Menu
Brasília

Rede pública de saúde volta ao normal na segunda-feira (4), diz secretário

Arquivo Geral

30/05/2018 19h27

Renato Araújo/Agência Brasília

Rafaella Panceri
[email protected]

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou a entrega de 39 mil frascos de soro fisiológico vindos de Goiânia até as 19h de hoje — o suficiente para abastecer a rede pública por 15 dias. O segundo lote do produto virá de São Paulo e chega ao DF até a próxima sexta-feira (1), com a mesma quantidade de bolsas do líquido. A previsão da pasta é de que até o início da semana que vem as unidades da rede voltem a operar em sua totalidade.

A secretaria informou que a situação do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é crítica quanto ao abastecimento de oxigênio. “O gás acaba na sexta-feira, mas a empresa fornecedora garantiu o necessário para amanhã e depois”, explica Humberto Fonseca.

Após o dia 1º de junho, a Saúde afirma que abastecerá os tanques dos veículos da empresa, para que a distribuição seja feita. “A empresa se abastece de oxigênio no próprio DF e pediu apoio para fornecê-lo às unidades”, completa.

Alimentação

A empresa responsável pela alimentação nos hospitais também confirma o retorno do serviço hoje. Segundo a Saúde, a alimentação dos pacientes não foi interrompida, somente a de acompanhantes. O secretário assegura que pagamento foi efetuado ontem, mas o processo foi prejudicado por dificuldades jurídicas.

As ambulâncias utilizadas pela rede pública são movidas a diesel. Por isso, não há problemas no abastecimento dos tanques. Outros veículos utilizados pela secretaria, movidos à gasolina, enfrentaram problemas para circular. Porém a situação é considerada “sob controle”.

Nesta semana, o Hospital Sírio-Libanês ficou sem combustível para transportar medicamentos utilizados por pacientes que fazem quimioterapia. A Saúde forneceu o combustível necessário à distribuição, conforme o secretário de Saúde.

O Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (1º). Por isso, a rede pública de saúde funciona em regime de fim de semana.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado