Menu
Brasília

Revitalizada, UTI do HRC receberá pacientes da Covid-19 a partir deste sábado (6)

Secretário de Saúde visitou a unidade revitalizada, que conta com 10 leitos

Redação Jornal de Brasília

05/06/2020 13h58

Foto: Agência Brasília

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) passará a atender exclusivamente pacientes com Covid-19 a partir deste sábado (6). A estrutura, com capacidade para 10 leitos, foi readequada para essa finalidade, passando por diversas revitalizações desde maio. O espaço foi inspecionado pelo secretário de Saúde, Francisco Araújo, nesta sexta-feira (5), acompanhado de gestores da pasta e da Administração Regional de Ceilândia.

“A partir desde sábado, o HRC vai virar a chave para começar a receber pacientes atingidos pelo coronavírus. Dessa forma, será mais um suporte dado pela rede pública de saúde à população do Distrito Federal”, afirmou Francisco Araújo.

Toda a estrutura da UTI passou por um processo de revitalização para facilitar a desinfecção e descontaminação do local. Os leitos, que tem suporte respiratório, foram individualizados e separados com material feito de porcelanato, enquanto o mobiliário de madeira foi trocado para granito. Portas danificadas foram retiradas, assim como as cortinas e plásticos, de forma a evitar a propagação do vírus nas superfícies do ambiente.

Além disso, os locais reservados para a área administrativa, repouso dos servidores, sala de medicação, posto de enfermagem e para os acompanhantes dos pacientes foram readequados, garantindo espaços melhores para os servidores e visitantes.

Com a revitalização realizada na UTI, será possível ainda ampliar a hemodiálise de quatro para nove dos leitos disponíveis, enquanto o décimo é destinado ao isolamento de pacientes mais graves.

Dados

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (4), Ceilândia registra 1.565 casos confirmados da Covid-19, com 39 óbitos. Além disso, do dia 2 de maio até hoje já foram testadas 25 mil pessoas na região administrativa, por meio dos drive-thrus e postos itinerantes.

Com informações da Agência da Saúde 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado