Menu
Brasília

Segundo a Codeplan, Entorno depende dos serviços de saúde do DF

91,5% dos casos confirmados de covid-19 na Ride-DF, por exemplo, estavam registrados no DF. Os municípios que mais utilizam os serviços de saúde da capital são Novo Gama e Águas Lindas de Goiás

Redação Jornal de Brasília

23/07/2020 12h23

A maioria dos moradores de municípios do Entorno dependem dos serviços de saúde do Distrito Federal. É o que aponta um  estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Segundo o levantamento, a maioria de quem mora nos 33 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) e nas 12 cidades goianas da Área Metropolitana de Brasília (AMB) se consultou na capital federal durante o mês de junho.

91,5% dos casos confirmados de covid-19 na Ride-DF, por exemplo, estavam registrados no DF. São 44.905 pacientes contra 3.760 (7,7%) nos municípios de Goiás e 414 (0,8%) nos de Minas Gerais.

Os municípios que mais utilizam os serviços de saúde do Distrito Federal são Novo Gama (69% ou 70 mil) e Águas Lindas de Goiás (39% ou 67 mil). Por outro lado, moradores de Alexânia (4% ou 936), Planaltina (8% ou 5.980) e Formosa (8% ou 8.146) são os menos dependentes dos serviços de saúde brasilienses.

AMB e Ride

A AMB é composta pelo Distrito Federal e por 12 municípios goianos localizados no entorno do território brasiliense: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

A Ride-DF é composta pelo Distrito Federal e por 33 municípios goianos e mineiros, sendo os 12 municípios goianos que compõem a AMB e mais 21 municípios: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Corumbá de Goiás, Flores de Goiás, Goianésia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Pirenópolis, São João d’Aliança, Simolândia, Vila Boa e Vila Propício no estado de Goiás, e Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí no estado de Minas Gerais.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado