Menu
Brasília

Reparos no viaduto do Eixo W terminam e pista é liberada

Arquivo Geral

13/11/2018 16h18

Reparos no viaduto do Eixo W, no fim da Asa Sul, sentido aeroporto. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Da Redação, com Agência Brasília

Reportagem atualizada às 18h25

Os reparos no viaduto do Eixo W, no fim da Asa Sul no sentido aeroporto, foram concluídos na tarde desta terça-feira (13), e a pista, liberada. A previsão era de que isso ocorresse até a manhã de quarta-feira (14). Após análise, técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) constataram que não há risco de desabamento.

O buraco na via foi causado por infiltração no encontro da estrutura com o solo, área chamada de encabeçamento do viaduto. O deslizamento de terra por baixo do pavimento provocou a abertura do asfalto.

A companhia iniciou os reparos na manhã desta terça-feira (13). O trabalho consistiu em fazer toda a abertura na transição do pavimento com o barranco, colocar blocos de pedra e asfaltar o local. O trecho, próximo à 116 Sul, foi interditado desde a noite de segunda (12).

O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, explica que a recomposição da área será suficiente para dar segurança aos motoristas e liberar o acesso. Ele relata que há um monitoramento das vias do DF, especialmente no período chuvoso.

“Nas primeiras chuvas, o asfalto trincado, com a presença da água e do atrito do pneu, acaba soltando as placas e abrindo buracos. Nessa época, temos uma quantidade considerável de buracos que se abrem, mas aceleramos a operação tapa-buraco”, afirma.

Nos reparos, foram utilizados uma escavadeira hidráulica, uma pá mecânica e um rolo compressor, além de cinco caminhões de transporte e efetivo de 15 funcionários.

Desvio no trânsito do Eixinho W
Enquanto houve a interdição do viaduto, o condutor que seguia na direção do Aeroporto de Brasília pelo Eixinho W tinha a opção de fazer a tesourinha na altura da Entrequadra 115/116 Sul e acessar o Eixão Sul ou a quadra comercial.

Caso seguisse na pista, o motorista será direcionado ao Setor Policial Sul. A sinalização e o monitoramento da região são feitos pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Operação tapa-buraco
A Novacap mantém mais de 30 equipes para operações tapa-buracos no DF diariamente. Elas são responsáveis pela manutenção de mais de 6 mil quilômetros de vias, que passam por constante avaliação das necessidades de reparos e de qualidade do asfalto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado