Menu
Brasília

Secretaria de Saúde assume a remoção de corpos de morte natural

Arquivo Geral

26/01/2019 14h24

Myke Sena/Jornal de Brasília

Francisco Dutra
[email protected]

A Secretaria de Saúde assumiu o serviço de remoção de corpos de morte natural. A partir da 0h de sábado (26), o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) será responsável pela retirada de cadáveres deste tipo de situação de residências e vias públicas. Esta é uma das ações do SOS Saúde. Até então, o serviço era conduzido pela Polícia Civil. No caso de mortes decorrentes de violência e acidentes, a coleta continuará nas mãos do órgão de segurança.

A responsabilidade pelo recolhimento de mortes naturais tem sido discutida intensamente pela Polícia Civil e a Saúde. Sobrecarregada e com déficit de pessoal, a polícia defendia a transferência do serviço. Em dezembro de 2018, as duas instituições assinaram um acordo para a mudança de regras. Tudo foi acompanhado pela equipe da Pró-Vida, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Demora

No decorrer dos últimos anos, a demora na remoção de cadáveres tem sido um problema no DF. Um drama mais agudo especialmente nas regiões mais carentes da capital federal.

“As mortes em vias públicas, ou em casa, por causas naturais, passam a ser investigadas pelo SVO, mas isso não elimina a necessidade do registro de ocorrência na delegacia”, disse a subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Morelo, em nota pública. Segundo a Secretaria de Saúde, a população deve fazer o contato do óbito para a polícia. No boletim de ocorrência, as delegacias vão avaliar se a morte foi natural, entrando em contato com o SVO.

No caso de suspeita de morte violenta, a situação será delegada ao Instituto de Medicina Legal (IML). Ou seja, o SVO focará apenas nos óbitos naturais. De acordo com a pasta, o serviço funcionará 24 horas por dia. As equipes contam com médico, técnico de laboratório, servidor administrativo e motorista. Nesta fase inicial, o trabalho interno será feito no Hospital Regional de Ceilândia.

Dúvidas poderão ser esclarecidas no plantão do IML pelos telefones 3207-4813 e 3207-4815. O contato direto como SVO poderá ser feito pelo número 3371-3544.

Além do SVO e do IML, existe um terceiro serviço de apuração de óbitos. A Anatomia Patológica investiga os casos de pacientes internados sem o esclarecimento no momento da morte.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado