Menu
Brasília

Saúde: aparelhos novos para retirada de pedra nos rins estão parados na Secretaria

Equipamentos entregues há menos de dois anos estão subutilizados e fila de espera pelo procedimento cresce no Distrito Federal

Aline Rocha

21/06/2019 18h01

Brasília/DF, 21/06/2019. Iges-DF. Setor de Urologia do Hospital de Base. Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Lindauro Gomes
[email protected]

Mesmo com cerca de 140 pacientes aguardando cirurgia percutânea para retirada de cálculos nos rins, aparelhos novos para realizar o procedimento estão parados na Secretaria de Saúde. Os nefroscópios foram entregues no fim de 2017 para os hospitais regionais de Sobradinho, Asa Norte, Taguatinga, Gama e Santa Maria. 

À época, o Hospital de Base foi equipado com dois aparelhos e estava operando os pacientes. Por excesso do uso dos nefroscópios, os aparelhos sofreram danos e as cirurgias foram suspensas há mais de 20 dias. 

O Hospital de Base realizou neste ano, 194 cirurgias do tipo litotripsias, seis percutâneas, e 155 ureterolitotripsia, totalizando 355 procedimentos para retirada de cálculo no rim e ureteral, além de mais procedimentos relacionados a cálculo na bexiga ainda não totalmente contabilizados.

Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) informou que está remanejando um nefroscópio e outros equipamentos do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) para o Hospital de Base (HB) para retomar o procedimento nas próximas duas semanas, o que vai normalizar o atendimento prestado pelo Instituto .

O IGESDF também informou que requereu novos processos de compras que já estão em andamento para que não haja falta de maneira alguma frente à enorme demanda. Além disso, está convocando mais três médicos para reforçar o atendimento.

Questionada, a Secretaria de Saúde informou que realiza diversos procedimentos. Neste ano, até abril, foram realizados 230 procedimento nos hospitais da sua rede, sendo 21 de litotripsia, 139 calculose do ureter, 52 calculose do rim e 18 calculose do rim com cálculo do ureter.

O IGESDF informou, ainda, que está propondo uma força-tarefa envolvendo todos os hospitais da rede, habilitados para este tipo de cirurgia, com objetivo de zerar a fila e desafogar o Hospital de Base.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado