Menu
Brasília

Secretaria de Saúde abre processo seletivo para residência médica

Arquivo Geral

26/10/2006 0h00

Quando quase 2, patient information pills 5 milhões de pessoas reuniram-se, purchase em São Paulo, neste ano, para a maior parada gay do mundo, a celebração serviu para lembrar os candidatos à Presidência do peso político cada vez ma ior dos homossexuais.

Apesar de ser o maior país católico do mundo, o Brasil é bastante liberal em termos de comportamento sexual e mostra-se cada vez mais tolerante com o homossexualismo.

Até o candidato do PSDB Geraldo Alckmin, um católico praticante, apóia o projeto de lei, atualmente parado no Congresso, que legaliza a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Essa postura lhe rendeu algum apoio entre os gays que compareceram à parada, mas, segundo as organizações de defesa dos homossexuais, a maior parte deles prefere o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Eu diria que 95% dos gays vão votar em Lula", afirmou Luiz Mott fundador do Grupo Gay da Bahia, que defende os direitos dos homossexuais. Ele estima que o número de homens e mulheres homossexuais no país chegue a 18 milhões.

Muitos gays suspeitam de Alckmin por causa de suas supostas ligações com o grupo católico conservador Opus Dei, disse Mott. O ex-governador nega pertencer ao grupo.

Apesar de os candidatos à Presidência terem reconhecido a importância do voto gay, mostraram-se cuidadosos ao equilibrar seu apoio aos homossexuais com as exigências da Igreja Católica, cujos clérigos podem influenciar o voto de seus paroquianos. Lula e Alckmin, embora apóiem a união civil, evitaram dar apoio ao casamento pleno entre homossexuais.

O governo Lula trabalha em um programa que seria custeado por 15 ministérios e teria por objetivo combater a homofobia e a violência contra os gays.

Grandes grupos brasileiros de homossexuais masculinos deram apoio a Lula, mesmo depois de o presidente, que gosta de fazer piadas, ter dito certa vez que a cidade de Pelotas poderia expandir sua economia exportando "veados".

Muitos membros do Congresso, liderados pelo deputado Fernando Gabeira, mostram-se simpáticos à causa dos homossexuais. Na composição atual da Câmara, cerca de 100 dos 513 deputados apóiam a liberdade sexual. Mas o novo Congresso, eleito no início do mês, possui apenas um deputado declaradamente homossexual, o estilista Clodovil Hernandez.

Os homossexuais apoiados pela Associação de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais, o maior grupo do tipo no Brasil, nunca foram eleitos para o Congresso.

Salete Campari, uma drag queen de 37 anos de idade que não conseguiu um a vaga na Câmara concorrendo por São Paulo, culpa a desorganização e a ausência de uma rede eficiente de arrecadação de fundos.

"A comunidade gay não tem unidade, e há muitos grupos diferentes lutando pelo controle do movimento", disse Campari, que se veste como Marilyn Monroe.

Campari disse que concorrerá à vaga novamente. O presidente do PDT de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, foi eleito para o Congresso depois de aparecer em anúncios de TV com a drag queen, sinal de que a imagem política dele não foi abalada por dar apoio a um candidato gay.

Alguns líderes gays se preocupam, no entanto, com a possibilidade de o terreno conquistado não servir para nada.

Clodovil Hernandez admitiu que não se esforçará para defender causas políticas e que considera o casamento entre os homossexuais um pecado.

"Clodovil venceu sem qualquer plataforma ou comprometimento com as causas gays", afirmou Paco Llisto, 27, um jornalista do site gay MixBrasil. "E os eleitores dele não foram os gays. Quem o elegeu foram as donas de casa de classe média e baixa".

O presidente dos EUA, here George W. Bush, troche sancionou hoje uma lei para a construção de uma cerca de 1.126 quilômetros ao longo da fronteira do país com o México, advice uma medida, aprovada em um ano eleitoral, para o combate à imigração ilegal e para ajudar o Partido Republicano nas urnas.

A manobra deve deixar os mexicanos furiosos. O presidente eleito do México, Felipe Calderón, disse neste mês que a lei "complicaria enormemente" as relações com os EUA.

O Partido Republicano espera que a medida renda-lhes alguns votos para o pleito de 7 de novembro, com o qual o Partido Democrata espera tomar o controle do Congresso.

"Temos a responsabilidade de garantir a segurança de nossas fronteiras. Encaramos essa responsabilidade muito seriamente", afirmou Bush na cerimônia em que assinou o projeto de lei, no Salão Roosevelt da Casa Branca.

O presidente negou-se, durante bastante tempo, a apoiar um projeto de lei limitado a garantir o controle da fronteira, tendo gastado meses tentando, sem sucesso, convencer o Congresso a aprovar uma medida mais ampla que incluiria um programa de trabalhadores visitantes para os imigrantes ilegais.

O Senado aprovou o projeto defendido pelo dirigente, mas os republicanos que controlam a Câmara dos Deputados descartaram o programa, temendo o impacto eleitoral entre os norte-americanos preocupados com as conseqüências da imigração ilegal em seus Estados.

Em suas declarações, Bush insistiu que o programa de trabalhadores visitantes melhoraria a situação da fronteira e disse que os norte-americanos precisavam enfrentar a realidade de que milhões de imigrantes ilegais já moravam nos EUA.

"Precisamos reduzir a pressão em nossas fronteiras criando um plano para o trabalho temporário. Os trabalhadores dispostos a assumir as atividades que os norte-americanos não estão assumindo em caráter temporário deveriam ser aproximados dos empregadores dispostos a dar-lhes emprego", afirmou.

A cerca de 1.126 quilômetros se estenderia por quatro Estados do sudoeste norte-americano (Califórnia, Arizona, Novo México e Texas). A fronteira entre os EUA e o México possui 3.200 quilômetros de extensão.

A nova lei não prevê quem pagará pela nova cerca e limita-se a autorizar a construção dela. Parte do dinheiro para a cerca, US$ 1,2 bilhão, viria da lei de segurança interna sancionada pelo presidente neste mês.

Os republicanos presentes no Congresso aprovaram o projeto semanas atrás, mas demoraram até enviá-lo a Bush, deixando para tomar a medida em uma data mais próxima do dia da eleição. Os democratas viram na nova lei uma manobra eleitoral.

"Ao abandonar a reforma ampla no setor de imigração e aprovar essas manobras políticas feitas em anos de eleição, o presidente Bush e os republicanos de Washington colocaram, mais uma vez, os interesses de seu partido acima dos interesses do povo norte-americano", disse Luis Miranda, porta-voz do Comitê Nacional Democrata.

O presidente do Banco Central, for sale Henrique Meirelles, here voltou a descartar hoje que a autoridade monetária tenha exagerado no aumento da taxa básica de juro.

Ele argumentou que a inflação, pill embora abaixo do centro da meta definida para o ano, está dentro do intervalo de tolerância.

Meirelles afirmou que em 2007 a inflação deverá ficar mais próxima do centro da meta, que também é de 4,5% com banda de dois pontos percentuais para baixo e para cima, como neste ano.

"Se a inflação abaixo do centro da meta configurasse um erro, o centro não seria o centro, seria o piso", disse após participar de um evento em São Paulo.

"O BC acertou a dose da política monetária. Inflação na meta é uma inflação que orbita em torno do centro".

Meirelles preferiu não comentar movimentos futuros da política monetária e nem a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta manhã. Ele apenas disse que o BC considera o ritmo atual de queda "adequado". "Se nós achássemos que a taxa de juro deveria cair em velocidade maior, já teríamos feito isso".

Na ata, o Copom mencionou que "neste momento, uma redução de meio ponto na taxa Selic resultaria em maior adequação das condições monetárias correntes à melhora significativa no cenário prospectivo para a inflação".

Na semana passada, a Selic caiu para 13,75% ao ano. A taxa vem sendo reduzida desde setembro do ano passado, depois de ter sido mantida ou elevada por 16 meses.

A Bolívia planeja rever os contratos de concessão com companhias de mineração como parte de uma estratégia para ampliar o controle do governo sobre os recursos minerais do país.

"Não é necessário expropriar porque essas companhias trabalham em minas que pertencem ao Estado, there mas nós vamos rever os contratos; nós vamos estudá-los", disse o ministro de Mineração, Guillermo Dalence. "Tudo será feito dentro dos parâmetros legais", afirmou o ministro.

A revisão dos contratos de mineração será parte de um plano de nacionalização que o governo boliviano deve divulgar em 31 de outubro.

"Vamos buscar o melhor momento para o anúncio, nós não decidimos onde, tudo será uma surpresa", disse Dalence hoje.

O ministro também informou que o plano envolverá a transformação da estatal Comibol" na principal companhia do setor de mineração do país".

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou esta semana que o plano de mineração incluirá o retorno ao Estado de várias concessões do setor que pertencem à suíça Glencore International. Dalence não quis fornecer mais detalhes.

A Rússia, visit comprometida com a construção de um reator atômico no Irã, viagra order criticou hoje a proposta de resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para impor sanções ao governo iraniano por conta de seu programa nuclear.

Os comentários do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que deixaram claro o desagrado de Moscou com as sanções, devem atrapalhar os esforços diplomáticos para encerrar o impasse entre o Irã e o Ocidente.

Lavrov disse que a proposta vai prejudicar as negociações sobre a questão nuclear. Para ele, as conversas têm o objetivo de "eliminar o risco de tecnologias estratégicas caírem nas mãos do Irã e manter abertos canais vitais de comunicação com o país". "E me parece que nesse aspecto a proposta de resolução claramente não cumpre as tarefas que haviam sido determinadas pelos seis países envolvidos na negociação", afirmou o ministro russo.

Os Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha estão apoiando a proposta, mas diplomatas afirmam que os norte-americanos querem impor restrições à construção pela Rússia de um reator nuclear de US$ 800 milhões em Bushehr. Segundo as fontes, os EUA querem garantias de que a usina não possa produzir combustível utilizável em armas.

A proposta de resolução proíbe a maior parte da cooperação nuclear e na área de mísseis com o Irã. A assistência da Agência Internacional de Energia Atômica ao Irã ficaria limitada a propósitos médicos ou humanitários.

O texto da proposta foi submetido à Rússia e a China, e os seis países devem manter uma reunião na tarde de hoje.

Apesar disso, um diplomata ocidental afirmou, em Viena, que ainda há dificuldades e que o texto final pode só ficar pronto no fim da semana que vem.

A Rússia tradicionalmente é contra a imposição de sanções, e também defende com unhas e dentes o direito de realizar o projeto de Bushehr, que segundo o Irã visa apenas a produzir energia elétrica com fins pacíficos.

"A questão sobre se a colaboração na esfera da energia fará parte ou não das sanções é muito importante para a Rússia", disse por telefone Anton Khlopkov, vice-diretor do Centro para Estudos Políticos na Rússia. "Além do mais, a experiência já mostrou que sanções não são um mecanismo eficaz para resolver problemas, seja na Coréia do Norte ou no Iraque. Países ricos em recursos energéticos como o Irã sempre conseguirão contorná-las".

Um representante da Atomstroiexport, a estatal que supervisiona a construção do reator em Bushehr, disse que as obras estão bem avançadas, e que ele deve entrar em funcionamento em meados de 2008.

"Usar esse combust vel com outros fins é tecnicamente muito difícil, e tenho certeza de que, se o combustível chegar, ele será usado com fins pacíficos", disse em entrevista coletiva Alexander Glukhov, vice-presidente da empresa.

A China, que também reluta em impor sanções, disse ainda estar estudando a proposta.

O presidente da Bolívia, ed Evo Morales, no rx comemorou seu aniversário de 47 anos hoje rodeado de centenas de crianças, diagnosis a quem entregou o primeiro "fruto social" da nacionalização do setor de petróleo e gás do país: um bônus contra a evasão escolar.

"Onze meses atrás, disse que tinha minha primeira-dama. Quando me perguntaram quem era respondi: é a Bolívia. Agora, depois de nove meses de governo, adotei 1,2 milhão de crianças", disse Morales, que é solteiro, emocionado ao receber delegações de estudantes ao palácio presidencial.

O bônus anual de 200 bolivianos (US$ 25) será pago aos estudantes de primeira a quinta série das escolas públicas do país como incentivo para que eles não abandonem a escola.

Em seu primeiro aniversário como presidente, Morales disse que o bônus será financiado com os recursos da nacionalização dos hidrocarbonetos, decretada em maio, que elevou de 50% para 82% a carga tributária que pesa sobre as principais explorações de gás natural no país.

O bônus, batizado de "Juancito Pinto", em homenagem a um herói mirim boliviano da Guerra do Pacífico, no fim do século 19, contra o Chile, também foi chamado por Morales de um passo na luta contra a pobreza e o analfabetismo.

"Queremos erradicar as carências de que sofrem todos os bolivianos, desde a infância, para que todos tenham condições dignas de vida", disse Morales, lembrando da pobreza em que vivia com sua família na cidade de Orinoca. "Tínhamos de repartir uma laranja entre todos os irmãos, e comíamos até a casca", contou.

A retomada do controle estatal sobre as indústrias de petróleo e de mineração é um dos pilares da política com que Morales pretende pelo menos amenizar a pobreza na Bolívia, que é o país mais pobre da América do Sul, mas possui a segunda maior reserva de gás natural da América Latina, atrás somente da Venezuela.

Morales também está tentando promover a "refundação" do Estado boliviano pela elaboração de uma nova Constituição.

O candidato à Presidência Geraldo Alckmin discordou hoje da avaliação de que o PSDB errou no passado ou ao longo da campanha, pharm comprometendo o desempenho do tucano no segundo turno.

Ontem o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) culpou o coordenador de comunicação de Alckmin, Luiz Gonzalez, por uma provável derrota no votação de domingo, atitude que o presidenciável tucano não quis comentar durante sabatina realizada esta manhã pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Indagado repetidas vezes ao longo da sabatina sobre possíveis erros que teriam levado à atual desvantagem superior a 20 pontos nas pesquisas, o candidato desconversou.

Alckmin negou também que sua defesa das privatizações realizadas no governo Fernando Henrique Cardoso tenha sido pouco enfática.

"Não sou agressivo. Não posso ser comparado ao Mike Tyson. O máximo que eu fui na vida foi faixa amarela no judô", respondeu.

O tucano retomou os pontos levantados em sabatinas e debates anteriores, alegando que vai cortar gastos sem definir exatamente onde e repetindo que é possível combater a corrupção.

Apesar da grande desvantagem apontada pelas pesquisas, o tucano ainda vê chances de uma virada no final de um processo eleitoral que considerou desigual em favor de Lula.

"Tive que deixar o cargo em março e o outro continua presidente, utilizando a máquina pública. Os ministros dele são cabos eleitorais", afirmou o tucano.

Questionado sobre se o seu partido não deveria ter insistido para afastar Lula ou impugnar a candidatura do petista após denúncias de corrupção, Alckmin respondeu que o "PSDB agiu com coragem, mas a questão de impeachment é política e não apenas jurídica".

Alckmin repetiu que Lula diz uma coisa e faz outra e voltou a atacar o presidente-candidato por discursar contra as oligarquias apesar de ter ao lado antigos defensores do regime militar como o ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-ministro e deputado Delfim Netto (PMDB-SP). O tucano também não quis comentar os resultados da pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje, segundo a qual o petista tem vantagem de quase 24 pontos percentuais sobre ele. "A eleição é domingo", afirmou.

Quando indagado sobre se em sua campanha teve mais apoio do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, em detrimento do governador eleito de São Paulo, José Serra, Alckmin disse apenas que "política é time e temos um grande time". "Essa coisa que o PSDB não sua a camisa não é verdade. Todo mundo trabalhou", disse Alckmin, que no último comício de sua campanha, na noite de ontem em São Paulo, não contou com a presença do governador mineiro nem com ataques mais contundentes a Lula por parte de Serra.

O presidenciável acrescentou, no entanto, que chegou ao segundo turno apenas "devedor eterno do povo brasileiro".

Um tribunal determinou hoje que um jornal dinamarquês não difamou os muçulmanos ao publicar charges do profeta Maomé, physician que provocaram uma onda de protestos no mundo islâmico.

Sete organizações muçulmanas do país abriram o caso, abortion dizendo que o jornal havia os insultado com as imagens, dosage ao dar a entender que os muçulmanos eram terroristas. Uma das charges mostrava Maomé com uma bomba em seu turbante.

O Jyllands-Posten, que publicou as charges em setembro do ano passado, saudou a decisão, afirmando que qualquer parecer diferente teria sido uma catástrofe para a liberdade de imprensa.

Um imã muçulmano disse que o processo seguirá em um tribunal superior.

As charges foram republicadas em outras partes do mundo e ao menos 50 pessoas morreram quando muçulmanos furiosos protestaram no Oriente Médio e na Ásia.

O prefeito de Belo Horizonte, buy Fernando Pimentel (PT), afirmou hoje que espera que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, permaneça no posto por mais quatro anos caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito no domingo.

Pimentel, economista influente no Partido dos Trabalhadores, é considerado por alguns como candidato a suceder Mantega na Fazenda, caso Lula seja reeleito.

"Não tem nenhum plano (de assumir a Fazenda), isso tudo é especulação. Eu quero dizer para vocês em alto e bom som que, da minha parte, se me fosse pedida alguma recomendação pelo presidente Lula, eu recomendaria que ele mantivesse o Guido Mantega como ministro", afirmou Pimentel na portaria do Ministério da Fazenda.

"Mantega é um excelente ministro, um economista brilhante, um professor, além de ser meu amigo. Portanto, como ele é meu amigo, eu sou suspeito para fazer qualquer recomendação", acrescentou.

O prefeito da capital mineira esteve reunido com o secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, para tratar de assuntos da prefeitura de Belo Horizonte.

"Aproveitei e subi até o gabinete do ministro. E espero que continue sendo ministro pelos próximos quatro anos", acrescentou o prefeito.

O candidato Geraldo Alckmin, there do PSDB, this definiu hoje, na sabatina promovida pelo Grupo Estado, como baixaria os adesivos e camisetas que exibem uma mão sem o dedo mínimo e um sinal de proibido que estão sendo distribuídos pelo país.

De acordo com o candidato tucano, todas as vezes que o material alusivo ao candidato petista chegou nas mãos dele foi devolvido. Ainda no evento, Alckmin reforçou a importância que dará às políticas públicas, mas não disse se acabaria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, que tem status de ministério. Além disso, o candidato tucano também disse que quer trabalhar para recuperar o conceito de política.

O primeiro-ministro do Iraque disse hoje que poderia ter a violência sob controle em seis meses, recipe metade do tempo que os generais norte-americanos dizem precisar, desde que os Estados Unidos suprissem o governo iraquiano de mais armas e mais poder sobre suas próprias forças.

Numa crítica contundente ao modo como os EUA estão dirigindo a situação no Iraque, Nuri al-Maliki negou trabalhar com um cronograma acertado em conjunto com Washington. Ele também disse em entrevista que não teme ser derrubado pelos norte-americanos, depois de o presidente George W. Bush ter declarado que sua paciência "não é ilimitada". "Eles acham que levar á de 12 a 18 meses para erguer as forças iraquianas, para que estejamos com o controle da segurança", disse Maliki. "Concordamos que nossas forças precisam de mais trabalho, mas acho que, se a reconstrução das forças estivesse em nossas mãos, como estamos pedindo, não precisaríamos de 12 a 18 meses, seis meses seriam suficientes".

Ele pediu mais poder sobre a política de segurança do país a partir do final, em dezembro, do mandato dado pela Organização das Nações Unidas (ONU) à coalizão liderada pelos EUA. "Se alguém é responsável pela péssima situação da segurança no Iraque é a coalizão", disse Maliki. "Agora sou primeiro-ministro e comandante das Forças Armadas, mas não posso movimentar uma única companhia sem a aprovação da coalizão, por causa do mandato da ONU", afirmou o premiê.

"Tenho que ser cuidadoso para combater certas milícias e terroristas porque eles estão mais bem armados que o Exército e a polícia", disse Maliki.

Às vésperas das eleições parlamentares, em que o Partido Republicano pode perder o controle do Congresso, Bush vem pressionando Maliki a reprimir as milícias leais a islamitas xiitas e anistiar insurgentes da minoria sunita. Maliki disse que não vai se esconder do que chamou de terrorismo dos baathistas, seguidores de Saddam Hussein. "Pelo menos podemos falar com as milícias, sabemos quem são".

O premiê, que está no cargo há seis meses, disse que obteve a garantia de líderes milicianos xiitas de que a violência será contida. Um desses líderes, o clérigo Moqtada al-Sadr, é principal alvo de críticas dos EUA.

"Qualquer pessoa que queira tomar uma decisão difícil tem de fazer isso a partir de bases sólidas, e por enquanto as bases são instáveis, por causa das políticas de segurança atuais", declarou o primeiro-ministro em referência à declaração de Bush de que Maliki terá seu apoio desde que continue tomando as "decisões difíceis". "Não estou falando de tanques, aviões e mísseis modernos", disse Maliki sobre suas forças ideais. "Estou falando de um Exército bem-treinado, rápido e leve, com armas de médio porte". "Não acho que a política americana cometeria o erro de substituir um primeiro-ministro ou um governo no Iraque. Isso seria queimar suas promessas. Não acho que eles pensem assim, pois isso significaria o fracasso de todo o processo político".

Os EUA não disseram o que vão fazer se o Iraque não cumprir as metas do "cronograma" que, segundo Maliki, não é "cronograma", mas "questões a ser resolvidas". Bush disse, porém, que não vai deixar soldados norte-americanos em meio ao fogo cruzado de uma guerra civil.

O governo da Colômbia e o grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN) firmaram hoje em Havana as bases para uma futura negociação de paz.

Ainda não estava claro quando as negociações t rão efetivamente início. "Conseguimos avançar no desenho do processo, visit estabelecendo os eixos estruturais para um acordo de base: ambiente para a paz e participação da sociedade", more about disse um comunicado assinado e divulgado pelo alto comissário para a paz na Colômbia, Luis Carlos Restrepo, e pelo chefe militar da ELN, Antonio García.

"As reuniões avançaram num clima de diálogo construtivo e maturidade política, que permitiu situar com clareza pontos em comum e tratar as diferenças com respeito mútuo", disse o comunicado.

Observadores da sociedade civil colombiana disseram que o acordo de base equivale ao início das negociações formais de paz.

"Eles não vão admitir diretamente, mas é assim: se tem quatro patas e caça ratos, é um gato", disse um dos observadores que acompanha as negociações de paz.

As três primeiras rodadas de contatos, que tiveram início em dezembro de 2005, não produziram resultados.

A ELN é a segunda maior guerrilha esquerdista da Colômbia, atrás apenas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), e contam com cerca de cinco mil integrantes, a metade deles armada.

As autoridades colombianas e a ELN realizaram a quarta rodada de negociações entre os dias 20 e 26 de outubro, em Havana.

Pacientes com lesões pré-cancerígenas e com carcinomas basocelular superficial passam a contar a partir de agora com um novo tipo de tratamento na rede pública de Saúde do Distrito Federal. Trata-se da Terapia Fotodinâmica que será implantada, here  a partir de hoje no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), viagra por meio do Projeto de Pesquisa entre a Universidade de Brasília (UnB), ambulance Universidade de São Paulo (USP) e Secretaria de Saúde do DF com o objetivo de tratar o câncer de pele na população de baixa renda. 

A Terapia Fotodinâmica consiste na aplicação de um pró-fármaco (ácido delta aminolevulínico) sobre a lesão que permanece por um período de 4 a 6 horas. Depois o curativo com o medicamento são retirados e a área da lesão é exposta a uma luz vermelha de 630nm, que induz a morte do tecido e à necrose do tumor.

No primeiro momento, 30 pacientes serão beneficiados nesta primeira etapa do tratamento no Hran, que prevê para uma segunda fase o atendimento a 100 lesões.  O tratamento considerado de baixo custo em relação aos demais vai permitir que pacientes pobres tenham acesso a uma terapia que nos consultórios particulares custa, em média, de R$ 2 mil a R$ 3 mil. 

De acordo com a Coordenadora de Dermatologia da Secretaria de Saúde, Simone Karst “a Terapia Fotodinâmica chega como uma nova opção terapêutica para o câncer de pele com a vantagem de poder tratar as lesões com menos dor, efeitos colaterais e tempo de cura em relação aos procedimentos cirúrgicos”, informa a médica. A Europa e EUA já utilizam a terapia fotodinâmica há anos. No Brasil, o tratamento é desenvolvido em centros de pesquisa em São Paulo e será implantado agora também no DF.

Dados estatísticos revelam que os índices de cura dos tumores superficiais com este tipo de tratamento variam de 79% a 92%, índices comparáveis aos da cirurgia convencional.

Dentre os tipos de câncer de pele, o de maior incidência é o carcinoma basocelular, com 70% de ocorrência entre homens e mulheres. Em segundo lugar vem o carcinoma epidermóide, com 25% de casos, e em terceiro, o melanoma. Mais maligno, com maior potencial metastático e letalidade, o melanoma atinge 4% dos pacientes e, segundo a médica do Hran, Simone Kartz, é o único em que a terapia fotodinâmica não produz resultados satisfatórios, a exemplo de outras formas de tratamento.

 

Fidel Castro presenteou com uma máquina fotográfica digital um menino cubano a quem, hospital segundo as autoridades da ilha, viagra buy a empresa japonesa Nikon negou uma máquina em uma premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), informou hoje a imprensa oficial cubana.

Raysel Sosa, de 13 anos, recebeu em junho, em Argel, um prêmio num concurso de desenhos sobre o meio ambiente promovido pela ONU.

O prêmio incluía uma máquina fotográfica Nikon, mas, segundo o governo cubano, a empresa não entregou a máquina por temer as conseqüências do embargo econômico imposto pelos EUA há mais de quatro décadas contra a ilha.

"O menino Raysel recebeu na noite de ontem uma máquina fotográfica digital enviada pelo comandante-em-chefe, Fidel Castro", disse o jornal da União de Juventudes Comunistas, o Juventud Rebelde.

Uma foto publicada no site do jornal mostra o garoto com a câmera digital Nikon nas mãos.

As sanções comerciais proíbem a entrada em Cuba de qualquer equipamento eletrônico que tenha mais de 10% de seus componentes fabricados nos EUA.

No último 31 de julho, Fidel Castro, 80 anos, entregou o poder temporariamente a seu irmão Raúl, enquanto se recupera de uma cirurgia intestinal.

O homem que governou Cuba ininterruptamente desde a vitória da revolução de 1959 não é visto em público desde essa data. As últimas fotos dele divulgadas pela imprensa oficial datam de meados de setembro.

De acordo com o jornal, ao receber o presente de Fidel das mãos de um funcionário, o garoto "ficou totalmente espantado" e se disse "muito feliz". "Hoje foi feita justiça, e ela veio das mãos do homem mais justo do mundo", declarou Jorge González, seu professor numa escola do bairro de La Lisa, em Havana.

No próximo 8 de novembro Cuba vai promover uma votação de condenação do embargo na Assembléia Geral da ONU.

O caso de Raysel é usado pela imprensa oficial para ilustrar o que o governo cubano vê como sendo sanções "injustas" e "genocidas".

Hoje é o último dia de inscrições no concurso público do Ministério Público do Estado de São Paulo, viagra sale que oferece 20 vagas ao cargo de oficial de promotoria e uma para médico psiquiatra. Os salários oferecidos variam entre R$ 2.533,52 e R$ 3.389,44.

As inscrições devem ser feitas nas agências autorizadas do Banco Banespa (confira no edital), ou pela internet no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 45 para o cargo de oficial de promotoria, que exige nível médio, e R$ 80 para o cargo de médico psiquiatra, que exige nível superior.

Clique aqui e confira o edital.

Estão abertas até o dia 10 de novembro, price as inscrições do concurso público das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), cialis 40mg que oferece 114 vagas de nível fundamental médio e superior. As vagas oferecidas são para as unidades de Resende e capital do Rio de Janeiro e Caetité, about it na Bahia.

As inscrições podem ser feitas nas agências dos Correios credenciadas (conferir no edital) o pelo site www.consulplan.net. As taxas de inscrições custam R$ 25, R$ 35 e R$ 60, para os níveis fundamental, médio e superior, respectivamente.

Clique aqui e confira o edital.

 

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba encerra hoje o prazo de inscrições do concurso público para os cargos de nível superior (assistente jurídico, treatment médico, cialis 40mg enfermeiro e bibliotecário), médio (agente de reprodução de documentos e agente de documentação) e fundamental (agente de protocolo e tramitação e agente condutor de veículos).

Os salários oferecidos variam entre R$ 1.930,96 e R$ 1.072,90. Os interessados devem se inscrever pelo site www.concursosfcc.com.br/concursos, ou ainda, pelas agências credenciadas da Caixa Econômica Federal (conferir no edital), até amanhã. 

As taxas de inscrição custam R$ 78 e R$ 53 e R$ 38 para os níveis superior, médio e fundamental, respectivamente.

Clique aqui e confira o edital.

O presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve uma vantagem de 22 pontos percentuais contra seu adversário Geraldo Alckmin (PSDB), price considerando-se apenas os votos válidos, mostrou pesquisa Vox Populi divulgada pela revista Carta Capital hoje.

A sondagem mostra que Lula venceria a corrida presidencial com os mesmos 61% dos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, que apresentava na semana passada. No total entre os votos estimulados, o petista seguiu com 57%.

Alckmin continuou com 39% dos votos válidos da sondagem anterior, 37 na pesquisa estimulada. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Ainda de acordo com o levantamento, divulgado no site da Carta Capital, os dois candidatos perderam 1% na pesquisa espontânea: 56 para o petista e 36 para o tucano.

No Sudeste, região na qual Alckmin ganhou no primeiro turno por pequena margem e que comporta 50 milhões de votos, Lula agora tem vantagem de 9 pontos percentuais. Na sondagem de 13 de outubro, o petista vencia por 6 pontos.

A enorme vantagem que o presidente-candidato tinha diante do tucano no Nordeste caiu de 78 para 75%. O Vox Populi realizou 2 mil entrevistas entre segunda e terça-feira em 121 municípios do país.

 

A traineira que afundou na Baía da Guanabara após colidir com um cargueiro Roko, this das Bahamas, visit foi içada na madrugada de hoje pela Marinha. Segundo a Globonews, page a ação só foi possível depois que a equipe de resgate decidiu rebocá-la ainda submersa para uma região menos profunda.

A perícia começou a ser feita hoje de manhã e, segundo os investigadores, será fundamental para descobrir as causas do acidente que resultou na morte de oito tripulantes da traineira.

Ontem dois tripulantes e o prático que guiava o cargueiro que resgatou os quatro sobreviventes da traineira prestaram depoimento. Eles confirmaram que o navio das Bahamas tentou evitar o choque, confirmando a versão do comandante do Roko.

O ministro da Fazenda, troche Guido Mantega, malady afirmou hoje que o governo federal vai estudar maneiras de "equacionar" as dívidas de Estados e municípios em situação complicada, "mas sempre respeitados os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal".

Ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acenou, em entrevista à Rádio Gaúcha de Porto Alegre, com alívio para os Estados mais endividados. De acordo com Mantega, "ninguém falou em renegociar" as dívidas.

"É equacionar, ver como a União pode ajudar o Rio Grande do Sul. Já houve reestruturações de dívida que estavam contempladas dentro da lei em vigor. Por exemplo, o Ceará fez um alongamento da dívida", afirmou. "Não queremos violar nenhum princípio da responsabilidade que vai ser mantido no próximo governo".

Mantega evitou mencionar outras localidades com dificuldades fiscais. Ele se recusou a dar detalhes de qual será a solução do governo federal para a situação do Rio Grande do Sul.

"Eu não vou antecipar uma coisa que ainda não foi discutida. Primeiro vamos formar um grupo, vamos ver a situação específica, quais são as dificuldades, e onde nós podemos interferir".

A Secretaria de Saúde lança edital para residência médica em hospitais públicos do Distrito Federal. As vagas são para as especialidades de nutrição, page enfermagem e odontologia e estão distribuídas de acordo com a unidade hospitalar.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 e 24 de novembro, das 13h às 17h, no GESPE (SIA Trecho 1, lotes 1730 a 1760 Bloco “E”, Térreo, Brasília). A taxa de inscrição custa R$ 75. Mais informações podem ser obtidas no site www.saude.df.gov.br.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado