Menu
Brasília

Saúde reabre 20 leitos não-covid no HRAN

Segundo Okumoto, não há necessidade de reabertura para leitos disponíveis exclusivamente para covid-19 nas unidades de saúde da capital

Redação Jornal de Brasília

11/01/2021 12h14

Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto. Foto: Reprodução

Aline Rocha e Catarina Lima
[email protected]

Na manhã desta segunda-feira (11) o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, entregou leitos na Clínica Cirúrgica do Hospital Regional da Asa Norte e reabriu o centro cirúrgico para realização de cirurgias eletivas na companhia do Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.

Foram reabertos 20 leitos, sendo 10 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de clínica cirúrgica, sendo essa a primeira fase de reestruturação da Saúde no DF. Segundo Paco Britto, nos próximos 15 dias também será entregue o Hospital da Ceilândia.

Quanto ao HRAN, Paco afirmou que “a clínica cirúrgica fechada desde março, sem operação desde então. Serão contratados cerca de 150 médicos e  cerca de 50 ficarão em cadastro reserva”. Os leitos reabertos são não-covid, mas há um preparo da unidade de saúde para reabertura caso haja necessidade.

Aglomerações

Questionado sobre a questão de festas e aglomerações no âmbito do DF, o governador em exercício informou que o “DF Legal tem trabalhado bastante no fechamento de festas em diversas cidades, inclusive no Plano Piloto”.

“Nos ajudem a ajudar vocês. Precisamos conscientizar a população do Distrito Federal que o vírus é sério. Eu já fui acometido por ele e posso dizer isso. Só agora são mais de 16 cepas diferentes, as vacinas estão por vir e esse aumento de casos foi no país todo. Nós estamos com plano de contingenciamento terminando de ser feito e será posto em breve para toda a população”, explicou.

O responsável pela pasta da Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que no momento não há necessidade de reabertura para leitos disponíveis exclusivamente para covid-19 nas unidades de saúde da capital.

“Nós temos um índice de transmissão ainda abaixo de 1, dentro do levantamento que a gente tem feito, dentro dos exames, dos locais, dos laboratórios do DF, quer sejam privados, quer sejam públicos. Através dessa junção de dados, o MS tem feito o acompanhamento em conjunto com o GDF. Essa semana fechamos em 0,89 de transmissão. Isso ainda nos dá uma tranquilidade na questão da reabertura de leitos (para covid-19)”, disse Osnei.

“No entanto, aqui no HRAN, ainda existem leitos de enfermaria dando suporte para a entrada pelo pronto socorro. Temos em torno de 170 leitos de UTI distribuídos pelo DF. Ainda estamos com leitos de UTI disponíveis mas estamos nos preparando para uma possível reabertura. O HRAN é um grande hospital, central, de excelência e que tem capacidade de dar respostas muito rápidas aqui no DF”, complementou o responsável pela pasta.

Além disso, Osnei aproveitou o momento para afirmar que “em relação à vacinação estamos muito tranquilos”. Ele explicou que “1,5 mil servidores treinados fazem rotina no seu dia a dia nas salas de imunização, 150 carros para fazer toda a logísticas e temos 8 unidades de rede para armazenamento de vacinas aqui no DF, uma central e mais sete nas superintendências. Estamos muito bem preparados para fazer esse atendimento, que dará tudo certo, será tudo feito com muita tranquilidade”, finalizou Okumoto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado