fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Reservatório do Descoberto atinge maior nível da década

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Da Redação
redacao@grupojbr.com

O Governo do Distrito Federal (GDF) afirma que a crise de abastecimento chegou ao fim. Após dois anos tentando se manter no nível adequado, o Reservatório do Descoberto teve o maior volume da década registrado nesta época do ano. Antes disso, o registro recorde tinha sido em 2009, quando a capacidade máxima chegou a 97%. A medição desta semana registrou 83,1%.

As fortes chuvas são um dos fatores que favorecem o cenário. Em dezembro, a expectativa do GDF é de que o sistema de abastecimento chegue à sua totalidade pela primeira vez desde abril de 2016. O reservatório atende a cerca de 60% do DF.

Em outubro de 2017, o Descoberto atingiu 5,3% — o menor nível da história. O Executivo local cogitou aumentar o corte de abastecimento para dois dias por semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em novembro, porém, choveu 370 milímetros por metro quadrado, 63% a mais do que a média histórica para o período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa para dezembro e para janeiro é de, respectivamente, 246.6 e 274,4 milímetros.




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade