Menu
Brasília

Reunião científica sobre coronavírus e dengue instrui servidores do HRT

Iniciativa visa promover uma assistência segura no atendimento hospitalar.

Redação Jornal de Brasília

13/03/2020 14h40

Nesta sexta-feira (13), o núcleo de Controle de Infecção Hospital (NCIH) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promoveu uma reunião científica sobre o novo coronavírus e dengue. O encontro teve o objetivo de atualizar os profissionais da área, promovendo uma assistência segura no atendimento hospitalar. Os profissionais tiraram dúvidas sobre o serviço e o fluxo para os possíveis casos.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, Maria Clara Boudens, “A iniciativa visa uma ampla divulgação para identificação rápida e eficiente das doenças. Com isso, espera-se o cumprimento do fluxo de atendimento com medidas de proteção para pacientes e profissionais, desde o acolhimento até os possíveis encaminhamentos”, disse. 

Voltado para servidores, o evento foi uma oportunidade para a equipe assistencial aprimorar conhecimentos. Foram discutidos protocolos e medidas de prevenção e procedimentos específicos no atendimento de casos suspeitos, desde entrada no Pronto Socorro até a internação.

A capacitação foi ministrada pelo infectologista Manuel Palácios, que destacou as formas de transmissão e as medidas de prevenção do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

“A transmissão do novo coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, tais como gotículas de saliva e aperto de mão. Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão”, pontua Manuel Palacios, enfatizando os riscos da dengue para gestantes e a evolução dos pacientes para os casos mais graves da doença.

Participaram cerca de 70 servidores, entre gestores, médicos, residentes de medicina, técnicos e demais profissionais da área assistencial do HRT.

Novo vírua

O Covid-19, nome da doença causada pelo novo coronavírus, pode apresentar sintomas semelhantes ao de uma gripe comum. Por não possuir sinais específicos, em casos de suspeita só é possível confirmar a contaminação por meio de testes feitos em laboratório.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado