberação.

Para os sentenciados que saírem das unidades prisionais localizadas no Complexo da Papuda, estarão disponíveis ônibus até a Rodoviária do Plano Piloto. Já aqueles que saírem do Centro de Progressão Penitenciário (CPP) – a maioria – serão acompanhados por equipes de agentes de execução penal, com apoio da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), grupo de elite da Sesipe.

Agentes do Detran-DF e policiais militares darão apoio aos servidores, que acompanharão os sentenciados até as paradas de ônibus nas imediações da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG) e na Estrutural.

“Seguimos um protocolo para aumentar a segurança nas proximidades do CPP”, explica o subsecretário da Sesipe, delegado Adval Cardoso. “Nossos agentes ficarão em pontos estratégicos fixos de apoio e também fazendo rondas. O Detran e a PMDF vão repetir o apoio dado nas últimas saídas temporárias, que tiveram resultados bastante positivos, com acompanhamento dos internos por unidades especializadas e intervenções no trânsito para travessia segura dos internos nas vias do SIA [Setor de Indústria e Abastecimento].”

O serviço voluntário, concedido a partir do mês de outubro aos agentes de execuções penais, contribuirá com o aumento do efetivo para fiscalização dos presos. “Vamos aumentar a fiscalização enquanto estiverem na saída temporária”, afirma Cardoso. “Dessa forma, garantiremos que cumpram as regras necessárias para a concessão do benefício, como estar em casa até as 18h e não frequentar bares. O descumprimento das exigências da VEP pode culminar na perda do benefício e até mesmo [fazer o socioeducando] regredir para o regime fechado”.

Com informações da Agência Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado