Menu
Brasília

Sanoli suspende alimentação em hospitais e UPAs do DF

Decisão vale a partir de hoje, e afeta dez unidades da rede pública. SES-DF diz que pagamentos estão em dia.

Jornal de Brasília

11/12/2019 5h01

HRAN – Foto: Myke Sena

Pedro Marra
[email protected]

A partir de hoje, a empresa de alimentação Sanoli suspende parcialmente o serviço de fornecimento de refeições para servidores e acompanhantes em sete hospitais e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal. A decisão ocorre por atrasos de pagamentos por parte da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), que possui débito de R$ 62 milhões, segundo a Sanoli. A pasta, entretanto, nega a dívida com a empresa contratada .

Com a decisão de restringir os serviços, apenas pacientes farão todas as refeições nas unidades de saúde atingidas.

Por meio de nota, a SES-DF informou que “não há dívidas contratuais em aberto com a empresa Sanoli. A fatura do mês de outubro, inclusive, foi paga 13 dias após a emissão, 17 dias antes do prazo previsto em lei (30 dias). As notas foram emitidas em 31 de outubro de 2019 e pagas em 13 de novembro de 2019, no valor total de R$ 4.589.084,05”, diz o texto.

O comunicado diz ainda que “a empresa não está cumprindo as cláusulas legais do contrato em vigor, no que tange a prestação do serviço. Faturas emitidas em 31 de novembro encontram-se em fase de instrução (atesto e análise de relatórios). Em 2019, a Secretaria de Saúde efetuou pagamentos para a Sanoli no valor total de 76.640.153,43”, conclui a Secretaria.

Já a Sanoli enviou nota à reportagem, dizendo que a empresa fez vários alertas à SES/DF. Os comunicados foram “através de inúmeras correspondências, quanto à gravidade do momento, bem como do risco de falta de gêneros alimentícios e de pessoal. Todas as tentativas objetivando o recebimento foram por nós adotadas”, diz o texto.

A empresa destacou que, com a “inadimplência da SES/DF, a empresa está com dificuldades de manter a reposição dos estoques e de honrar o pagamento de mais de 2.500 colaboradores, 1.000 exclusivamente dedicados aos 7 Hospitais e 3 UPAs por nós atendidos”, informa a empresa de alimentação.

Os hospitais afetados são: Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), Hospital Regional do Gama (HRG), Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Hospital Regional de Samambaia (Hrsam), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e Hospital Regional do Guará (HRGu).

As UPAs do DF afetadas pela suspensão parcial são as do Gama, Ceilândia e Samambaia.

Salários estão atrasados

Em outra nota enviada à SES-DF, a Sanoli diz que vem enfrentando paralisação parcial de seus funcionários devido ao atraso dos salários de novembro e do 13º. A empresa alega que a demora em receber pagamentos tem inviabilizado o fluxo de caixa.

A cobrança feita pela empresa de alimentação refere-se a dívidas indenizatórias de 2014, que estão em análise pela Secretaria de Saúde do DF.

O vice-governador do DF, Paco Brito, informa que avalia ir à Justiça caso Sanoli não cumpra com o acordo em vigor.

“Nós estamos dando segurança jurídica para as todas empresas, então vamos atrás dos nossos direitos jurídicos. Os pagamentos estão em dia e as ações serão tomadas para não prejudicar a população do Distrito Federal”, afirma o governador em exercício do DF, Paco Britto.

A Sanoli ainda fornecerá alimentação para os acompanhantes especiais, “até esgotar o atual estoque de matéria prima e enquanto tenhamos um quadro mínimo indispensável distribuição das refeições”, diz a empresa.

Saiba mais

Em meados de novembro, terceirizados da limpeza e vigilância que prestam serviço à SES/DF cruzaram os braços, ocasião em que a Sanoli também suspendeu o fornecimento de refeições.

Os empregados deixaram de trabalhar nos hospitais regionais de Taguatinga (HRT), Samambaia (HRSam), Brazlândia (HRBraz) e no Materno Infantil de Brasília (Hmib).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado