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Cidades

Segurança alimentar como prioridade

Ações contemplaram comunidades carentes e investimento na infância

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Em novembro, foi lançado o Cesta Verde, programa que fornece mensalmente até oito mil cestas de frutas, verduras e legumes para complementar a alimentação de famílias que recebem a cesta seca. São grupos em situação de incapacidade de prover alimentação em quantidade suficiente para a própria subsistência.

“Tivemos um trabalho intenso neste ano, corrigindo alguns erros deixados pela gestão anterior”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres. “Agora é evoluir em todas as áreas. Somos a porta de entrada para muitas políticas públicas e vamos dar uma resposta imediata e ainda mais qualificada ao nosso público e à sociedade em geral”, completa.

Educação alimentar

Mais do que garantir a segurança alimentar, a Sedes atua na conscientização e educação da população, para chamar a atenção para a importância do assunto. Todos os meses, a pasta promove ações de educação alimentar e nutricional nas quais são abordados temas específicos, como saúde da mulher e do homem, reaproveitamento dos alimentos, consumo de produtos mais saudáveis e afins.

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Os 14 restaurantes comunitários passaram por uma intensa manutenção. As unidades foram utilizadas para outras funções, quando funcionaram para aulões preparatórios para concursos e para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cursos profissionalizantes gratuitos e oficinas de capoeira e outros esportes.

A cultura teve espaço nos restaurantes, com a série Almoços Musicais, que levou ao local música para todos os gostos. Bom para o público e para os artistas, com espaço e plateia garantidos em suas apresentações.

Criança Feliz

Um grande benefício para a primeira infância do DF foi quando o governador Ibaneis Rocha assinou o decreto de lançamento do Criança Feliz Brasiliense, programa vinculado à iniciativa do governo federal que prevê o zelo pelo desenvolvimento integral das crianças na primeira infância (de zero a seis anos).

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A medida é interdisciplinar, com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos realizadas durante visitas domiciliares. A meta mínima é que 3,2 mil famílias sejam acompanhadas pelo Executivo.

Estão entre os objetivos apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento do bebê e nos cuidados perinatais; colaborar com o exercício da parentalidade, o fortalecimento de vínculos e do papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; e ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Acolhimento

Ainda com foco na população infantil, foi implantado o Serviço de Acolhimento em Família, que oferece alternativa à criança ou ao adolescente retirado de casa por medida protetiva, em razão de diferentes tipos de violência ou violações de direitos.

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A pessoa assistida fica na casa de uma família entre seis e 18 meses, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No DF, mais de dez famílias foram capacitadas para acolher um menor, e outras seguem em preparação.

Capacitação

Com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, a Sedes lançou o #PartiuFuturo. O projeto, voltado para pessoas de baixa renda de 15 a 29 anos, formou cerca de 1,8 mil cidadãos em 11 cursos profissionalizantes gratuitos.

Quem também passou por cursos de aperfeiçoamento foram os catadores de materiais recicláveis. A Unidade de Benefícios Socioassistenciais promoveu capacitação para cerca de 700 desses profissionais. Os participantes foram selecionados por um edital de chamamento, no qual se especificava a condição de estar inscrito em cursos profissionalizantes ou capacitações para ter direito a uma bolsa de R$ 300 mensais.

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Outros públicos que também tiveram atenção especial da secretaria foram os idosos e as pessoas com deficiência. Cerca de 23 mil beneficiários de programas sociais do governo começaram o ano em risco de ter seus benefícios suspensos por conta de uma falta de programação da gestão passada do Governo do Distrito Federal.

CadÚnico

Para evitar que famílias perdessem a principal fonte de renda, a Sedes firmou parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do DF. A corporação destacou servidores para reforçar os procedimentos de averiguação, revisão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Por meio desse reforço, foi possível agendar 25.470 atendimentos ao público.

O CadÚnico modernizou o agendamento. Desde o primeiro semestre, o cidadão que precisa preencher o cadastro pode agendar o procedimento pelo site da Sedes. A ferramenta veio para complementar o serviço já oferecido pelo telefone 156. Hoje, já é possível fazer o procedimento pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular.

Com informações da Agência Brasília.


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