Menu
Brasília

Reservatório do Descoberto atinge maior nível da década

Arquivo Geral

02/12/2018 11h21

Foto: Agência Brasília/Divulgação

Da Redação
[email protected]

O Governo do Distrito Federal (GDF) afirma que a crise de abastecimento chegou ao fim. Após dois anos tentando se manter no nível adequado, o Reservatório do Descoberto teve o maior volume da década registrado nesta época do ano. Antes disso, o registro recorde tinha sido em 2009, quando a capacidade máxima chegou a 97%. A medição desta semana registrou 83,1%.

As fortes chuvas são um dos fatores que favorecem o cenário. Em dezembro, a expectativa do GDF é de que o sistema de abastecimento chegue à sua totalidade pela primeira vez desde abril de 2016. O reservatório atende a cerca de 60% do DF.

Em outubro de 2017, o Descoberto atingiu 5,3% — o menor nível da história. O Executivo local cogitou aumentar o corte de abastecimento para dois dias por semana.

Em novembro, porém, choveu 370 milímetros por metro quadrado, 63% a mais do que a média histórica para o período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa para dezembro e para janeiro é de, respectivamente, 246.6 e 274,4 milímetros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado