Menu
Brasília

Resultado de inscrições para vagas remanescentes na rede pública é divulgado hoje

Arquivo Geral

30/01/2019 17h32

Foto: Raianne Cordeiro/ Jornal de Brasília.

Da Redação, com informações da Secretaria de Educação

[email protected]

O resultado das inscrições para vagas remanescentes das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal será divulgado no site da Secretaria de Educação do DF nesta quarta-feira (30) a partir das 18h. Este ano, foram ofertadas 11,7 mil vagas remanescentes para novos estudantes. No entanto, houve um recorde de inscritos, chegando ao total de quase 20 mil novas inscrições, ou seja, aproximadamente 8,5 mil a mais que o esperado.

Para alocar os novos alunos que excederam o número de vagas remanescentes, a secretaria acionou as 14 coordenações regionais de ensino, que, desde ontem (29), estão providenciando novas vagas nas escolas que ainda dispõem de espaço para a abertura de novas turmas. Até o dia 7 de fevereiro, serão abertas vagas para contemplar os 8,5 mil estudantes a mais.

Esta é a primeira vez que a secretaria tomou conhecimento antecipado do número de estudantes que não conseguiram uma das vagas colocadas à disposição nesta etapa do processo de matrícula. Isso acontece porque o processo foi totalmente informatizado. Sem conhecimento desses números, a pasta não conseguia fazer um planejamento que gerasse conforto aos estudantes, pais e responsáveis, que tentavam uma vaga diretamente nas escolas.

Até o ano passado, quem não era contemplado tentava conseguir a vaga diretamente nas escolas. Com a informatização, o órgão vai realocar estes os estudantes, que só precisam esperar pelo novo resultado, que será divulgado pelo site a partir das 18h do dia 7 de fevereiro. Só então eles vão precisar efetivar a matrícula nas escolas.

Leia também:

Pais fazem filas nas escolas, mas secretaria garante que matrícula será concluída

Em prazo final de matrículas na rede pública do DF, escolas têm dia movimentado

Atendimento

Para atender a todos, serão divulgadas no site do órgão duas mensagens na visualização do resultado das vagas remanescentes: uma dirigida àqueles contemplados agora e outra para quem terá de aguardar. Para estes, o resultado sairá no dia 7 de fevereiro.

A primeira mensagem será “contemplado” e conterá o nome da escola na qual o estudante atendido a partir de hoje estudará. Esses alunos deverão efetivar a matrícula na escola na qual foram contemplados com uma vaga nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Caso não haja a efetivação neste período, o aluno perderá a vaga.

Uma segunda mensagem será “EM PROCESSAMENTO – AGUARDAR NOVO RESULTADO NO DIA 7 DE FEVEREIRO”. Os estudantes que receberem essa mensagem deverão aguardar um novo resultado, previsto para ser divulgado no dia 7 de fevereiro, a partir das 18h. Basta aguardar e acessar o site da secretaria neste dia. As matrículas para esses alunos deverão ser efetivadas no dia 8 e 11 de fevereiro na unidade escolar na qual foram contemplados.

Exatamente 8.512 estudantes serão contemplados no próximo dia 7 de fevereiro. Ceilândia é a regional de ensino que vai abrir mais vagas. São 1.752, 650 delas na Educação Infantil. Embora exista equilíbrio entre as etapas de ensino, a Educação Infantil é a que vai abrir mais vagas: 2.398. Os anos iniciais do Ensino Fundamental 2.218 e os finais, 2.218. No Ensino Médio, apenas 1.360 vagas serão abertas.

Clique e confira: Estudantes que serão contemplados com vagas em 7 de fevereiro

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado