Menu
Brasília

O que fazer quando o cachorro não quer comer ração?

Como os cachorros geralmente têm um apetite muito bom, mas ocasionalmente não querem comer, as razões para essa perda de apetite podem ser muito variadas

Redação Jornal de Brasília

09/11/2020 8h05

O que fazer quando o cachorro não quer comer ração?

Foto: Reprodução

A dieta do seu animal é muito importante para a saúde dele. É por isso que é preocupante quando um cachorro não quer comer sua ração. Nessa situação, é importante buscar maneiras para identificar o que está acontecendo.

Como os cachorros geralmente têm um apetite muito bom, mas ocasionalmente não querem comer, as razões para essa perda de apetite podem ser muito variadas e geralmente são devidas a alguma causa física.

É importante que você vá ao veterinário para descartar a possibilidade de uma doença grave e descobrir o motivo pelo qual seu cão decidiu parar de comer.

Também existem vários métodos que você pode usar para abrir o apetite do seu cachorro. Vamos ver em detalhes como fazer seu cachorro comer toda a sua ração.

Meu cachorro não come mais ração

Seu cachorro tornou-se exigente quanto à comida? Se houver uma resposta positiva você pode encontrar ajuda para solução neste artigo.

Sim, embora possa parecer mentira, existem casos de cachorros que não comem ou de cachorros que têm um grande problema na sua alimentação diária e isto pode ter vários e diferentes motivos.
Pode ser a mesma comida que damos a ele, a mudança de alimentos em sua dieta, problemas de saúde ou problemas de comportamento que afetam sua dieta.

Cachorros e comida: o que você precisa saber?

A idade, a raça ou o tamanho do cachorro pode muitas vezes ditar se eles que gostam de comer ou se, pelo contrário, o tipo de alimento ou dieta que lhes é dado não é essencial.

Existem raças como Labradores ou Golden Retrievers – por exemplo -, que gostam de comida e comem tudo o que lhes dá. Já outras raças, por outro lado, tendem a ser mais seletivas como as raças pequenas, Maltesas ou Yorkies.

Se o cachorro de repente se torna problemático ou exigente com a comida, e o tipo de alimento não foi alterado – às vezes mudando a ração ou um tipo de alimento de seco para úmido ou de um tipo de ração comercial pode ajudar.

Clicando aqui uma lista de rações naturais selecionadas que podem ajudar nesse processo.

A alimentação natural pode ocorrer durante um curto período de tempo, mas é aconselhável ir ao veterinário nas próximas 48 horas -24 horas se for um filhote- para fazer um exame médico e, assim, descartar qualquer doença que é a causa de tal comportamento.

Também a velhice ou os problemas associados a ela, como dores nas articulações ou perda do olfato, entre outros distúrbios, podem causar problemas com o gosto de comida do cachorro.

Dicas para incentivar seu cachorro a se alimentar

1. Comece do começo

Antes de levar o cachorro para casa para que ele faça parte do nosso ambiente familiar é necessário que toda a família tenha regras e regulamentos claros para a sua alimentação.

Dessa forma, estando todos na mesma dinâmica, na mesma direção, de tal forma que não há contradições e cada um segue por conta própria para alimentar o cachorro.

Se o pai seguir as regras e a mãe se sentir mais gentil e com o cachorro e alimentá-lo com coisas que não deveriam fazer parte da dieta do cachorro pode atrapalhar todo o processo.

2. Nunca de comida da mesa para o cachorro

Nunca deixe o cão associar a sua comida à dele. Caso contrário, começarão a pensar que podem comer sua comida e a de seus donos também.

O cachorro só deve comer a comida que está no prato e nunca deve ver comida que sai do prato ou algo que você esteja preparando para si.

3. Tenha um horário de refeições

O fato do cachorro ter uma rotina diária no que diz respeito à alimentação nas diferentes ingestões de sua dieta é importante para evitar dificuldades alimentares.

Eles também devem ter as doses necessárias para satisfazer suas necessidades nutricionais. Um filhote pode comer sua ração em duas ou três vezes ao longo do dia, e um cão adulto de uma a duas vezes ao dia – neste caso o veterinário costuma dar as recomendações de ingestão para cada caso.

Por que meu cachorro não quer comer?

A falta de apetite é chamada de anorexia. Ao contrário dos humanos, para os quais esta doença pode ser devida a causas psicológicas, nos cães é quase sempre devida a algum motivo físico.

Observe a reação de seu cachorro quando você coloca no pote:

  • Se ele não chegar nem perto do prato, é possível que a falta de apetite se deva a alguma doença infecciosa ou parasita. Vá ao seu veterinário para localizar o problema e seguir o tratamento adequado.
  • Se o seu cachorro se aproxima do prato, mas não prova a comida, ele pode estar com fome, mas algum tipo de infecção dolorosa o está impedindo de comer. Pode ser dor na garganta ou nos dentes. Se você acha que pode ser devido a isso, consulte o seu veterinário.
  • Se o seu cachorro se aproxima da comida, cheira, mas não sente o gosto, talvez ele esteja lhe dizendo que não gosta do que você está colocando ou talvez esteja farto de comer sempre a mesma ração. Às vezes, eles até batem ou derrubam o prato. Experimente variar a ração.

Doenças que reduzem o apetite

As doenças também causam perda de apetite em cachorros. Nestes casos, são acompanhados por outros sinais, como diarreia, vômitos, cansaço, desinteresse por jogos, sinais de dor, gases, entre outros motivos.

Estas são as doenças mais comuns:

Os cachorros ficam fracos quando param de comer. Por esse motivo, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente se perceber que ele para de comer e apresentar outros sintomas preocupantes.

Conclusões

  • Se o seu cachorro não está comendo, geralmente é devido a alguma causa física.
  • Sua alimentação pode não ter todos os nutrientes de que você precisa.
  • Ele também pode se cansar de comer sempre a mesma coisa.
  • Existem muitas doenças que podem fazer seu cão se recusar a comer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado