Menu
Brasília

Saúde-DF operou 143 pacientes com catarata em uma semana

Número é seis vezes maior do que o habitual. Força-tarefa atendeu pessoas que esperavam há mais de dois anos na fila

Willian Matos

26/08/2019 10h28

Willian Matos
[email protected]

As clínicas particulares de Oftalmologia conveniadas com a Secretaria de Saúde realizaram 143 cirurgias de catarata em apenas uma semana. Pessoas que esperavam há mais de dois anos na fila foram atendidas entre os dias 16 e 23 de agosto.

A referência técnica distrital (RTD) de Oftalmologia, Núbia Vanessa Lima, compara o número à média habitual. “Em condições normais, a Secretaria de Saúde atenderia em torno de 20 a 25 pessoas por semana. Fazer cirurgias em 143 em apenas uma semana dá em torno de seis vezes mais. Além disso, alguns desses pacientes foram operados nos dois olhos ao invés de em um só”, afirmou.

Portadores da catarata podem ter a doença agravada a partir de outras patologias, como diabetes. Por isso, o atendimento rápido é fundamental. “Alguns já tinham uma diminuição parcial da visão, então, quanto antes fizerem a operação, melhor vai ser. Sem contar que são cirurgias com qualidade técnica”, ressaltou Núbia.

A Secretaria de Saúde firmou convênio com quatro clínicas. As unidades Oftalmed, CBV, Hospital de Olhos do Gama e Clínica de Olhos João Eugênio foram responsáveis pelas cirurgias, oferecidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A validade do contrato firmado é de um ano, prorrogável por até cinco anos. Inicialmente, 1,6 mil vagas foram disponibilizadas, o que corresponde a 400 pacientes destinados a cada uma das quatro clínicas que oferecem o serviço por 

Rede

No primeiro semestre deste ano, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizou cerca de 600 cirurgias de catarata. No mesmo período de 2018, foram 400. O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) também faz o procedimento.

O encaminhamento para as cirurgias é feito pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde a uma das clínicas conveniadas. Atualmente, a fila conta com, aproximadamente, 2,5 mil pessoas aguardando pela operação de catarata. Com informações da Secretaria de Saúde-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado