Menu
Brasília

Saúde já aplicou 766 mil doses da vacina contra o vírus Influenza

A campanha, que foi estendida, vai até o dia 30 de junho

Redação Jornal de Brasília

03/06/2020 17h36

A Secretaria de Saúde já aplicou 766.202 doses da vacina que previne três tipos do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. As vacinas estão disponíveis nas 128 salas de vacina das unidades básicas de saúde, para o público alvo.

O grupo dos idosos superou a expectativa de vacinados imunizando 145,8% desse público. A meta de vacinação dos trabalhadores da saúde também foi ultrapassada atingindo 118,5%.

“A vacina contra o Influenza é relevante pois irá contribuir para a diminuição dos casos de gripes causadas pelo vírus, especialmente nos grupos que apresentam maiores riscos de complicação”, explica a enfermeira da Área Técnica de Imunização, Fernanda Ledes.

Até o momento, de acordo com o último balanço, ultrapassaram a meta, além dos grupos mencionados no início da matéria, os profissionais das forças de segurança e salvamento (110,7%) e funcionários do sistema prisional (98%). A campanha já imunizou 89,8% do público de portadores de comorbidades.

Até o momento, a cobertura vacinal do DF, somando todos os grupos, é de 73.6%. A meta é que, até o final da campanha, ao menos 90% da população-alvo esteja imunizada.

“Ressaltamos a importância de crianças, gestantes e puérperas, procurarem as Unidades Básicas de Saúde para receberem sua dose e atualizarem, se necessário, as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação”, afirma Fernanda Ledes.

Campanha

A campanha nacional de vacinação contra o Influenza, que foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), começando em 23 de março, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de junho. Até essa data, todos integrantes do grupo de risco, que ainda não foram imunizados, poderão ser vacinados.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses prévias da vacina. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

Pacientes que tenham alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem receber a vacina, contanto que ela seja administrada em ambiente hospitalar.

Para pessoas acamadas e acima dos 60 anos, é possível fazer um agendamento para que a imunização seja feita em domicilio. O agendamento pode ser feito pelo 160 ou na Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência do domicílio do acamado.

Com informações da Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado