Menu
Brasil

Saiba como ter desconto na conta quando a internet ficar fora do ar

Arquivo Geral

02/05/2018 11h24

Shutterstock

Diversos usuários enfrentam problemas como queda, instabilidade e má qualidade do sinal da internet no Brasil. De acordo com o Governo Federal, no último ano, o número de reclamações de internet fixa totalizou 18,5%. Mas é possível ter desconto na conta quando a internet ficar fora do ar.

O que muitos não sabem, porém, é que a operadora não pode cobrar pelos períodos acima de 30 minutos em que o serviço não foi prestado e deve descontar da assinatura o valor correspondente ao tempo perdido. A dedução na conta é prevista pela Resolução 614/2013 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a pesquisadora em direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Barbara Simão, o abatimento do preço também vale para casos de degradação do serviço.

“O mesmo vale se a internet ficar muito mais lenta que o normal, por exemplo. Nos dois casos, serve como comprovação a própria reclamação do consumidor à empresa pela falta de sinal, que gerará um registro e um número de protocolo de atendimento. Ainda é possível fazer um teste da velocidade da internet usando aplicativos de monitoramento de banda larga”, informou a especialista ao jornal ‘Extra’.

Ainda segundo Barbara, a operadora deve deixar descrito na conta o período em que houve a interrupção do serviço, e abater o preço proporcionalmente a isso. O Procon disse que, se a empresa não conceder o desconto, o cliente deve abrir uma reclamação nos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Segundo a norma da Anatel, a necessidade de interrupção ou degradação do serviço por motivo de manutenção, ampliação da rede ou similares deve ser amplamente comunicada aos assinantes que serão afetados, com antecedência mínima de uma semana, devendo ser concedido abatimento na assinatura. Esse desconto deverá ser efetuado no próximo documento de cobrança em aberto ou outro meio indicado pelo cliente.

Verifique a internet

O teste da velocidade da internet pode ser feito em sites, como https://simet.nic.br/sobremonitorbandalarga.html.

Saiba como reclamar

Operadora

O primeiro procedimento é procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente de sua operadora. Guarde o número de protocolo informado e troca de mensagens.

Anatel

Se a operadora não responder, ou se a resposta não for adequada, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido. Caso precise registrar uma reclamação na Anatel, tenha em mãos o número de protocolo da operadora. O contato pode ser feito pela Central de Atendimento Telefônico gratuito, no número 1331 – ou 1332, para deficientes auditivos (não há necessidade de acrescentar o código DDD) e do aplicativo “Anatel Consumidor” (disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone). A Anatel lhe fornecerá um número da solicitação. Anote e tenha essa informação sempre em mãos. Ela será útil sempre que você entrar em contato com a agência.

Procon

Se quiser procurar o Procon Estadual, o consumidor pode ligar para o Disque Procon-DF, pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado