Menu
Brasília

Saúde-DF dá início a programação do Setembro Amarelo

Palestras, workshops, desfiles e oficinas estão entre os eventos que acontecem neste mês. Região Centro-Sul deu início às atividades nesta segunda (9)

Willian Matos

09/09/2019 13h03

Willian Matos
[email protected]

As unidades de saúde do Distrito Federal iniciaram, nesta segunda-feira (9), a programação dos eventos relacionados ao Setembro Amarelo. Durante todo o mês, que é marcado pela prevenção ao suicídio, serão promovidos workshops, palestras, oficinas e desfiles.

A região de saúde Centro-Sul realizou cerimônia de abertura às 9h de hoje, com coral, bate-papo e exposição de fotos sobre o assunto que rege o Setembro Amarelo. O evento aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III do Riacho Fundo I, dentro do Instituto de Saúde Mental (ISM).

Na terça (10), o ISM receberá o Desfile da Primavera, protagonizado por pacientes. A programação se estende ao longo da semana em outros locais da região, com oficinas de Práticas Integrativas de Saúde (PIS) no Hospital Regional do Guará (HRGu); sessão cinema e palestra do Centro de Valorização da Vida (CVV), ambos no Caps do Riacho Fundo I. Confira a programação completa de todo o mês de setembro na região Centro-Sul.

Foto: Divulgação/Saúde-DF

Região Sul

Já na Região de Saúde Sul, que já contava com atividades desde a última quinta-feira (5), uma ação será realizada na terça-feira (10), quando é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa será voltada aos adolescentes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 15, com idade entre 11 e 16 anos. Haverá apresentações teatrais, exposição de trabalhos artísticos e palestras com a equipe de saúde mental da Superintendência da Região de Saúde da Sul.

No dia 18, será realizado o I Workshop de Intervenção em Crise, voltado a todos os trabalhadores de saúde da região Sul. Serão realizadas atividades para melhorar o clima organizacional, fortalecendo o relacionamento interpessoal e o cuidado da saúde daqueles que dedicam seu trabalho para cuidar de quem busca as unidades de saúde.

O evento tem o objetivo de fornecer ferramentas para que os servidores da Secretaria de Saúde consigam manejar e atender o paciente em surto ou com tentativa de suicídio de maneira digna, livre de julgamentos e oferecendo suporte e cuidado para que ele supere esse momento delicado.

Na quinta (5), em parceria com a Secretaria da Mulher, o Ônibus da Mulher circulou em unidades básicas de saúde (UBS) do Gama e da Santa Maria para fazer atendimentos e oferecer orientações psicossociais. Com estrutura de consultórios, o veículo andou por pontos estratégicos, acolhendo a população que precisa de atendimento psicológico, psiquiátrico e social. Com assessoria

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado