Menu
Brasília

Segundo dia do vestibular da UnB ocorre neste domingo

Arquivo Geral

03/06/2018 12h44

Foto: Jéssica Antunes/Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

Acontece neste domingo (3) o segundo dia de provas do vestibular de inverno da Universidade de Brasília (UnB). Mais de 15 mil estudantes se inscreveram para as provas e vão disputar as vagas para o segundo semestre. Durante cinco horas, os estudantes respondem a 150 itens de matemática, física, química e biologia. A divulgação do gabarito oficial está prevista para o fim do mês.

Os inscritos disputam 2.105 vagas em 98 cursos de graduação, nos campi Plano Piloto, Planaltina, Gama e Ceilândia. As provas são aplicadas no DF, em Goiás (Formosa, Valparaíso e Goiânia) e em Minas Gerais (Uberlândia).

No sábado, os candidatos fizeram 30 itens de língua estrangeira e 120 itens de português, literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia, além da redação. Os estudantes tiveram que escrever um texto expositivo-argumentativo sobre o tema “A pressa nossa de cada dia: O tempo na contemporaneidade”.

A proposta foi embasada por textos de apoio. No primeiro dia, 9,06% dos alunos inscritos não foram aos locais de prova. Ao todo, 1.373 deixaram de comparecer para fazer a primeira etapa do teste.

Nervosismo e preparação

Aluna do Centro Educacional 01 do Guará, Maria Clara de Souza, 18 anos, espera começar a graduação antes mesmo de finalizar o ensino médio. O objetivo dela é se formar em Biologia. “Achei o tema da redação maravilhoso. A UnB já tinha trabalhado com isso antes, então eu estava preparada. Mas pegou muita gente de surpresa e despreparada”, diz.

Com regime da semestralidade recém-implementado no colégio, ela sente que alguns conteúdos ficaram defasados porque ainda não teve aulas de algumas disciplinas. Por outro lado, foi possível antecipar o que ela apenas aprenderia no fim do ano.

Para o segundo dia de provas, Maria Clara se considera mais calma. No sábado, ela chegou a chorar durante o exame por nervosismo. “Preciso ir bem em exatas, mas estou mais tranquila”, disse antes de entrar no local da prova.

Para Marcelo Louzada, 17 anos, o vestibular é enfrentado sem pressão ou expectativa. Aluno do Colégio Militar de Brasília, ele achou o primeiro dia de provas muito mais fácil que o esperado. “Imprimi e estudei por exames anteriores. Acho que estavam mais difíceis nos anos anteriores”, afirma. O objetivo é fazer Geografia, assim como o irmão, que já enfrenta o Doutorado na área.

Foto: Secom UnB

Cronograma

O gabarito oficial das provas deve ser divulgado nos dias 22 e 23 deste mês. O resultado da primeira chamada deve sair em 10 de julho. O primeiro dia de aula está marcado para 13 de agosto, e a recepção dos calouros, para o dia 15.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado