Menu
Brasília

Rede de drenagem e pavimentação é ampliada em Brazlândia

Obras devem gerar dezenas de empregos e têm previsão de conclusão até o final de dezembro

Redação Jornal de Brasília

09/11/2020 15h44

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A cidade de Brazlândia tem recebido melhorias e obras de infraestrutura. Nesta semana, os trabalhos de drenagem de água pluvial na Quadra 35 começaram a ser realizados na região administrativa. A obra é um pedido antigo dos moradores da região, que sofriam com os transtornos ocasionados pela água da chuva. O valor investido é de R$ 915 mil e foi garantido por emenda do deputado distrital Iolando Almeida.

Ao longo de 1,3 quilômetro serão instalados 28 bueiros para captar a água. Cada caixa de drenagem tem capacidade para 80 milímetros de precipitação por hora. O que significa dizer que o volume de escoamento está adequado a suportar grandes temporais, quando, por exemplo, chove até 80 litros de água por metro quadrado.

Além da drenagem, outro serviço foi iniciado na cidade. Trata-se da pavimentação de 300 metros da via de ligação entre a Escola Técnica e a Vila Olímpica, localizada na Vila São José. Somadas, as duas obras devem gerar dezenas de empregos e têm previsão de conclusão até o final de dezembro.

Para o administrador da cidade, coronel Jesiel Costa, a demanda da comunidade é tratada com prioridade pela administração e demorou a ser executada em função das liberações ambientais. “Pensamos que seria um processo fácil, mas descobrimos que na localização havia áreas verdes, o que impossibilitava a realização das obras. Precisamos adaptar o projeto e aguardar a aprovação da Seduh [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação]”, disse o administrador.

“Demorou, mas teremos uma solução definitiva”, festejou a dona de casa Joseli Ferreira, 40 anos. A moradora da Quadra 35 relatou que no período da chuva era comum a enxurrada invadir sua casa, enquanto a poeira tomava a residência durante a seca. “Em 2018 tive um prejuízo grande. A água invadiu minha sala, molhou moveis e eletrodomésticos.”

Desde o início deste ano, a cidade de Brazlândia já passou por intervenções que proporcionaram mais qualidade de vida e infraestrutura aos moradores. Reforma de escolas, pavimentação do Setor de Oficina, recuperação das estradas rurais e construção de calçadas acessíveis são alguns dos exemplos de benfeitorias.

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado