Menu
Brasília

Saúde anuncia 40h para servidores reforçarem UTI do Hran

São 320h a mais para o atendimento dos pacientes com Covid-19

Redação Jornal de Brasília

19/05/2020 11h19

A Secretaria de Saúde ampliou de 20 para 40h a jornada de trabalho de 15 técnicos de enfermagem e 1 enfermeiro já capacitados para trabalhar na UTI adulta. A equipe deve reforçar os dez leitos, com suporte respiratório abertos no começo do mês para o tratamento de pacientes com a Covid -19.

Referência no atendimento aos afetados pelo coronavírus, a unidade hospitalar conta agora com 20 leitos plenos de terapia intensiva voltados aos que estão com a doença. Com a medida, mais 320 horas de atendimento serão ofertadas e se somam as 1.320 horas concedidas em março deste ano.

O anúncio ocorreu durante cerimônia no Hran na noite desta segunda-feira (18), com a participação de funcionários e autoridades. “A ação valoriza e evita a sobrecarga desse profissional, para que a secretaria possa entregar um serviço de excelência para a população”, destaca a subsecretaria de gestão de pessoas da saúde, Silene Almeida.

O deputado distrital, Claudio Abrantes participou do evento e lembrou que ampliar as 40h é valorizar os profissionais da saúde de forma concreta. “Além das palmas, dos vídeos, das homenagens, é uma ação de cuidado com esses profissionais dedicados que arriscam suas vidas nesse combate”.

“Ampliar a jornada desses profissionais traduz o cuidado da secretaria com os servidores e pacientes”, frisa Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde-DF, presente no evento.

Foto: Divulgação

 

Apoio psicológico

Na ocasião, o Presidente do IGESDF, Sérgio Costa e a Presidente do Sindsaude, Marli Rodrigues assinaram contrato para a prestação de serviço de psicologia voltado para os profissionais de saúde do instituto que estão à frente do combate à COVID-19. A pasta disponibilizará atendimento individual e presencial com psicólogo em dois turnos para esses trabalhadores. Inicialmente, serão mais de 240 atendimentos por mês até o dia 31 de dezembro de 2020.

O secretário Adjunto de saúde, Ricardo Tavares lembrou que antes de serem servidores, esses profissionais também são filhos, pais, mães, netos. “Enfrentar o isolamento da família, o medo, o risco diário, vivemos um momento difícil. O apoio a saúde mental para os profissionais é indispensável, pois não sabemos como todos nós estaremos no pós- pandemia”.

A iniciativa é um reconhecimento da necessidade de apoio a esses profissionais que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e enfrentando condições adversas, lidando com a sua dor e a dos pacientes e familiares, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo e burnout, dentre outros.

O presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Sérgio Costa, lembrou que esses profissionais vão conviver com o impacto dessa pandemia. “É uma resposta efetiva da pasta à sociedade, para mostrar como vamos viver com o pós-pandemia”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado