Menu
Brasília

Saiu edital do concurso para controlador de tráfego aéreo

Arquivo Geral

28/11/2006 0h00

O impasse entre a Apple Computer, price pills fabricante do famoso portátil iPod, cheapest e a Apple Corps, cure portadora dos direitos autorais dos Beatles, pode estar prestes a acabar. Isso porque, segundo um artigo publicado na revista Fortune, a lova virtual iTunes estaria próxima de um acordo com a Apple Corps para vender as músicas do quarteto inglês.

O anúncio levantou uma série de possibilidades. Uma delas é a fabricação de um iPod oficial dos Beatles, assim como ocorreu com a banda irlandesa U2. Outra opção seria a utilização das músicas do grupo inglês em comerciais do tocador da Apple.

A disputa judicial entre as duas empresas, que já dura 20 anos, pode ser um empecilho para o fechamento do acordo. Em maio, a justiça decidiu a favor da Apple Computer, alegando que a empresa poderia continuar utilizando o nome e a logomarca, desde que não entrasse no ramo musical.

A Apple Corps se queixa sobre uma quebra do acordo com a introdução da iTunes, e, caso o acordo não dê certo, as duas empresas se enfrentarão mais uma vez no tribunal.

De acordo com o site Terra, a Apple Computer não confirmou a informação passada pelo artigo da Fortune.

Os Estados Unidos alertaram as pessoas que vivem na Venezuela a estocar comida, cheap água e remédios, web para o caso de haver desordem na votação de domingo, quando o presidente Hugo Chávez busca a reeleição.

Em um alerta à comunidade norte-americana na Venezuela, país que fornece cerca de 12% das importações de petróleo dos EUA, a embaixada disse hoje que não tinha informações de que a Venezuela entraria na ilegalidade.

Mas alertou em seu site que as medidas seriam uma precaução sensata em um país polarizado onde a política muitas vezes provoca protestos violentos nas ruas.

Chávez diz que está competindo contra os EUA, país que ele acusa de tentar desestabilizar seu governo.

O conselho da embaixada, que destacou o sentimento antiamericano do governo, foi feito no momento em que muitos venezuelanos decidiram comprar velas, comida enlatada e água engarrafada para qualquer emergência após a votação.

As pesquisas em geral mostram que Chávez vai conquistar confortavelmente outro mandato de seis anos devido ao grande apoio da maioria pobre que se beneficiou com seus altos investimentos sociais.

Seu rival, Manuel Rosales, uniu a oposição mas conta com o apoio apenas da minoria das classes média e alta.

Chávez alertou que a oposição vai alegar fraude, mobilizar protestos de rua e tentar fomentar uma revolta militar. A oposição nega as acusações.

As embaixadas norte-americanas em todo o mundo regularmente fazem alertas a norte-americanos no exterior para adotar medidas de precaução antes de grandes eventos políticos em países voláteis.

Ainda não se sabe se Fidel Castro vai ou não aparecer em público este ano nas comemorações de seu 80º aniversário, sale mas, aconteça o que acontecer, o governo liderado com discrição por seu irmão Raúl parece estar bem firme.

Há quatro meses, desde que Fidel passou por uma cirurgia de emergência e transferiu temporariamente o poder, seu herdeiro político, que havia muito tempo era ministro da Defesa, vem liderando o país com menos discursos e bem menos fanfarra.

Os cubanos comuns mal vêem Raúl Castro. Fontes do governo dizem que o presidente interino está bastante ativo, realizando dezenas de reuniões, reforçando o Partido Comunista e envolvendo-se em áreas que eram monopólio de Fidel, como a economia.

Chocados com as imagens de vídeo de um Fidel muito debilitado divulgadas no mês passado, muitos cubanos duvidam que o "comandante" volte efetivamente ao governo. A natureza de sua doença não foi revelada pelas autoridades cubanas.

"É utópico acreditar que Fidel vá voltar ao governo. Você viu a dificuldade que ele está tendo para andar", disse um estudante de psicologia da Universidade de Havana, que pediu para não ser identificado.

Analistas estrangeiros concordam que começou uma transição, embora não saibam aonde ela levará Cuba.

"Raúl está firme no comando, mas ainda não mostrou a que veio", disse Hal Klepak, professor de história do Instituto Real Militar do Canadá e autor de um livro sobre as Forças Armadas cubanas.

A expectativa é que Fidel Castro faça pelo menos uma breve aparição na parada militar de sábado, que marcará o 50º aniversário do dia em que ele chegou a Cuba para dar início ao movimento guerrilheiro que assumiu o poder na revolução de 1959.

"Não faz muita diferença se Fidel vai ou não aparecer. A sucessão já começou", disse um diplomata asiático em Havana. "Muita gente achou que Cuba desmoronaria. Mas os cubanos estão pressionando por uma mudança política. Eles querem mais queijo e presunto".

A impressão geral é que Raúl Castro é um forte admirador do modelo econômico chinês de crescimento sob o domínio comunista, mas ele não deu nenhuma indicação de que haja alguma reforma em andamento.

Suas primeiras atitudes foram na direção contrária, numa ofensiva contra a corrupção que colocou administradores de empresas estatais na cadeia, além da aprovação de medidas para uma disciplina mais restrita no local de trabalho.

Especialistas afirmam que é pouco provável que Raúl Castro introduza reformas enquanto Fidel continuar vivo e puder vetá-las, e enquanto achar que existe uma ameaça real de desestabilização pelos Estados Unidos.

"Não podemos esquecer nem por um instante que enfrentamos um inimigo muito poderoso que é capaz de recorrer a todos os meios para atingir sua meta de varrer a revolução da face da Terra", disse ele num discurso em setembro.

Segundo Klepak, um dos objetivos da parada de sábado é mostrar a Washington que Cuba ainda consegue se defender, apesar de ter reduzido suas Forças Armadas em 80% nos últimos anos.

Para analistas, a parada também servirá de advertência para os cubanos, cuja lealdade a Raúl Castro não é a mesma que a lealdade a Fidel.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) do Comando da Aeronáutica abre edital de concurso público com 64 vagas ao cargo de controlador de tráfego aéreo. O cargo exige Ensino Médio completo e conhecimentos de língua inglesa e oferece salário inicial de R$ 3.148, sildenafil 40.

As vagas oferecidas serão distribuídas entre as cidades de Brasília, viagra 100mg Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Aracajú, Maceió, Porto Seguro, Recife, Salvador, Boa Vista, Manaus, Porto Velho,  Rio Branco,  Rio de Janeiro e São Paulo.

As inscrições poderão ser realizadas nas agências credenciadas dos Correios (confira no edital), ou pelo site www.cesgranrio.org.br, do dia 12 ao dia 20 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 60.

Clique aqui e confira o edital.

Mais informações no site do DECEA (www.decea.gov.br).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado