Menu
Brasília

Região de Saúde Leste acaba com fila de 3 mil pessoas

Região que engloba Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião conseguiu zerar a fila para consultas oftalmológicas. Pessoas esperavam desde o ano passado

Willian Matos

31/07/2019 9h42

Willian Matos
[email protected]

Três mil pessoas que aguardavam desde o ano passado para realizar consultas oftalmológicas foram, enfim, atendidas em 2019. A Região de Saúde Leste, que engloba Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico, conseguiu acabar com a fila de espera.

Criado em outubro de 2017, o Consultório Itinerante de Oftalmologia foi fundamental para zerar a demanda. A unidade fica na área externa do Hospital da Regional Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) e foi criada após a Secretaria de Saúde e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) firmarem parceria.

O consultório fica num container climatizado e conta com aparelhos de última geração. Os médicos do HUB fazem avaliação, consultas e todos os exames básicos, dando ao paciente a receita dos óculos já na saída. Nele, é possível atender cerca de 500 pessoas por mês.

No espaço, também é possível realizar os exames de fundo de olho e tonometria, que permitem avaliar como estão as estruturas oculares e a pressão arterial, podendo ser diagnosticados problemas como catarata e glaucoma. Os médicos também fazem encaminhamento para outros exames, caso necessário.

O tempo de espera médio para os pacientes classificados como vermelho varia entre 10 a 20 dias; e entre 30 e a 60 dias para quem é considerado amarelo. Em 2017, um paciente chegava a aguardar dois anos para ser atendido.

Região de Saúde Norte

A superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaquia, comemora o fato de ter zerado a fila de pacientes, mas não só isso. Agora, os profissionais podem dar auxílio à fila região Norte.

“Com esse apoio, além de zerar nossa fila, ajudamos na fila da Região de Saúde Norte também: de Sobradinho e Planaltina. Temos, atualmente, 200 pacientes na espera, já com previsão de zerar novamente até o final do mês”, explica a superintendente.

Para realizar a consulta oftalmológica, o usuário precisa de encaminhamento dado pela unidade básica de saúde (UBS), após consulta com o médico da família e comunidade, que avaliará a necessidade do atendimento. O ideal é realizar uma avaliação anual para prevenir doenças e receber o diagnóstico precoce.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado