Menu
Brasília

Secretaria de Saúde recebe de Ministério medicamentos para intubação de pacientes

As medicações foram enviadas para reforçar os estoques da rede pública durante a pandemia do novo coronavírus na capital

Redação Jornal de Brasília

11/08/2020 16h25

Nesta semana a Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu, do Ministério da Saúde, cerca de 24 mil unidades de diferentes substâncias utilizadas durante o procedimento de intubação de pacientes. As medicações foram enviadas para reforçar os estoques da rede pública por causa de complicações causadas pela pandemia do novo coronavírus.

“A importância desse recebimento é enorme porque a SES tem encontrado muita dificuldade na compra desses medicamentos seja pela falta no mercado, pelo fracasso nos pregões, ou porque os fornecedores que mesmo tendo contrato com a secretaria não realizam as entregas”, relata a subsecretária de Logística, Mariana Mendes.

São cinco substâncias, a maioria bloqueadores de junção neuromuscular, que já saíram da farmácia central e foram distribuídos para os hospitais públicos do Distrito Federal. Os medicamentos são Fentanila, Norepinefrina, Atracúrio, Rocurônio e Suxametônio.

A subsecretária acrescenta que essa quantidade que chegou, apesar de importante, vai apenas amenizar a situação, a depender da quantidade do consumo de cada medicamento. “Foi só para dar um respiro mesmo. Continuamos na batalha para reabastecer a rede. A gente sabe que este não é um problema só do Distrito Federal, é um problema mundial, mas trabalhamos com cenários semanais e com isso conseguimos um respiro de duas semanas para finalizar nossos processos de aquisições ”, conclui Mariana.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado