Menu
Brasília

Saúde-DF amplia a oferta de ressonância magnética

Oito clínicas particulares foram contratadas para oferecer o serviço à população e reduzir a fila de espera

Willian Matos

01/10/2019 10h21

Willian Matos
[email protected]

Mais exames de ressonância magnética estão sendo feitos na rede pública de saúde do Distrito Federal. Cerca de 3.360 procedimentos estão sendo realizados a cada mês após a contratação de novas empresas especializadas.

Desde agosto, oito clínicas particulares foram credenciadas e passaram a atender a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além delas, o Hospital Universitário de Brasília também auxilia na redução das filas, disponibilizando 400 vagas mensais na unidade.

Em levantamento, a Secretaria de Saúde informa que, em apenas 20 dias, as clínicas realizaram 487 exames. Com a contratação das oito empresas, são projetadas seis mil ressonâncias por ano, com ou sem contraste e sedação.

Na última quinta-feira (26), a última clínica foi contratada. Trata-se do Hospital São Francisco, na Ceilândia. Abaixo, as outras unidades e a quantidade de exames mensais que cada uma poderá fazer: 

  • Organik (300 ressonâncias/mês)
  • Centro de imagens Gama (250/mês);
  • Clínica Brasília de Radiologia (700/mês);
  • Clínica de Imagem Vilage (200/mês);
  • RAC Radiologia Águas Claras (300/mês);
  • Hospital Daher Lago Sul (210/mês);
  • Clínica Radiológica Diagostic (500/mês);
  • Hospital Universitário de Brasília (400/mês).

O contrato com as clínicas é válido por 12 meses, prorrogáveis, limitado a 60 meses. Os exames podem ser realizados em crianças e adultos. O investimento da Saúde-DF é de R$ 2,4 milhões.

“O credenciamento das clínicas de ressonância é de suma importância, pois o nosso maior objetivo é reduzir a fila de espera. Estamos trabalhando para dar o melhor atendimento à população”, destacou a subsecretária de Administração Geral da Secretaria de Saúde, Marina Perez Pontes.

“Iniciamos uma força-tarefa para agendar o mais rápido possível os pacientes. Priorizamos os internados, os oncológicos e os que aguardavam muito tempo na fila de espera”, complementou o diretor do Complexo Regulador, Petrus Sanchez.

Mais aparelhos

Para fortalecer a rede pública de saúde, está em andamento um processo de aquisição de quatro aparelhos de ressonância magnética que serão instalados nos hospitais de Sobradinho (HRS), Santa Maria (HRSM), Asa Norte (Hran) e o Centro Radiológico de Taguatinga (CRT).

Além disso, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pelo atendimento dos hospitais de Base, Santa Maria e pelas seis unidades de pronto atendimento (UPA), prepara, até o final do ano, a instalação de um aparelho próprio de ressonância magnética.

“Nossas áreas técnicas estão atuando para fazer as licitações e a compra desses equipamentos o quanto antes. Enquanto isso, é importantíssimo que as clínicas continuem sendo credenciadas e treinadas pelo nosso Complexo Regulador para oferecer a melhor assistência ao cidadão”, concluiu a subsecretária de Administração Geral.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado