Menu
Brasília

Saúde-DF oferece tratamento homeopático gratuito

Tratamento restabelece o equilíbrio do organismo. Atualmente, nove unidades atendem a população do Distrito Federal

Willian Matos

02/10/2019 14h03

Da redação
[email protected]

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) oferece gratuitamente, em nove unidades da rede pública, tratamento homeopático à população brasiliense. Atualmente, 11 médicos homeopatas atuam nessa área.

O tratamento homeopático começa pela consulta médica, momento em que a anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde com o paciente) privilegia as informações sobre a pessoa que faz a consulta. “Elas [as informações] são coletadas e submetidas a um procedimento chamado repertorização, de onde se elege um ou mais de um medicamento que apresente semelhança com o caso relatado”, explica a responsável técnica distrital de homeopatia da SES, Maria de Fátima Della Côrte.

A homeopatia é um sistema terapêutico processado à base de substâncias vegetais, animais ou minerais que trata o paciente como um todo, e não apenas a doença de forma isolada.

Tratamento integral

“O medicamento estimula o funcionamento de algumas áreas do corpo que não estejam trabalhando da maneira como deveriam, ajudando-o a encontrar uma certa estabilidade”, resume Maria de Fátima. A abordagem na homeopatia, detalha, difere da alopatia por compreender a doença como uma expressão de um todo que se encontra em desarmonia, em vez considerar a pessoa de forma fragmentada.

“A homeopatia atua sob a integralidade do indivíduo; não vai tratar o sintoma, e sim a origem da doença”, resume a médica homeopata Maria Júlia Pereira Spina, que atende na Policlínica da 514 Sul. O tempo de duração do tratamento varia de acordo com o paciente, que é orientado quanto ao uso da medicação, além de receber acompanhamento.

Equilíbrio restaurado

O principal benefício da homeopatia é restabelecer o equilíbrio dinâmico do próprio organismo, sem os usuais efeitos colaterais das drogas alopáticas. “Torna-se uma excelente alternativa em casos de alergia crônica, asma, rinites, sinusites, para tentar minimizar o uso dos corticoides”, destaca Maria de Fátima.

Paciente com asma e rinite, Juliana de Souza da Cruz, de 25 anos, decidiu procurar o tratamento homeopático para diminuir a quantidade de corticoides que utilizava. “Quero migrar da alopatia para a homeopatia”, afirma a lojista. Atendida pela primeira vez na Policlínica da 514 Sul, a moradora da Asa Norte aprovou a consulta. “Percebi que a médica deu valor ao meu relato. Tive a impressão de que ela tem uma visão mais geral, de pensar no organismo com um todo”.

Acesso

O encaminhamento para a homeopatia pode ser obtido tanto na unidade básica de saúde (UBS), pelo médico de família, quanto pelo profissional de saúde que atenda em uma das unidades da atenção secundária. A consulta de primeira vez é marcada pelo sistema de regulação. Já os retornos são agendados onde o usuário recebe assistência.

Locais que ofertam atendimento homeopático

  • Adolescentro – Quadra 605 Sul
  • Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) – EQN 208/408 (antigo Centro de Saúde de Brasília nº 12)
  • Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
  • Hospital Regional do Guará (HRGu)
  • Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
  • Policlínica de Ceilândia I – QNN 16, Lote F, Área Especial, Ceilândia Sul, próximo à estação do Metrô (antigo Centro de Saúde nº 4)
  • Policlínica do Lago Sul – SHIS QI 21/23
  • Policlínica do Riacho Fundo I – Avenida Cedro, Área Especial 14/15, QN 16 (antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral)
  • Policlínica da Asa Sul – EQS 514/515

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado