Menu
Brasília

Secretaria confirma caso de raiva em bezerro no Lago Oeste

Arquivo Geral

04/01/2018 17h32

Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal confirmou, por volta das 16h desta quinta-feira (4), a ocorrência de um caso de raiva bovina em um bezerro na região do Lago Oeste, em Sobradinho. A pasta afirmou ter detectado apenas um foco e garantiu que tem estado em contato com os produtores locais e das vizinhanças para reforçar o protocolo obrigatório de vacinação dos animais na área afetada.

A Defesa Agropecuária manterá o monitoramento na região e solicita aos produtores que notifiquem caso algum animal apresente qualquer tipo de alteração no comportamento, como apatia, andar cambaleante e até paralisia. Outra coisa para ficar de olho é se existem marcas de mordidas de morcegos no corpo do bovino. Caso haja necessidade, a Secretaria disponibiliza dos números  3340-3862 ou 3487-1438, que ligam diretamente para o escritório regional do órgão.

A pasta assegura que o monitoramento dos rebanhos é feito de forma continuada e são promovidas campanhas de vacinação contra raiva em bovinos e equídeos anualmente. Além disso, ela disse ter feito o atendimento permanente aos casos suspeitos da doença e o controle de morcegos hematófagos na zona rural. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou também já ter sido feita a  aplicação de soro antirrábico e vacina antirrábica em todas as pessoas que entraram em contato com o animal infectado.

Confira a nota da Secretaria de Agricultura:

 

Fonte: Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado