Menu
Brasília

Saúde vai contratar mais de 300 leitos para enfrentamento da Covid-19

Foi aberta dispensa de licitação. Contrato prevê a locação de todos os equipamentos, insumos, mobília e mão de obra

Redação Jornal de Brasília

10/04/2020 12h15

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde abriu dispensa de licitação para a contratação emergencial de 306 leitos. Destes, 200 serão instalados no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e 106 no Hospital da Polícia Militar.

Dos 200 leitos que serão instalados no Estádio Mané Garrincha, 20 leitos serão de suporte avançado com respiradores (UTI), quatro de emergência (sala vermelha) e o restante serão leitos de enfermaria. Já no Hospital da PM, serão 86 leitos de suporte avançado (UTI) e 20 de enfermaria.

As publicações saíram nas edições extras do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quarta (8) e quinta (9), respectivamente. As contratações dos Serviços de Gestão Integrada fazem parte das ações de enfrentamento da pandemia de coronavírus.

A contratação emergencial compreende a locação de equipamentos, gerenciamento técnico, assistência médica multiprofissional de forma ininterrupta, com manutenção e insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos, incluindo computadores e impressoras. Além do atendimento dos pacientes (medicamentos, materiais, alimentação). Tudo será estruturado no Estádio Mané Garrincha e no Hospital da PMDF??.

Este será um contrato para 180 dias, podendo se estender por mais tempo, a depender dos rumos da pandemia do coronavírus e da necessidade de utilização. “Como é um serviço de solução integrada e tem o alto valor agregado após o fim do contrato, os bens contratados serão incorporados ao patrimônio da Secretaria de Saúde, pois são equipamentos de extrema necessidade para a Pasta e que serão utilizados posteriormente”, explica o Secretário de Saúde Francisco Araújo.

Emergência

De acordo com o subsecretário de infraestrutura em Saúde (Sinfra) Isaque Albuquer, essa medida foi tomada em caráter emergencial pela dificuldade de compra. “É uma dispensa específica para o enfrentamento da Covid-19, está prevista na Lei nº 13.979. Com essa pandemia, existe uma dificuldade mundial para compra de equipamentos. Por isso, a Pasta optou pela locação de todos os bens e serviços, até pela rapidez e urgência neste momento”, reitera.

As instalações seguem a sequência das obras de adequação dos espaços no Estádio Mané Garrincha e da necessidade de utilização dos leitos. O recebimento das propostas será até às 15h do dia 13 de abril, através do e-mail [email protected]. O Ofício de convocação e o Projeto Básico deverão ser solicitados através do mesmo e-mail de envio das propostas. O aviso de dispensa de licitação foi comunicado por meio do Ofício n° 588/2020.

Para os leitos do Hospital da PM o recebimento das propostas será até às 15h do dia 14 de abril, no e-mail citado acima. O aviso de dispensa de licitação foi comunicado por meio do Ofício n° 624/2020.

Jurana Lopes, da Agência Saúde

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado