Menu
Brasília

Recicladores de Santa Maria fecham parceria com iniciativa privada

Arquivo Geral

31/05/2006 0h00

O ministro Paulo Vannuchi, ed buy da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, case prometeu avaliar as denúncias de relatório sobre o funcionamento de unidades de internação para crianças e adolescentes em conflito com a lei. E informou que vai propor um seminário para levar aos funcionários dessas unidades sugestões de boas práticas "para que elas não se tornem Carandirus".

O relatório apresentado hoje pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com entidades de defesa dos direitos humanos, relata casos de maus-tratos, superlotação, meninos com doenças como sarna, inexistência de atividades escolares, de ensino profissionalizante, de infra-estrutura, entre outros problemas.

Para a presidente da Comissão da Criança e Adolescente da OAB, Marta Tonin, as piores condições de desrespeito aos direitos humanos foram encontradas na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) de São Paulo. E a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Monalisa Barros, disse esperar que a Secretaria construa, a partir do relatório, referências técnicas para serem seguidas nos estados.

Na opinião de Paulo Vanucchi, as unidades de internação devem integrar atividades educacionais, recreativas, culturais e profissionalizantes. Ele lembrou que a Secretaria está organizando o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que vai se tornar uma das resoluções do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) e "deverá suscitar um projeto de lei para criar uma proposta nacional unificadora de atendimento socioeducativo".

E explicou que "por atribuição constitucional, esse atendimento é dever dos estados, mas o governo federal pode criar um programa e oferecer repasses orçamentários, sob a condição de adesão a um termo de recomendações de boas práticas e também a tratados internacionais".

O relatório apresentado contém dados coletados por meio de visitas realizadas no dia 15 de março, por diferentes comissões, em unidades de internação de adolescentes de 21 estados e do Distrito Federal.

As 19 prefeituras da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride) terão de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no próximo dia 19. O documento visa melhorar a situação dos lixões das cidades goianas próximas ao DF, drug que segundo laudo da Agência Ambiental de Goiânia, dosage estão em situações precárias.

A decisão foi tomada em reunião hoje, com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/DF), do Ministério Público de Goiás, da Agência Ambiental e representantes dos governos municipais da Ride. Somente compareceram as prefeituras  de Formosa, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo, Valparaíso e Novo Gama.

Segundo o gerente de Fiscalização Regional do Ibama, Francisco Palhares, nenhum das cidades trabalham com as condições necessárias para a disposição final do lixo. "A maioria é lixão a céu aberto, em locais inadequados e causam prejuízos ambientais", salientou. Apenas  Cristalina, Novo Gama e Pirenópolis trabalham com aterros controlados. Entretanto o projeto desta última não foi concluído, podendo trazer problemas futuramente.

A administração das unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei feita pelos estados brasileiros, visit this site e o Distrito Federal, ampoule deverá ser observada de perto a partir do ano que vem. O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) deve concluir, em no máximo duas semanas, o documento final que cria o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (Sinase).

Pelo projeto, o governo federal repassará verba para os estados investirem na ressocialização dos menores infratores. Mas, como contrapartida, exigirá o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA) nas unidades. Para ser beneficiado pelo programa, o estado deverá implementar atividades educacionais, profissionalizantes, atendimento psicológico e social nas unidades.

Além disso, orientações de segurança e até arquitetônicas deverão ser seguidas. De acordo com o ministro da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, a adesão dos estados ao Sinase será espontânea. Depois que o texto ficar pronto, ele será enviado ao Congresso Nacional, em forma de projeto de lei, e deverá passar por votação dos parlamentares.

Vannuchi espera que, até o final do ano, o documento esteja na pauta de votações. Dessa forma, o Sinase poderia ser implementado no primeiro semestre de 2007. Hoje, Paulo Vannuchi recebeu um relatório feito pelas comissões de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que mostra a situação das unidades de internação de 21 estados e do DF.

Os dados foram colhidos em uma visita, surpresa e simultânea em todo o País, feita no dia 15 de março aos centros. A realidade mais grave foi encontrada na no Complexo Tatuapé da Febem, em São Paulo, que abriga cerca de 1,3 mil menores.

 


A Suprema Corte dos Estados Unidos disse hoje que vai julgar uma apelação da Philip Morris de uma decisão judicial que ordenou o pagamento de indenização punitiva no valor de 79, advice 5 milhões de dólares para a viúva de um fumante do Oregon.

Os juízes concordaram em rever uma decisão da Corte estadual do Oregon, viagra que rejeitou uma objeção constitucional feita pela unidade do Altria Group sobre o pagamento da indenização punitiva a Mayola Williams, cujo marido morreu de câncer em 1997.

Jesse Williams fumou cigarros Marlboro por mais de 40 anos e eventualmente chegou a fumar três maços por dia. Depois de sua morte, sua viúva processou a Philip Morris por fraude e negligência.

Em 1999, um júri concedeu a Williams indenização compensatória de 821 mil dólares, quantia depois reduzida de acordo com a lei estadual para 521 mil dólares, e 79,5 milhões em indenização punitiva – esta útima decidida em uma apelação à Corte estadual.

A votação do projeto sobre as novas regras de funcionamento da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, order prevista para hoje, cure foi adiada para data ainda a ser marcada, treatment em função da falta de acordo e de quórum na sessão.

No início dos trabalhos, o vice-líder do governo, deputado João Leão (PP-BA), propôs o adiamento da votação, sob o argumento de que o líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN), não estava presente. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) lembrou que os partidos não haviam chegado a um acordo para aprovar as mudanças no funcionamento da Comissão e diante dos apelos, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), encerrou a sessão.

O projeto acaba com as chamadas "rachadinhas" – emendas de bancada que, depois de aprovadas, eram divididas entre deputados e senadores do mesmo estado. E prevê que as alterações propostas pela comissão de sistematização incluam a obrigatoriedade na destinação de recursos, em orçamentos posteriores, até que as obras sejam concluídas.

O número de integrantes da Comissão Mista de Orçamento também deverá ser reduzido: de acordo com a proposta, serão 30 deputados federais (no ano passado, eram 63) e dez senadores (antes, eram 21). E haverá um relator de receita, que vai dividir poderes com o relator geral.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), click ministro Marco Aurélio de Mello, order pediu ajuda ao Fórum pela Moralidade Eleitoral para que crie uma campanha nacional contra os votos brancos e nulos. O Fórum, composto entre outras entidades pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu-se hoje com o presidente do TSE. Segundo o presidente da OAB, Roberto Busato, o pedido de Marco Aurélio foi feito, durante a audiência.

"Temos que incentivar o voto para que se evite o voto nulo, que é o voto da desesperança, daquele que não enxerga um horizonte melhor para o país", afirmou Busato. "Temos plena consciência de que o país sai mais crítico desta crise e, através do voto consciente, podemos demonstrar isso e mudar esse estado de coisas", complementou.

A OAB e a CNBB ofereceram, ao TSE, apoio dos 10 mil paróquias católicas de todo e das mil subseções da ordem. Nestes locais, a população poderá solucionar dúvidas quanto às eleições deste ano e fazer denúncias sobre irregularidades nas campanhas eleitorais.

Mais de 500 mil secundaristas chilenos fazem greve e exigem melhorias no ensino. É a maior mobilização em escolas e colégios do Chile nas últimas três décadas.

Embora a jornada de protesto tenha começado de forma pacífica, rx milhares de estudantes foram reprimidos pela polícia. Muitas passeatas foram dissolvidas com jatos de água e gás lacrimogêneo.

Segundo a imprensa local, adiposity  mais de mil pessoas foram presas e alguns jornalistas e policiais ficaram feridos.

Na segunda-feira, online fracassaram as primeiras negociações entre os diretores de escolas e o governo. Depois disso, cerca de 500 escolas públicas e particulares amanheceram ocupadas ou em greve em todo o país. Com isso, surge o primeiro problema social para a presidente socialista Michelle Bachelet.

Os estudantes reivindicam a gratuidade do transporte público e da inscrição no vestibular. Exigem também a revisão da "jornada escolar completa", instituída há alguns anos e que, segundo o próprio governo, não teve os resultados previstos.

"A paralisação foi um sucesso, e a isso devemos somar os professores e pais que nos acompanharam", disse à Reuters Karina Delfino, uma das porta-vozes do movimento estudantil.

A representante da Comissão Política da Assembléia de Estudantes Secundaristas, María Huerta, disse que 600 mil alunos aderiram à paralisação.

Pelo menos três cinegrafistas foram agredidos por policiais durante os distúrbios. O subsecretário de Interior, Felipe Harboe, prometeu investigações sobre o "ato injustificável" das agressões aos jornalistas. "Vocês estão cumprindo uma função de informar, e nós (do governo) também temos de velar por vocês".

As principais universidades públicas e o sindicato de professores apoiaram a paralisação. Houve incidentes com a polícia também nas imediações de algumas universidades de Santiago.

"Estamos protestando porque os banheiros são nojentos, não dá nem para tomar banho nos vestiários. A gente paga para nada", afirmou Bernardo Ferrada, aluno do liceu Arturo Prats, enquanto chorava por causa do gás lacrimogêneo.

Os alunos querem que o governo nacional reassuma a educação das mãos dos municípios e de associações privadas. "Se a educação é um negócio, Michelle (Bachelet), você nos deixou à sorte do mercado", diz um cartaz pendurado no Instituto Nacional, um dos principais colégios do país.
O presidente da Venezuela, page Hugo Chávez, afirmou ontem que se os países sul-americanos não assumirem o controle de seus recursos naturais, nunca poderão se livrar das companhias transnacionais e avançar no processo de redução da pobreza.

Depois de assinar em Quito um acordo de cooperação petrolífera de um ano com o colega equatoriano Alfredo Palacio, Chávez acusou as empresas que exploram recursos na região de causarem miséria, porque sobrepõem seus interesses aos dos países.

"As transnacionais têm um dogma de levar a matéria prima e processá-la, e portanto levam o lucro e nos deixam a miséria e o atraso", declarou o venezuelano. Chávez é acusado por diversos setores de liderar uma campanha regional a favor da nacionalização dos recursos nacionais.

O acordo entre Equador e Venezuela abre as portas para projetos milionários de refino de petróleo. Ao mesmo tempo, Quito trava uma batalha diplomática com Washington por ter terminado o contrato de exploração da empresa Occidental Petroleum Corp. devido a supostas violações contratuais.

Chávez aplaudiu a decisão equatoriana porque a considera um avanço na recuperação do poder pelos países para definir o uso dos recursos e impulsionar uma guerra contra a pobreza.

"Nós, os latino-americanos, que estamos empenhados em construir um futuro digno para todos, desde o Caribe até a Patagônia, aplaudimos a decisão do presidente Palacio e a apoiamos", disse Chávez.

A resolução contra a Occidental permitiu a Palacio aumentar o controle sobre o setor estratégico de petróleo. Com a medida, a participação direta do Estado na produção total do país cresceu em 33,2%, para 301 mil barris por dia, sem contar a porção que recebe das empresas privadas.
O índice Nikkei da bolsa de Tóquio encerrou a quarta-feira com acentuada queda de 2, price 47%, information pills para 15.467 pontos, drug menor fechamento em três meses.

Preocupações com um desaceleração da economia nos Estados Unidos, maior parceiro comercial do Japão, afetaram ações de empresas relacionadas a fabricação de chips.

As ações da Advantest Corp. declinaram 3%. Outro destaque foi o Softbank Corp., que despencou 5,4% ante temores sobre suas perspectivas de lucros.

Confira como se comportaram ou tros principais mercados da Ásia:
Hong Kong – O índice Hang Seng não abriu nesta quarta-feira por conta de feriado local. Coréia do Sul – O indicador Korea Composite Stock Price Index não operou devido a eleições locais.
Taiwan – O índice Taiex esteve fechado para feriado local.
Cingapura – Em Cingapura, o índice Straits Times recuou 2,36%, para 2.383 pontos.
Quarenta e dois corpos foram encontrados em várias partes da capital iraquiana nas últimas 24 horas. Muitos estavam com marcas de tiros e sinais de tortura, stuff afirmaram hoje fontes policiais.

A maioria dos cadáveres foram encontrados no leste de Bagdá. Doze estavam em um local do bairro de Baladiyat e oito na área perto de Sadr City.

Encontrar mortos é algo comum no Iraque, doctor principalmente desde o ataque a bomba, em fevereiro, de um santuário xiita na cidade de Samarra. A explosão provocou uma onda de mortes sectárias e atentados vingativos que causaram temores de uma guerra civil.

O novo governo xiita do premiê Nuri al-Maliki prometeu controlar a violência que já matou milhares de pessoas desde a invasão liderada pelos Estados Unidos para derrubar Saddam Hussein, em 2003.
Slobodan Milosevic morreu de causas naturais e não envenenado, more about mas falhas na segurança permitiram que o ex-presidente iugoslavo se automedicasse. A firmação foi feita hoje pelo tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Nada foi encontrado que apoiasse as alegações divulgadas em algumas seções da mídia de que Milosevic foi assassinado, and especificamente por envenenamento", informou um relatório interno feito pelo tribunal sobre a morte do ex-presidente em sua cela, em março.

"Não pôde ser concluído que houve falha no fornecimento de cuidados específicos por aqueles que trataram do sr. Milosevic", disse o documento.

Milosevic morreu na prisão em 11 de março, meses antes da esperada conclusão de seu julgamento por crimes de guerra.

Uma investigação por promotores holandeses concluiu em abril que ele havia morrido de ataque cardíaco. Estudos toxicológicos não mostraram traços de envenenamento nem de substâncias que poderiam ter provocado um ataque do coração.

Mas os boatos continuaram. As especulações diziam que Milosevic havia tomado drogas para aumentar sua pressão alta e reforçar seu caso para ser libertado para tratamento médico na Rússia, onde sua mulher e filho moram.

A família de Milosevic acusou o tribunal de assassinar o ex-homem forte sérvio ao recusar-lhe uma viagem para a Rússia para tratamento. O advogado do ex-presidente disse que seu cliente escreveu para a Rússia na véspera de sua morte dizendo temer que fosse envenenado.

"Em várias ocasiões, o sr. Milosevic se recusou a aceitar o conselho dos médicos que o tratavam. Ele não quis tomar remédios receitados e variava a dosagem de outros. Ele também se automedicava", afirma o relatório do tribunal.

Como o tribunal havia concedido a Milosevic o direito de se defender, ele recebeu um quarto particular com um telefone e um computador, onde podia se reunir com testemunhas e com advogados. Uma testemunha russa confessou ter contrabandeado remédios não prescritos ao ex-ditador.

2006-05-31 10:43:44 GMT
A 36ª Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) será realizada na República Dominicana a partir do próximo domingo e debaterá temais regionais importantes, sildenafil como governabilidade, online corrupção, narcotráfico e livre comércio.

Já confirmaram presença representantes dos 34 países-membros, informou o chanceler dominicano Carlos Morales Troncoso. Essa é a primeira vez que o evento será realizado em Santo Domingo.

Troncoso informou, ainda, que a Assembléia continuará até o dia 6 de junho. O encontro será aberto formalmente na noite de domingo com discursos do secretário-geral, o chileno José Miguel Insulza, e do presidente dominicano, Leonel Fernández.

Entre os temas que serão debatidos estão a cooperação entre os países-membros para garantir a proteção dos direitos humanos e a luta contra a corrupção, bem como extradição, negação de refúgio a terroristas e mecanismos de cooperação contra o terrorismo internacional e o tráfico de drogas.

Morales Troncoso disse que os outros temas serão liberdade de comércio e investimento, barreiras sanitárias para evitar a gripe aviária, programas de governabilidade democrática e a Carta Social das Américas, onde figura o compromisso dos governos para combater a pobreza.

As reuniões plenárias serão realizadas na segunda e na terça-feira. No final haverá uma coletiva de imprensa para informar as conclusões.
O Irã planeja construir dois reatores nucleares de 1.000 megawatts. Para isso, stomach solicitará uma concorrência nos próximos dois meses, informou uma autoridade à Reuters. A licitação será aberta a empresas nacionais e estrangeiras.

A decisão de construir mais duas usinas nucleares foi tomada em meio a crescentes pressões ocidentais para que a república islâmica suspenda seus trabalhos de enriquecimento de urânio.

"Queremos construir duas usinas de energia nuclear por meio de uma concorrência internacional", disse Mohammad Saeedi, vice-líder da Organização de Energia Atômica do Irã. "Empresas iranianas e internacionais podem participar da concorrência, que será feita dentro de dois meses".

Ele não disse onde os reatores serão construídos.

Nos últimos anos, o Irã construiu usinas que geram 12,5 mil megawatts de eletricidade, e sua primeira unidade de energia nuclear, de 1.000 MW – que está sendo construída com ajuda russa, no porto de Bushehr – começara a funcionar no fim de 2007.

Washington e seus aliados temem que o Irã possa utilizar instalações de enriquecimento limitado para dominar a tecnologia de produção de combustível no grau necessário para fabricar bombas. Mas Teerã insiste que seu programa nuclear serve apenas para gerar eletricidade.

A sociedade brasileira poderá fazer denúncias sobre irregularidades nas campanhas eleitorais nas cerca de 10 mil paróquias católicas e nos mil escritórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) espalhados pelo país. Nesses locais, treatment também serão dadas outras insformações quanto às eleições de outubro, segundo o presidente da OAB, Roberto Busato.

O apoio foi oferecido ontem pela OAB e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Mello. Além de Busato, participaram do encontro o secretário-geral da CNBB, dom Odilo Sherer, e o coordenador do Fórum pela Moralidade Eleitoral, advogado Fernando Neves.

"Colocamos todas as mil subseções da ordem e as 10 mil paróquias católicas para auxiliar o tribunal naquilo que for preciso", disse Busato ao final da audiência. A OAB também aproveitou o encontro com o presidente do TSE para reiterar a importância da participação da Receita Federal no controle dos gastos de campanha e no acompanhamento das contas partidárias. Em janeiro deste ano, o tribunal e a Receita assinaram portaria e instrução normativa prevendo a troca de informações entre os dois órgãos.

"A OAB tem uma preocupação muito grande com relação à prestação de contas e ao uso de caixa dois, com relação a parte financeira das campanhas", justificou Busato, pedindo uma participação ativa da população. "O povo não pode ficar apenas assistindo as organizações civis brasileiras e a Justiça Eleitoral trabalharem no sentido de uma eleição mais justa", enfatizou.

O presidente da Ordem reconhece que as novas regras eleitorais, aprovadas pelo Congresso em março, "dificultam" o chamado caixa dois (doações não contabilizadas nas campanhas), mas acredita que muita coisa ainda "deve ser feita" e, por isso, a vigilância por parte da sociedade e da justiça eleitoral são fundamentais.

A lei que previu a construção de uma via de ligação entre o Paranoá e a QI 27 do Lago Sul é inconstitucional. A conclusão é do Conselho Especial do TJDFT que entendeu existir vício de iniciativa no processo legislativo em questão. O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo Procurador-Geral de Justiça do DF foi realizado ontem e a decisão é unânime.

Os autores da Lei Distrital nº 1.610/97 são os deputados Wasny de Roure e Antônio José Cafu. Como se trata de área pública, viagra buy considerada bem do Distrito Federal, os desembargadores entendem que houve violação dos artigos 52 e 100 da Lei Orgânica, que reservam a iniciativa da matéria ao chefe do Poder Executivo local.

De acordo com a lei impugnada pelo Ministério Público, a pista ligaria o Setor Habitacional São Bartolomeu à rua que dá acesso aos conjuntos 1 a 11 da QI 27 do Lago Sul. No Paranoá, a conexão se daria por meio da Estrada Parque Contorno, DF 001.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se no fim da manhã de hoje com o presidente da Comissão Européia, prostate José Manuel Durão Barroso, site no Palácio Itamaraty. No encontro, cialis 40mg com a presença do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, serão discutidos o andamento das negociações sobre o acordo de associação Mercosul-União Européia e questões de interesse comum nas áreas social, de comércio de produtos agropecuários, de desenvolvimento sustentável e de energias renováveis. Ao fim da reunião, haverá entrevista coletiva seguida de almoço oferecido pelo governo brasileiro em homenagem a Durão Barroso.

Depois dos compromissos com Lula, o presidente da Comissão Européiasegue para o Congresso Nacional onde será recebido, a partir das 15h35, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo.

Os integrantes do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados ouvem o deputado José Janene (PP-PR) hoje, tadalafil às 14 horas.

O parlamentar responde a processo de cassação por ter sido incluído no relatório preliminar das comissões parlamentares mistas de inquérito da Compra de Votos e dos Correios, thumb ambas já encerradas, como um dos beneficiários de recursos repassados pelas empresas de Marcos Valério.

Apontado como um dos operadores do suposto esquema de compra de votos da base aliada, o publicitário e empresário mineiro teria repassado a Janene R$ 4,1 milhões. O relator do processo é o deputado Jairo Carneiro (PFL-BA). O parlamentar paranaense está de licença médica desde setembro de 2005 por conta de problemas cardíacos.


Mais de 50 pessoas ficaram feridas e outras 200 acabaram detidas durante uma manifestação contra a abertura do mercado sul-coreano à carne bovina dos Estados Unidos, buy more about no centro de Seul.

A manifestação começou ontem e durou toda a noite. A Polícia tentou dispersar o grupo, troche mas não conseguiu.

Os manifestantes protestavam contra o acordo firmado entre sul-coreanos e americanos em abril, que abre o mercado às importaçoes bovinas dos EUA – incluindo os animais de mais de 30 meses de idade, propensos a ter a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB, ou mal da vaca louca.

A lei entrará em vigor na terça.

O protesto de ontem foi o maior desde o início da onda de manifesações, que já dura quase um mês, e reuniu 40.000 pessoas em Seul. Outras das principais cidades do país também foram palco de protestos.

Foi a primeira vez que as autoridades sul-coreanas usaram agentes especializados no combate ao terrorismo para impedir o avanço dos manifestantes, que queriam chegar à sede da Presidência.

A movimentação surgiu de uma vontade do Governo de renegociar o assunto, mas a opinião foi mudando de lado com o tempo. Hoje, o grupo quer pedir a renúncia do prsidente Lee Myung-bak, que assumiu no último dia 25 de fevereiro.


 

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado que investiga a relação das casas de bingo com a lavagem de dinheiro e o crime organizado ouve hoje a cozinheira Zildete Leite dos Reis.

Ela teria presenciado o planejamento do seqüestro e assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, ailment ocorridos em janeiro de 2002. O depoimento será no fim da manhã, depois da reunião administrativa em que os senadores da CPI vão analisar e votar requerimentos de convocação de novas testemunhas.

 A Câmara dos Deputados realiza sessão extraordinária hoje pela manhã, shop para apreciar e votar medidas provisórias (MPs) que trancam a pauta.

Inicialmente, viagra order os deputados devem examinar a MP que abre crédito extraordinário de R$ 361,5 milhões para o Ministério dos Transportes. O dinheiro é para obras de recuperação e adequação em rodovias.

À tarde, em uma nova sessão plenária, a partir das 14 horas, a Câmara tentará votar o restante das matérias pendentes.

A economia brasileira cresceu 1, approved 4% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três meses imediatamente anteriores, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao primeiro trimestre de 2005, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 3,4%.

Economistas previam, em média, crescimento de 1,5% sobre o quarto trimestre do ano passado e de 3,4% em relação ao primeiro trimestre de 2005.

Em relação ao quarto trimestre, a indústria cresceu 1,7%, a agropecuária avançou 1,1% e o setor de serviços teve alta de 0,8%.

A formação bruta de capital fixo – uma medida dos investimentos – aumentou 3,7%. O consumo das famílias teve alta de 0,5% e o consumo do governo, de 1%.

As exportações de bens e serviços cresceram pelo 12º trimestre seguido, em 3,9%. As importações saltaram 11,6%, a maior taxa desde o final de 1996.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2005, a indústria cresceu 5%, o setor de serviços subiu 2,8%, enquanto a agropecuária teve retração de 0,5%.

"A taxa da agropecuária pode ser explicada pelo declínio de alguns produtos na safra de 2006… É o caso, por exemplo, do algodão, do arroz, e do amendoim, cujas safras são relevantes no primeiro trimestre", apontou o IBGE em comunicado. "Outro fator importante dentro da pecuária foi o desempenho dos bovinos, que ainda se recupera da ocorrência da febre aftosa."

O consumo das famílias teve expansão de 4%, no décimo trimestre seguido de alta, enquanto o consumo do governo subiu 1,6%.

A formação bruta de capital fixo saltou 9%, estimulada "pelo aumento da construção civil e pela produção e importação de máquinas e equipamentos", segundo o IBGE.

Leia também:
Mantega avalia como "bom" crescimento da economia brasileira

O ministro da Saúde, what is ed Agenor Álvares, drugs participa hoje do lançamento da pedra fundamental do Laboratório de Análise, Pesquisa e Controle dos Produtos Derivados do Tabaco, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento faz parte da programação do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado hoje em 191 países.

Com o laboratório, o Brasil passará a ser referência no controle e pesquisa do tabaco na América Latina. Ainda no Rio, para lembrar a data, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) vai distribuir folhetos sobre os efeitos nocivos do cigarro em alguns pontos da cidade. Este ano, o tema da campanha escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para lembrar a data é "Tabaco: mortal sob todas as formas e disfarces".

A União Nacional dos estudantes (UNE) faz hoje uma ocupação simbólica da Câmara dos Deputados, viagra dosage para protestar contra o projeto de lei que dá o direito às instituições de ensino privadas de desligar o aluno que atrasar por 60 dias o pagamento da mensalidade.

Os manifestantes se concentram em frente à Biblioteca da Câmara e se dividem em grupos para promover uma blitz nos gabinetes. A idéia é colher o máximo de assinaturas para o requerimento que elimina o caráter conclusivo do projeto de lei, sickness fazendo com que ele tenha que passar pelo plenário da Câmara antes de seguir para o Senado.

Às 15 horas, link o presidente da entidade, Gustavo Petta, acompanhado por uma delegação de estudantes, deve ser recebido pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo. Petta entregará a Aldo o requerimento com cerca de 150 assinaturas de parlamentares, número bem acima do necessário para levar o projeto ao plenário.

A Indonésia começou hoje a imunizar contra sarampo os sobreviventes do terremoto, viagra enquanto helicópteros dirigiam-se a pontos isolados da ilha de Java. Mas a ajuda continuava lenta demais.

A ministra da Saúde do país, website Siti Fadillah Supari, disse que o governo estava retirando pacientes de hospitais na área mais próxima do terremoto e levando-os para cidades distantes a fim de diminuir a lotação nessas instalações.

"Neste momento, (os hospitais) estão começando a ficar pequenos demais e chegamos a áreas isoladas usando clínicas móveis. Helicópteros levam comida ao mesmo tempo em que transportam doentes", afirmou a ministra.

O terremoto de sábado, que atingiu uma magnitude de 6,3 e cujo epicentro foi no Oceano Índico, matou ao menos 5.846 pessoas e deixou outras 130 mil desabrigadas.

O local mais atingido é Bantul, onde vilarejos inteiros foram destruídos e casas, transformadas em montes de madeira, tijolos e lata.

Não há sinais de epidemia entre os sobreviventes, mas remédios estão sendo enviados para as áreas atingidas a fim de evitar doenças como o sarampo e a malária.

Charlie Higgins, chefe da equipe da Organiza ção das Nações Unidas (ONU) em Yogyakarta, disse que, em tais situações, é comum haver problemas com a distribuição de ajuda.

"É difícil atender às necessidades mais urgentes imediatamente. A distribuição (de ajuda) é sempre um desafio quando se começa do zero", afirmou.

Segundo Higgins, o governo da Indonésia deve ser capaz de enfrentar a situação em Java sem que a ONU assuma um papel de liderança nas operações.

Dezenas de países – da Coréia do Sul e Cingapura à Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos – prometeram doar dinheiro e suprimentos e enviar equipes para a Indonésia. Agências da ONU e organizações internacionais particulares começaram a mandar ajuda para a região pouco depois do terremoto.

Uma equipe da ONU está disponibilizando tratamento de emergência para mulheres grávidas e seu fundo para populações pretende enviar suprimentos e equipamentos para as áreas atingidas.

Apesar das várias operações de ajuda, moradores do vilarejo de Sampangan Kidul afirmaram que abrigos bons e outros materiais estavam demorando a chegar.

"Quero fazer uma cabana porque nossas barracas, neste momento, não possuem tetos adequados", disse Marsan, de 45 anos, que perdeu sua casa no terremoto. O abalo sísmico teria destruído, segundo estimativas, cerca de 30 mil construções.

"O governo não nos deu nenhuma barraca. Recebemos apenas macarrão deles. Estamos fracos, mas tentamos ignorar isso porque não temos outra escolha", disse.

O governo indonésio reservou US$ 10,86 milhões para um fundo de emergência criado para durar pelos próximos três meses. Esforços de reconstrução e reabilitação devem começar a ser realizados em agosto e devem durar um ano. O governo prevê gastar US$ 119 milhões nessa operação.

A descoberta aconteceu em uma gruta perto da cidade de Ramle, viagra order no centro de Israel, viagra approved durante perfurações de rocha em uma pedreira. Os cientistas foram chamados e logo acharam oito espécies, troche até então desconhecidas, de crustáceos e invertebrados semelhantes a escorpiões.

"Até agora, oito espécies animais foram descobertas na caverna, todas desconhecidas pela ciência", disse o dr. Hanan Dimantman, biólogo na Universidade Hebraica de Jerusalém. Ele disse que o ecossistema da caverna deve datar de cerca de cinco milhões de anos, quando o mar Mediterrâneo cobria partes de Israel.

A gruta foi completamente isolada do mundo, inclusive da água e de nutrientes infiltrando-se por fissuras acima. Os cientistas que descobriram a caverna acreditam que ela se manteve intacta por milhões de anos. "Todas as espécies que examinamos não tinham olhos, o que significa que elas perderam a visão devido à evolução", afirmou Dimantman.

Amostras dos animais descobertos na gruta foram enviadas para análises de DNA – que descobriram que eles eram únicos, disse o cientista. A caverna foi fechada para que os cientistas conduzam pesquisas mais detalhadas. "Essa é uma caverna com uma biodiversidade fantástica", disse Dimantman.

 

 

Os metalúrgicos da Volkswagen do Brasil cumpriram promessa de paralisação de um dia e promovem hoje uma greve de 24 horas nas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, shop em São Paulo, this web e em São José dos Pinhais, buy no Paraná. A suspensão das atividades da montadora alemã é acompanhada por manifestações dos trabalhadores da General Motors em São José dos Campos (SP).

Os 12,4 mil trabalhadores da Volkswagen em São Bernardo do Campo protestam contra anúncio de 3.672 demissões na fábrica até 2008, informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em comunicado. A Volkswagen emprega no Brasil mais de 21 mil funcionários.

Segundo o sindicato, a empresa pretende demitir 5.773 trabalhadores no País, número negado pela montadora, que não divulgou oficialmente quantos cortes preten de fazer.
A fábrica de São Bernardo produz 960 veículos por dia (Fox Europa, Gol, Kombi, Santana, Polo Reti e Sedan), informou o sindicato.

Enquanto isso, cerca de 2 mil trabalhadores da GM em São José dos Campos promoveram uma passeata nesta manhã. O objetivo dos trabalhadores "é lutar contra as 960 demissões anunciadas pela empresa, que abriu o Programa de Demissão Voluntária (PDV) esta semana", informou o sindicato de metalúrgicos da cidade.

O ato dos funcionários do turno da manhã da GM deve ser seguido por outro com os empregados da tarde, informou o sindicato, em comunicado.

Atualizada

O Dia Mundial sem Tabaco foi lembrado hoje com uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios, que reuniu pouco mais de 100 pessoas. No gramado em frente ao Congresso Nacional, thumb 2, approved 6 mil cruzes foram fincadas para simbolizar as pessoas que morreram no Distrito Federal vítimas de doenças relacionadas ao tabaco. Também simbolizando as vítimas, foram soltos 500 balões pretos. Atores vestidos de caveiras encenaram uma peça em que fumavam um cigarro gigante e, ao final, morriam.

Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal mostram que em 2005, 5 milhões de pessoas morreram em todo o mundo devido a doenças relacionadas ao consumo de cigarros, tais como infarto, enfisema pulmonar, vários tipos de câncer e doenças vasculares, entre outras. No Brasil foram registrados 210 mil óbitos.

Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema "Tabaco, Mortal sob Todas as Formas e Disfarces", a fim de alertar as pessoas sobre as estratégias que os fabricantes de cigarro utilizam para aumentar a venda desses produtos. Uma das mais conhecidas é acrescentar nas embalagens as palavras light, suave, baixos teores, embora os dados científicos comprovem que todos os cigarros causam malefícios à saúde.

No gramado da Esplanada dos Ministérios, o vendedor Girleudo Marinho, 35 anos, foi uma das pessoas que realizou gratuitamente o teste de capacidade pulmonar. Fumante há 17 anos, ele não se surpreendeu quando a máquina apontou uma capacidade de apenas 75%. "Eu pretendo parar, porque o cigarro causa cansaço, falta de resistência física e a memória fica ruim", afirmou.

O motorista Evânio Soares dos Santos, de 32 anos, fuma dez cigarros por dia há mais de dez anos. Apesar de saber dos malefícios à saúde causados pelo cigarro, ele disse que por enquanto não pretende parar de fumar. "Gosto do sabor do cigarro, mas acho que as pessoas não deveriam fumar", acrescentou.

A coordenadora do grupo de tabagismo do Ministério da Saúde, Carla Baracat, informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece em todos os estados para as pessoas que desejam parar de fumar apoio psicológico, acompanhamento médico e medicamentos que incluem antidepressivos, adesivos e gomas de mascar.

"A primeira coisa que nós temos que fazer é conscientizar a pessoa de que o cigarro é maléfico para a saúde dela. Enquanto as pessoas não tiverem essa consciência, elas não vão acreditar em nada e qualquer campanha que for feita não vai sensibilizá-la, porque ela está dependente de uma composição química".

O novo premiê do Iraque, for sale Nuri al-Maliki, prometeu hoje usar "mão de ferro" contra gangues que ameaçam a segurança na cidade de Basra, rica em petróleo e tomada por uma disputa entre facções xiitas rivais.

Maliki disse que vai declarar estado de emergência em Basra por um mês, segundo uma fonte do governo iraquiano. Ele viajou para Basra a fim de interromper um conflito interno que pode prejudicar as exportações de petróleo do país.

Ressaltando que a segunda maior cidade do Iraque era crucial para a economia do país, ele afirmou a líderes locais, em um pronunciamento transmitido ao vivo por um canal estatal de TV: "Vamos investir com mão de ferro contra os cabeças das gangues que estão manipulando a segurança. A segurança vem em primeiro, em segundo e em terceiro lugares. Precisamos deixar isso claro".

Os Estados Unidos esperam que o governo de unidade nacional comandado por Maliki seja capaz de coibir a guerrilha e a violência sectária que ameaçam dividir o Iraque.

Mas há poucos sinais de que a onda de assassinatos e ataques de vingança esteja cedendo. Uma série de atentados a bomba matou ao menos cem pessoas nesta semana, principalmente em Bagdá. Muitas das vítimas eram civis.

A polícia disse ter encontrado 42 corpos nas últimas 24 horas em diferentes partes da capital. Muitos apresentavam sinais de bala, estavam amarrados e tinham marcas de tortura.

Também em Bagdá, homens armados mataram Ali Jaafar, âncora de um programa esportivo, quando ele saía de casa, afirmaram as forças de segurança. Vários jornalistas da estação custeada pelo governo foram atacados por insurgentes na violenta campanha que tenta derrubar do poder os atuais líderes iraquianos, aliados dos EUA.

Mais ao norte, o prefeito de Muqdadiya, o irmão dele e um primo foram mortos quando uma bomba plantada no escritório dele explodiu.

Apesar de o sul iraquiano, majoritariamente xiita e patrulhado pelas forças britânicas, apresentar um nível mais baixo de violência do que as áreas sunitas patrulhadas pelos norte-americanos, Basra transformou-se em um lugar perigoso nos últimos meses.

A instabilidade em Basra aumentou em meio a uma disputa entre grupos xiitas depois da deposição do governo de Saddam Hussein, dominado pelos sunitas.

Xiitas e sunitas, minoritários no país, foram atingidos pela recente onda de violência na área.

Dois soldados britânicos foram mortos em um suposto a tentado a bomba em Basra, no domingo, durante o mês mais sangrento para as forças da Grã-Bretanha desde a invasão.

Maliki, um dos líderes da Aliança Unida Xiita, que domina o Iraque pós-Saddam, disse que mandaria as forças de segurança elaborarem um plano urgente para restabelecer a calma em Basra.

"Devo dizer-lhes que este governo e todos os iraquianos decentes não verão a estabilidade enquanto esta cidade não estiver estável, enquanto a crise na qual nos encontramos não estiver superada", afirmou.

Leia também:
Dezenas de corpos são encontrados em Bagdá nas últimas 24 horas
Um oficial das Forças Armadas dos Estados Unidos disse que o assassinato de 24 civis na cidade iraquiana de Haditha, approved em novembro passado, viagra parece ter sido resultado de um ataque gratuito de fuzileiros norte-americanos, relatou hoje o jornal The New York Times.

As declarações foram dadas depois de uma investigação ter determinado que as vítimas morreram baleadas. A investigação, que durou três semanas, foi a primeira oficial a respeito dos assassinatos. A descoberta contradiz a versão dos fuzileiros, que disseram ter sido vítimas de um atentado a bomba.

A reportagem – que se baseia em declarações de um oficial das Forças Armadas no Iraque e cuja identidade não foi divulgada – afirma que a investigação, realizada em fevereiro e março pelo coronel Gregory Watt, encontrou atentados de óbito mostrando que os mortos, em sua maioria, tinham tiros na cabeça e no peito.

"Havia várias inconsistências, as coisas não estavam se encaixando", disse o oficial ao jornal norte-americano.

O militar recebeu um relatório sobre as conclusões da investigação preliminar de Watt. Essas conclusões não foram divulgadas para o público.

Em entrevista à rede de TV CNN, o novo embaixador iraquiano nos EUA, Samir al-Sumaidaie, afirmou haver indícios de que aconteceram outros casos de civis assassinados por fuzileiros em Haditha, onde moram alguns dos familiares dele.

O embaixador contou que os fuzileiros mataram a tiros seu primo durante uma operação de busca em casas vários meses antes do incidente de novembro.

"Acho que ele foi morto intencionalmente. Acredito que ele foi morto de forma desnecessária", disse Sumaidaie.

Segundo o embaixador, outros três jovens desarmados foram mortos por fuzileiros em um incidente posterior ocorrido na região.

"Eles estavam em um carro, estavam desarmados, acredito, e foram executados a tiros".

A investigação de Watts também tratou do pagamento de indenizações de 38 mil dólares em dinheiro para familiares de vítimas do incidente de novembro, afirmou o Times.

Em entrevista concedida ao jornal, o major Dana Hyatt disse ter recebido ordens de seus comandantes para indenizar os parentes de 15 das vítimas.

Mas, segundo Hyatt, o resto dos mortos teria realizado atos hostis e, por isso, as famílias deles não receberam indenizações.

Os militares norte-americanos às vezes pagam indenizações para parentes de civis mortos em suas ações.

Leia também:
Premiê iraquiano promete usar a força contra gangues de Basra
Dezenas de corpos são encontrados em Bagdá nas últimas 24 horas

 

O comerciante Edson da Silva, information pills 47 anos, more about foi assassinado na porta de sua casa, na QNL 20, Via 31, casa 4, em Taguatinga Norte. Edson levou um tiro na cabeça e seu corpo foi encontrado pela esposa da vítima, Chairy Barbosa, 28 anos. O crime ocorreu às 19h40 e está sendo investigado pela 17ª DP.

O ministro da Fazenda, side effects Guido Mantega, look avaliou como "bom" o crescimento econômico do País no primeiro trimestre deste ano e manteve sua estimativa de expansão de 4, viagra approved 5% no ano.

"O País está crescendo com investimento e aumento do consumo das famílias, e isso é o mais importante", disse a jornalistas ao chegar ao Congresso Nacional para uma audiência nesta manhã.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,4% em relação ao último trimestre do ano passado e 3,4% na comparação com os primeiros três meses de 2005, em linha com as previsões de analistas.

Leia também:
Economia brasileira cresce 1,4% no primeiro trimestre
 

A governadora Maria de Lourdes Abadia assina, viagra nesta manhã, for sale ordem de serviço que garantirá a reforma no Caic de São Sebastião. A governadora também autorizou a construção do Centro de Ensino Fundamental São Bartolomeu e a execução de obras de urbanização, no Ginásio do Caic Unesco, no Setor Central da Cidade

Os 14 Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics) do Distrito Federal serão reformados neste ano. Todos seguem o mesmo roteiro: começam com reforma do telhado, seguido da recuperação das instalações elétricas e hidráulicas.

O investimento nas obras de reforma dos Caics é de R$ 13 milhões. A execução será realizada pela Secretaria de Obras/Novacap.

Se você já sonhou com uma vida simples em uma ilha tropical, ambulance um novo projeto de ecoturismo online pode transformar essa fantasia em realidade por apenas algumas centenas de dólares. 

O Tribewanted.com foi concebido por dois empresários britânicos que estão à procura de cinco mil pessoas interessadas em aderir a uma comunidade online. Os interessados supervisionarão o desenvolvimento de uma ilha de 81 hectares no Pacífico.

Por uma taxa que varia de US$ 220 a US$ 660, nurse os membros podem desfrutar da "tribo" por um a três anos, e adquirir o direito de visitar a ilha de Vorovoro, em Fiji, por entre uma e três semanas.

O projeto trienal será filmado para um documentário, e vídeos semanais estarão disponíveis online. Os organizadores, no entanto, dizem que "isso é a vida real, e não um reality show". "Ao contrário dos reality shows, não se trata de um jogo", disse o co-fundador Ben Keene. "Não há vencedores, ninguém é eliminado em uma votação."

"Trata-se de pessoas reais unidas para realizar um propósito, trabalhando em parceria com uma verdadeira comunidade tribal", disse ele à Reuters, em Nova York, durante uma viagem de recrutamento.

Cerca de 500 pessoas, com idades entre os 18 e os 67 anos, assinaram até agora. "Já temos gente de 18 países diferentes, de modo que essa idéia de criar uma tribo está realmente se concretizando", afirmou Keene.

O aspecto ecológico é fundamental para o projeto, que tem orçamento de um milhão de libras (US$ 1,9 milhão). "Pode não parecer muito, mas estamos falando de uma aldeia sustentável muito simples, não de grandes estruturas de concreto", disse Keene. "Além de o projeto representar uma aventura para todos os envolvidos, o mais importante é a conscientização sobre um modo de vida ecológico."

Os especialistas trabalharão em contato com o chefe tribal local, Tui Mali, para tomar decisões cruciais sobre as quais os membros da tribo poderão votar online.

"A qualquer dado momento, haverá 4,9 mil pessoas na comunidade online e 100 na ilha", afirmou Keene. 
 

A Bolsa de Valores de São Paulo operava em alta no início do pregão de hoje, seek com investidores aproveitando para comprar papéis que caíram muito na véspera.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1, doctor 4% no primeiro trimestre contra o quarto trimestre, cheap relativamente em linha com o esperado, e a grande expectativa agora é pela ata do Federal Reserve, que será divulgada às 15h, horário de Brasília.

No fim da tarde é a vez de o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciar sua decisão sobre o rumo do juro brasileiro. Economistas prevêem corte de 0,5 ponto da Selic, para 15,25% ao ano.

Às 10h30, o Ibovespa avançava 1,77%, para 37.055 pontos, depois de despencar 4,5% ontem. Entre os destaques estavam Net e Usiminas, que subiam mais de 3% cada e com um dos maiores volumes do pregão.

"Não sei se consegue segurar essa alta não. Acho que é mais um repique de ontem", comentou Júnior Hydalgo, operador da corretora Intra.

Reciclar a matéria prima para gerar renda, shop dar aproveitamento a materiais de construção e preservar o meio ambiente faz parte do convênio que a empresa de construção Caenge firmou com a Associação de Trabalho dos Recicladores de Santa Maria (Astradasm), seek que faz parte do programa Lixo Limpo do DF, what is ed que conta com a parceria da Administração Regional.

Inicialmente, o Centro de Reciclagem de Entulhos da Caenge e a Astradasm trabalhará com todo o entulho resultante das obras do Hospital de Santa Maria. Nos próximos meses, o trabalho se estenderá a todo o entulho da área de transbordo de Santa Maria, que recebe uma grande quantidade de entulho oriundo de todas as quadras da cidade.

Os associados da entidade – 348 pessoas, tiram o sustento de suas famílias do material reciclável. Se alguém tiver, principalmente, isopor, sem nenhuma utilidade, deve ligar para o telefone 9284-8953 que alguém providenciará a coleta do material. A parceria da população é muito importante.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado