Menu
Brasília

Recuperação: economia do DF cresce 1,4% no primeiro trimestre

Alta teve destaque para os setores de Agropecuária e Serviços, aponta Codeplan. Governo Ibaneis trabalha para superar cenário econômico adverso

Aline Rocha

18/06/2019 15h52

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Aline Rocha
[email protected]

De acordo com dados divulgados pelo Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF), a economia do Distrito Federal teve alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Os dados foram apresentados durante o painel Análises Econômicas: a conjuntura econômica e as contas públicas do DF no início de 2019, que ocorreu no Palácio do Buriti nesta terça-feira (18). O evento foi organizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF.

O estudo mostra que contribuíram para o índice os setores de Agropecuária, com avanço de 3,4% nos três primeiros meses do ano, e o ramo de serviços, responsável por 94,9% da economia do DF e teve aumento de 1,5%. Já a indústria registrou queda de 0,6% no volume de atividades.

Jean Lima, presidente da Codeplan, explica que os estudos pretendem fornecer dados para subsidiar as políticas públicas para a retomada do crescimento econômico do DF e a geração de renda e emprego. “As ações que visam o desenvolvimento econômico e a geração de emprego são uma determinação do governador Ibaneis Rocha. Essa é uma das linhas de pesquisa prioritárias da Codeplan. A ideia desse evento é apresentar os dados e abrir o debate aos gestores do DF, setor empresarial e representantes da sociedade civil para que a gente construa juntos alternativas para superar o cenário econômico adverso”, explica.

No painel, a Codeplan ainda mostrou que as pesquisas setoriais, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçam esse comportamento da economia no início de 2019. A Pesquisa Mensal do Comércio Ampliada (PMC) indica tímida variação positiva, de 0,7% no volume do comércio varejista ampliado, freando uma trajetória de queda. Já a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) registrou elevação de 2,3% no volume dos serviços, sendo o destaque o segmento de Tecnologia da Informação.

Economia brasileira

No cenário nacional, a leitura dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) apontou para uma retração da atividade no início do ano. Segundo o IBGE, a economia brasileira teve recuo de 0,2% no primeiro trimestre de 2019 em relação aos últimos três meses do ano passado, já descontados os efeitos sazonais. “O Boletim Focus divulgado nessa segunda-feira (17) indicou a 16ª queda consecutiva na estimativa dos analistas para o crescimento da economia brasileira neste ano. No Distrito Federal, o governo trabalha para sair dessa situação”, explica o presidente da Codeplan.

Contas públicas do DF

No evento, a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão apresentou dados relativos à arrecadação tributária e às receitas e despesas públicas do primeiro quadrimestre de 2019. A arrecadação tributária nos quatro primeiros meses do ano pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foi de R$ 5.412.192, o que representa uma queda na variação real de 3,3% na comparação com 2018. Em termos nominais, a variação foi positiva de 0,9%.

 

Com informações de Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado