Menu
Brasília

Secretaria de Saúde aumenta número de UTIs exclusivas para Covid-19

Todos os novos leitos estão no Hospital de Base. Agora, segundo a Secretaria, são 252 disponíveis para a população

Redação Jornal de Brasília

20/05/2020 10h56

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde aumentou a quantidade de leitos de UTI exclusivos para pacientes com infecção pelo novo coronavírus. Agora, são 252 espaços, 20 a mais do que na semana passada.

Todos os novos leitos estão no Hospital de Base. Com isso, a taxa de ocupação está em torno dos 40%, com 97 deles ocupados e 155 disponíveis. Este número pode variar a qualquer momento por conta do alto índice de infecção pela covid-19 na capital.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, lembra que várias medidas têm sido adotadas, desde o início da pandemia, para garantir o devido atendimento nas UTIs para os acometidos pela Covid-19. Isso inclui, entre outras medidas, a convocação de mais servidores.

“Nomeamos neste ano mil profissionais pela Secretaria de Saúde, sendo 773 deles médicos em diversas especialidades. Também fizemos a manutenção de equipamentos, doações de outros e aquisições, proporcionando a reabertura de novos leitos. Por isso, a pasta conseguiu, em pouco tempo, ampliar o número de leitos para 252”, informou Francisco Araújo.

Em maio, outros 70 leitos de terapia intensiva foram abertos na rede pública de saúde do Distrito Federal. Do total, dez foram no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), dez no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 30 no Hospital de Base e 20 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.

No mesmo mês, a Secretaria de Saúde firmou um convênio com o Hospital Daher, para contratar 20 leitos de terapia intensiva para adultos. Dessa forma, é possível complementar a rede pública de saúde do Distrito Federal. 

Rede privada

Além do suporte do sistema público de saúde e da rede contratada, os pacientes com a Covid-19 no Distrito Federal também podem contar com mais 162 leitos em 17 hospitais da rede privada, voltados exclusivamente para o público acometido pelo coronavírus. Atualmente, 70 deles estão ocupados, representando uma taxa de 43%.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado